Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RVOTRI

Fan controlado por potenciômetro.

Recommended Posts

Primeiramente, não estou muito certo se este é o local apropriado, gostaria de pedir que meu tópico fosse movido caso não seja.

Seguinte... Vamos aos meus specs.

Tenho uma placa-mãe Asus Sabertooth 990Fx R2.0, ela possui conectores:
* 2 Cpu Fans
* 4 Chassis fan

No entanto, com o Windows 10 o Thermal Radar (controlador que permitia até mesmo desligar os fans em determinadas temperaturas) deixou de funcionar, e o único controle que tenho agora, é na Bios, mas o valor mínimo para o Fan (que é um 4715kl-04w-b86) ainda é muito barulhento. (Esse fan é extremamente potente, embora seja 7.000 pelo fabricante, a placa-mãe lê até 10.000RPMs), ele fica no fundo do pc junto à mais dois menores e silenciosos (que dão conta quando não estou jogando), e auxilia na retirada do ar residual do processador.
Dei toda essa explicação caso alguém tenha uma ideia melhor que a minha, que no caso é usar um potenciometro com ele, mas por ele ser assim tão diferente tenho duvida quanto à qual potenciômetro usar. Ele tem consumo de 2.5A e é 12Volts, quatro fios (dois de alimentação e dois de leitura).
Ou ainda, se alguém conhecer um esquema de termometro elétrico que libere corrente gradual, seria de grande ajuda.
As temperaturas internas do meu gabinete variam de 20°C ~ 45°C, sendo que quando o Thermal funcionava, acima de 30 os fans começavam acelerar.

Ja tentei o software Speedfan, mas não funcionou. Em anexo está  a imagem do FAN
 

New-original-NMB-12cm12V2-5A-4715KL-04W-B86-font-b-D6168-b-font-D7986-120-120.jpg

Editado por RVOTRI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×