Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vinícius995

Gtx960 + z97m ou gtx 970 + b85m

Recommended Posts

Então, sempre visitei muitos fóruns de hardware para fins de pesquisa e aprofundar conhecimento mesmo, mas essa é a primeira vez que posto esperando respostas de ajuda sincera kkk

Estou montando uma máquina que acho que pode ser considerada gamer, mas isso é o de menos, estou montando uma máquina legal.

Não faço Overclocks, e resumidamente seria:

- Memória DDR3 1600Mhz 8GB HiperX Fury

- Fonte Corsair CX600W

- Processador Intel Core i5 4460 Haswell

E aí vem o meu dilema. No início eu pensei em pegar:

- placa-mãe ASUS B85M-E/BR;

- Placa de Vídeo ASUS GTX GeForce 970 4GB DDR5 256Bits OC STRIX.

Em questão de preço, vou assumir que a média de preço dessa Mobo é R$ 450,00 e dessa GPU é R$ 1.500,00 somando R$ 1950,00 nesse "duo".

Mas enquanto eu pesquisava, assistia vídeos de reviews, unboxings, recomendações, fiquei um pouco com o pé atrás com essa placa-mãe ser muito "simples" pra essa GPU, ou até para todo o conjunto mesmo. Então eu pensei em outra possibilidade de "duo":

- placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR;

- Placa de Vídeo GIGABYTE GeForce GTX 960 4GB DDR5 128BIts OC WINDFORCE.

Nos preços, essa Mobo é em média R$ 600,00 e essa gpu R$ 1.100,00, totalizando R$ 1700,00 no "duo".

Meu pensamento com esse novo "duo" seria que eu teria uma placa-mãe muito mais "parruda" para aguentar e se relacionar com o resto dos componentes, e eu sairia da 970 para a 960, mas manteria os 4GB de memória da GPU.

O que eu gostaria de saber é: Vale a pena eu optar por essa segunda opção, montando um conjunto de componentes mais sólido, mais "dentro dos conformes", e essa economia de R$ 250,00 eu pensei em investir em um gabinete de melhor qualidade (como em um Corsair Carbide Spec 01)? Ou essa Mobo B85M é super tranquila e eficiente pra segurar uma GTX 970 STRIX por um longo período de tempo sem apresentar falhas/gargalos/como vocês queiram chamar, e usar um gabinete mais básico? Será que se eu optar pela primeira opção, usando a mobo B85M+GTX970, eu não irei ter que trocar em um futuro próximo (que não seria possível por questões financeiras kkk é agora ou nunca)? Será que não é melhor a segunda opção, com a mobo Z97M+GTX960, para a máquina ter uma sintonia melhor e ter uma vida útil muito maior?

Enfim, espero respostas de vocês optando por qual opção eu deveria ir e explicando o motivo!!

Editado por Vinícius995

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Vinícius995 disse:

Então, sempre visitei muitos fóruns de hardware para fins de pesquisa e aprofundar conhecimento mesmo, mas essa é a primeira vez que posto esperando respostas de ajuda sincera kkk

Estou montando uma máquina que acho que pode ser considerada gamer, mas isso é o de menos, estou montando uma máquina legal.

Não faço Overclocks, e resumidamente seria:

- Memória DDR3 1600Mhz 8GB HiperX Fury

- Fonte Corsair CX600W

- Processador Intel Core i5 4460 Maxwell

E aí vem o meu dilema. No início eu pensei em pegar:

- placa-mãe ASUS B85M-E/BR;

- Placa de Vídeo ASUS GTX GeForce 970 4GB DDR5 256Bits OC STRIX.

Em questão de preço, vou assumir que a média de preço dessa Mobo é R$ 450,00 e dessa GPU é R$ 1.500,00 somando R$ 1950,00 nesse "duo".

Mas enquanto eu pesquisava, assistia vídeos de reviews, unboxings, recomendações, fiquei um pouco com o pé atrás com essa placa-mãe ser muito "simples" pra essa GPU, ou até para todo o conjunto mesmo. Então eu pensei em outra possibilidade de "duo":

- placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR;

- Placa de Vídeo GIGABYTE GeForce GTX 960 4GB DDR5 128BIts OC WINDFORCE.

Nos preços, essa Mobo é em média R$ 600,00 e essa gpu R$ 1.100,00, totalizando R$ 1700,00 no "duo".

Meu pensamento com esse novo "duo" seria que eu teria uma placa-mãe muito mais "parruda" para aguentar e se relacionar com o resto dos componentes, e eu sairia da 970 para a 960, mas manteria os 4GB de memória da GPU.

O que eu gostaria de saber é: Vale a pena eu optar por essa segunda opção, montando um conjunto de componentes mais sólido, mais "dentro dos conformes", e essa economia de R$ 250,00 eu pensei em investir em um gabinete de melhor qualidade (como em um Corsair Carbide Spec 01)? Ou essa Mobo B85M é super tranquila e eficiente pra segurar uma GTX 970 STRIX por um longo período de tempo sem apresentar falhas/gargalos/como vocês queiram chamar, e usar um gabinete mais básico? Será que se eu optar pela primeira opção, usando a mobo B85M+GTX970, eu não irei ter que trocar em um futuro próximo (que não seria possível por questões financeiras kkk é agora ou nunca)? Será que não é melhor a segunda opção, com a mobo Z97M+GTX960, para a máquina ter uma sintonia melhor e ter uma vida útil muito maior?

Enfim, espero respostas de vocês optando por qual opção eu deveria ir e explicando o motivo!!

Qualquer placa-mãe 1150  que escolher suportará muito bem essas VGAs.

Se não irá fazer overclock, descarte a Z97 pois ela é apropriada para os processadores desbloqueados para overclock com "K" e o processador escolhido é o 4460 (non k).

Se quer uma máquina gamer, o centro do universo deve ser a placa de video. Priorize a GTX 970 e fique com a B85 mesmo que é bem equilibrada ou uma H97 que esteja com preço próximo.

Uma fonte de 500W já tá excelente, não precisa de 600W.

Por que não vai de Skylake 1151 e memória DDR4? 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@claudiwave

Eu vi algumas H97 mas fiquei com o pé atrás por elas (as que tinham preço legal, como R$ 505,00) serem da GIGABYTE, MSI... Estou me preocupando à toa? Opto por uma H97 + GTX 970 STRIX sem poréns? Ou mais simples ainda, posso ir na B85 da ASUS sem preocupação nenhuma?

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, Vinícius995 disse:

@claudiwave

Eu vi algumas H97 mas fiquei com o pé atrás por elas (as que tinham preço legal, como R$ 505,00) serem da GIGABYTE, MSI... Estou me preocupando à toa? Opto por uma H97 + GTX 970 STRIX sem poréns? Ou mais simples ainda, posso ir na B85 da ASUS sem preocupação nenhuma?

Pode ir de B85 sem preocupação nenhuma. Aliás, Asus, Gigabyte, Msi e ASRock são excelentes fabricantes. Veja o modelo de B85 que mais te agrada e caia dentro.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais