Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
espadachin

2 fans 4 pinos na mesma saída, conflito de informações!?

Recommended Posts

Ola pessoal

 

Seguinte, estou com sobra de uns fans de processador da intel, 4 pinos Minha ideia era aproveitar esse fans no pc. Eu vou deixar um no processador(que é o q fica no dissipador) e outro no lugar do da fonte. (uma pena esses da intel não serem 80mm, vou ter q abrir espaço na fonte, hehehe). Vi no mercado livre o Adaptador Cabo Fan Cooler 4 Pin Splitter, ele permite ligar dois fans 4 pinos em uma unica saída da placa. A saída de energia q eu ia usar é a que alimenta o fan do processador.

 

Os fans tem 4 fios/pinos; positivo, negativo, RPM(informativo) e um RPM(controlador). Minha duvida é:

 

Sendo q os fans trabalhariam em ambientes diferentes, fonte(menos fluxo de ar) e gabinete(maior fluxo de ar), ambos teriam RPM diferentes não? sendo q teríamos 2 informações de RPM em um único fio qual predominaria? não teríamos um conflito de informação fazendo com que a placa ficasse oscilando a RPM toda hora???possibilitando até a queima da placa?? o certo não seria desligar um dos fios RPM(informativo) no caso o do fan q ficaria na fonte? assim teríamos apenas uma RPM no fio isso levando em conta que a placa aumenta o "trabalho" do fan com base na informação do sensor de calor + RPM(atual) da fan. (não sei se é assim q funciona).

 

Caso sim, e quanto a questão do fio RPM(controlador), seria mandada a mesma tensão para ambos os fans, mas devido ao ambiente ambos trabalhariam em RPM diferentes.

 

OBS: queria fazer isso pois o fan trabalha de forma controlada ao contrario do tradicional da fonte q trabalha a 100% sempre... logo eu teria um redução de ruido na fonte, só espero q a rotação não fique tão baixa aponto de a fonte super aquecer...

 

valeu galera

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@espadachin

Normalmente nesses adaptadores em Y somente um dos coolers recebe pinagem que informa a rotação. Ou seja, uma entrada de 4pin e outra de '3pin'.

O que você precisa verificar é qual corrente a conexão na placa-mãe pode fornecer. A soma das amperagens dos coolers não pode ultrapassar o que a placa-mãe pode oferecer, senão você pode queimar a conexão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente amigo, olhei direito a foto do produto no mercado livre, e é conforme tu falou uma entrada 4 pinos e 2 saidas, uma 4 pinos e outra 3. consigo verificar corrente com um multimetro?

 

mas e caso eu use a própria saída de energia da fonte, onde era ligado o fan. eu não posso apenas fazer uma extensão do fio azul controlador da RPM e ligado na saída da placa junto do outro fan? assim a placa iria epenas informar a tensão para o fan da fonte. Outra coisa esse fio azul ele informa a tensão ou a RPM q a fan deve trabalhar? obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

corrente da conexão na placa-mãe geralmente tem no manual da placa-mãe.

corrente dos coolers não sei que vem no manual do processador. Alguns possuem no rótulo. Tem que pesquisar.

 

As cores eu não lembro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso 2 XtraFlo com led em uma saída de placa-mãe. Mas a corrente deles não excede 1A máximo que a conexão da placa-mãe suporta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×