Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Munzer

Clocks e núcleos / desempenho

Posts recomendados

Bom galera, quero começar dizendo que sou LEIGO no assunto, e me perdoem caso a minha dúvida seja *****.

Eu estava montando uma config para comprar um pc, e acabei ficando em dúvida entre o FX 6300 (6 núcleos de 3.5 Ghz) e o I5 3330 (4 núcleos de 3.0 Ghz).

Acabei optando em pagar um pouco mais caro e ficar com o I5 3330, pois segundo reviews, dicas de foruns, benchmarks o i5 3330 saia-se melhor em comparação ao fx 6300.

 

A dúvida que nao sai da minha cabeça é :
Como pode um processador de 4 núcleos de 3.0 ghz bater um processador de 6 núcleos de 3.5 ghz? Pois na minha cabeça, o fx 6300 seria melhor haha.

 

Espero nao ter feito mal negócio. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O i5 é um pouco melhor sim, mas a vantagem de se comprar AMD's é que eles são baratos e você pode fazer OverClock's monstros neles :P O meu FX 6300 está praticamente como um FX 8350.

Segundo os testes da ChipArt, é raro ver um jogo em que há diferenças grandes entre um FX 6300 e um i7 4770K, por exemplo. É tudo coisinha de 5-6 FPS. Então se for só pra jogos, um FX sai beeem mais barato e você pode gastar mais em uma GPU.

 

Mas há alguns jogos em que os Intel se saem melhor, porque tais jogos não utilizam todos os núcleos. Esses jogos usam 90-99% de um núcleo só, e na performance por núcleo os Intel quase sempre ganham. Mas em jogos no geral, é bobagem gastar tanto num Intel.

 

Veja essa comparação entre um FX 8350 e um i7 4770K, na seção jogos. Eles quase tem a mesma performance. Então é muito mais logico comprar um FX e fazer OC do que comprar o i7.

 

http://www.anandtech.com/bench/product/697?vs=836

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Munzer Clock por clock os Intel são superiores. E o FX ainda tem um esquema modular a cada dois núcleos (enfileiramento de dados). Você não fez uma má compra, quer dizer, não fez se não pagou caro neste I5 terceira geração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é,  no papel o i5 sai muito na frente, mas pelo que andei vendo em vídeos de battlefield 4, o fx 6300 segurando gtx 970 com 85-90% de uso. Já o i5 usando 99% e levando só 80% da placa. Vai entender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara muito complicado essa história kkkk. Eu tinha um FX-6300 e uma GTX 670, alguns jogos ele se saía bem, mas em outros... não usava todos os Cores e ainda a GPU rodava em 70% enquanto o CPU ficava em 100%.

Acredito que dependa muito do gosto de cada um, problema de ficar dando Overclock é que você precisa ter uma Placa-mãe boa também... Subir alguns mhz do CPU é uma coisa... agora querer fazer ele ter um desempenho monstro já é outra.

Mas se você está montando o PC agora, não seria melhor pegar uma Haswell ou Skylake? Eu estou montando um PC novo e quero um I3-6300 pra já ir usando DDR4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico está parado há muito tempo. Certifique-se que a sua mensagem tem a ver com o tema sendo discutido. Obrigado.

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!