Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Munzer

Clocks e núcleos / desempenho

Recommended Posts

Bom galera, quero começar dizendo que sou LEIGO no assunto, e me perdoem caso a minha dúvida seja *****.

Eu estava montando uma config para comprar um pc, e acabei ficando em dúvida entre o FX 6300 (6 núcleos de 3.5 Ghz) e o I5 3330 (4 núcleos de 3.0 Ghz).

Acabei optando em pagar um pouco mais caro e ficar com o I5 3330, pois segundo reviews, dicas de foruns, benchmarks o i5 3330 saia-se melhor em comparação ao fx 6300.

 

A dúvida que nao sai da minha cabeça é :
Como pode um processador de 4 núcleos de 3.0 ghz bater um processador de 6 núcleos de 3.5 ghz? Pois na minha cabeça, o fx 6300 seria melhor haha.

 

Espero nao ter feito mal negócio. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O i5 é um pouco melhor sim, mas a vantagem de se comprar AMD's é que eles são baratos e você pode fazer OverClock's monstros neles :P O meu FX 6300 está praticamente como um FX 8350.

Segundo os testes da ChipArt, é raro ver um jogo em que há diferenças grandes entre um FX 6300 e um i7 4770K, por exemplo. É tudo coisinha de 5-6 FPS. Então se for só pra jogos, um FX sai beeem mais barato e você pode gastar mais em uma GPU.

 

Mas há alguns jogos em que os Intel se saem melhor, porque tais jogos não utilizam todos os núcleos. Esses jogos usam 90-99% de um núcleo só, e na performance por núcleo os Intel quase sempre ganham. Mas em jogos no geral, é bobagem gastar tanto num Intel.

 

Veja essa comparação entre um FX 8350 e um i7 4770K, na seção jogos. Eles quase tem a mesma performance. Então é muito mais logico comprar um FX e fazer OC do que comprar o i7.

 

http://www.anandtech.com/bench/product/697?vs=836

Editado por AmarildoJr
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Munzer Clock por clock os Intel são superiores. E o FX ainda tem um esquema modular a cada dois núcleos (enfileiramento de dados). Você não fez uma má compra, quer dizer, não fez se não pagou caro neste I5 terceira geração.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é,  no papel o i5 sai muito na frente, mas pelo que andei vendo em vídeos de battlefield 4, o fx 6300 segurando gtx 970 com 85-90% de uso. Já o i5 usando 99% e levando só 80% da placa. Vai entender

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara muito complicado essa história kkkk. Eu tinha um FX-6300 e uma GTX 670, alguns jogos ele se saía bem, mas em outros... não usava todos os Cores e ainda a GPU rodava em 70% enquanto o CPU ficava em 100%.

Acredito que dependa muito do gosto de cada um, problema de ficar dando Overclock é que você precisa ter uma Placa-mãe boa também... Subir alguns mhz do CPU é uma coisa... agora querer fazer ele ter um desempenho monstro já é outra.

Mas se você está montando o PC agora, não seria melhor pegar uma Haswell ou Skylake? Eu estou montando um PC novo e quero um I3-6300 pra já ir usando DDR4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×