Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre troca de pasta térmica e temperaturas


Posts recomendados

Bom, já tem mais de 6 meses que estou com meu processador, comprei um kit e ele já veio montado na placa-mãe, somente as memórias vieram lacradas, mas veio a caixa da placa-mãe, CD, manual do processador e da placa-mãe, adesivos, etc. Do jeito que veio lá eu montei, nem tirei o cooler do lugar ainda, então gostaria de saber se é bom trocar a pasta térmica, porque parece que a temperatura do processador vai aumentando cada vez mais. Tudo bem que aqui é bem quente, mas ontem meu processador chegou a 50ºC em idle, e 60ºC jogando (50-60% de uso), quando comprei, ele só pegava 60ºC em Full Load, em Idle ficava abaixo de 40ºC. Ouvi dizer que a pasta térmica que vem de fábrica no processador não é muito boa, será que já está na hora de trocar? Lembrando que a única que tenho aqui é aquela branquinha mesmo.

 

Minha placa de vídeo chega fácil aos 70ºC, eu acho meio alto para uma VGA de 60W, vejo GTX 750 Ti rodando abaixo de 60ºC por aí, em idle até que está normal, fica entre 30-40ºC dependendo do dia. Troquei a pasta térmica, porque já tem mais de 1 ano e meio que comprei ela, mas não mudou nada. Está normal isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

 

Depende da pasta.. Acho que mexi no meu PC no começo do ano e continua com bom desempenho.. 

 

Também troquei a pasta da minha 770.. A padrão da MSi, ressecou com 18 meses.. Apanhei um bocado pra acertar a aplicação dela, na GPU.. A mesma ideia de fazer na CPU, não funcionou.. Tive de espalhar por toda a GPU mesmo.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que só testando para descobrir. Se as temperaturas continuarem altas, minha única opção vai ser abrir o gabinete e tentar trocar a pasta térmica do processador, vou ver se troco da placa também, talvez não tenha aplicado corretamente. Se nada adiantar, vou ter que recorrer a um cooler aftermarket ou um gabinete melhor, mas só depois, porque agora preciso de uma placa de vídeo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, já tem mais de 6 meses que estou com meu processador, comprei um kit e ele já veio montado na placa-mãe, somente as memórias vieram lacradas, mas veio a caixa da placa-mãe, CD, manual do processador e da placa-mãe, adesivos, etc. Do jeito que veio lá eu montei, nem tirei o cooler do lugar ainda, então gostaria de saber se é bom trocar a pasta térmica, porque parece que a temperatura do processador vai aumentando cada vez mais. Tudo bem que aqui é bem quente, mas ontem meu processador chegou a 50ºC em idle, e 60ºC jogando (50-60% de uso), quando comprei, ele só pegava 60ºC em Full Load, em Idle ficava abaixo de 40ºC. Ouvi dizer que a pasta térmica que vem de fábrica no processador não é muito boa, será que já está na hora de trocar? Lembrando que a única que tenho aqui é aquela branquinha mesmo.

 

Minha placa de vídeo chega fácil aos 70ºC, eu acho meio alto para uma VGA de 60W, vejo GTX 750 Ti rodando abaixo de 60ºC por aí, em idle até que está normal, fica entre 30-40ºC dependendo do dia. Troquei a pasta térmica, porque já tem mais de 1 ano e meio que comprei ela, mas não mudou nada. Está normal isso?

 

Se você só tem a pasta branca, é melhor deixar a que está no cooler de fábrica, pois se você trocar a chance é de piorar. A opção mais barata e que tem qualidade seria uma DeepCool Z5. Vai sair caro por causa do frete. Um bom custo benefício seriam as Xigmatek 4G PTI-G4512 e a Extreme Fusion X1 (a melhor delas). Dá para usar no processador e na placa de vídeo.

 

A pasta que vem no cooler box não é muito ruim, e o lado bom é que não tem erro na aplicação. Às vezes a pessoa troca e aplica errado e piora. Como o @RS Faria falou, na CPU o melhor método é o da gota, mas na VGA parece que o melhor método é espalhar (o centro de processamento deve abarcar todo o chip). 

 

A melhor maneira de aplicar na CPU seria por esse tutorial do CDH: 

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

Eu pessoalmente esperaria a  Extreme Fusion X1 voltar a ter estoque no Kabum, pois está barato e ela vem uma boa quantidade. Você gasta 10-15 reais a mais, só que é pasta topo de linha e dá para várias aplicações.

 

Tem que ver também se você trocou algum hardware ou mudou alguma coisa no gabinete, porque, de modo geral, pasta térmica é para se trocar a cada um ano ou dois. Se for uma pasta boa, acima de três anos. Eu mudei a minha MX-4 depois de quase quatro anos e ela estava como se tivesse sido passada ontem. Na embalagem diz que ela dura até 8 anos (mas eu não deixaria todo esse tempo :)) Isso não quer dizer que a pasta térmica de fábrica dure tanto, mas pelo menos um ou dois anos ela vai durar. Talvez a mudança de temperatura se deva a um fator externo ao cooler.

 

Eu também acho que a wattagem da VGA não influencia mutio na temperatura. Acho que é mais a arquitetura, refrigeração e VRM da placa de vídeo. Se eles fizerem um projeto subdimensionado, não importa a wattagem, vai dar gargalo na dissipação. Muita GTX de baixa wattagem com temperaturas altas. mas 70ºC está legal para placa de vídeo, que só começa a preocupar acima de 80-85ºC. Mas se trocar a pasta térmica e conseguir baixar para 60ºC, melhor ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Interessante. Vou ver se encontro alguma dessas pastas em algum lugar por aqui, ou terei que pedir pela internet, pior que o PAC para cá chega até R$30, dobra o preço.

 

O consumo influencia um pouco na temperatura, claro que também depende da refrigeração, mas as AMD de 250-300W chegam até 90ºC (segundo alguns reviews), as placas de 150-200W trabalham com 70-80ºC, e a maioria das placas de 60W trabalham com 60ºC ou menos. Os testes indicam 53-60ºC para minha VGA, olha esse: http://www.anandtech.com/bench/product/1125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu acho que o padrão desses testes é de 21ºC de temperatura ambiente e com test bench (bancada, que é bem mais frio). Aí a gente converte para as temperaturas daqui, na casa dos 30ºC, aliado ao projeto de cada fabricante para a dissipação, a pasta térmica que eles usam (Zotac eu sei que usa um chiclete :P), se o gabinete é ventilado ou não, e acaba dando temperaturas mais altas. Tem que ver o modelo que eles estão usando também.

 

Mas eu concordo, não se compara a uma GTX 980, mas não é raro o pessoal chegar aqui com placas mais fracas perto dos 80ºC em situações de pouca refrigeração e temperatura ambiente alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está certo, aqui é o Brasil...bom, acho que vou tirar isso da cabeça e aceitar esses 70ºC, e aguentar mais um tempo até comprar outra placa. Sobre o processador, qualquer coisa aumento da rotação do cooler, o problema é que o gabinete fica bem do lado do meu ouvido, o barulho incomoda. Mas obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB fica só de olho no verão, porque aí a VGA pode passar de 80ºC e a CPU de 70ºC. Mas tente ver na sua cidade em algum centro de informática. Às vezes você encontra uma pasta da Cooler Master ou da Xigmatec, ou até uma MX-4 na faixa dos trinta reais. Eu só não colocaria essa branca, pois é quase certo de piorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...