Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos 2016 se aproveitando dos varios núcleos do processador


Posts recomendados

Podem esperar jogos novos usando 4 cores do processador ( ou mais caso o processador tenha)

 

Acabei de receber um patch da Steam, atualizando o jogo recém lançado Homefront: The Revolution e uma das correções era o mau uso de multicores.

 

Fiz um teste na pratica com meu I5 6600 e todos os 4 cores estavam trabalhando durante o jogo. 

 

Portanto, aquela indicação  de que um I3 tem o mesmo desempenho de jogos (pelo fato da maioria dos jogos 2105 para trás aproveitarem somente de um núcleo) que um I5 ou I7 ja nao vale para os jogos 2016 e em diante. 

 

 

Citação

Patch 1.4 for Steam has now been published and made available to download. 

Some of the things that will make it into this patch will include: 
 

Save Stalls– We have optimized the number of checkpoint save locations throughout the single player campaign. This means that the short ‘pauses’ that the player encounters are reduced and the game will now inform you that it is saving. 
There will also be further optimizations in an upcoming patch. 

Missing Map Icons – Players who were missing icons after updating to the v1.03 patch should now see their progress restored. You should now be able to continue your game, however there may be some slight inconsistencies with the hearts & minds stats. 

Crash Fixes – We have fixed many crash related issues across all platforms 

Multicore CPU’s – PC players should now see better performance from their CPU. We fixed an issue that meant multicore CPU’s were not being fully utilized. 

HDR Rendering - Implemented HDR rendering optimizations for Nvidia hardware.

 

Captura de tela 2016-06-04 18.29.10.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xcasluw è reparei aqui jogando o Fallout 4, tb usando 3 dos 4 cores, achei que os jogos de mundo aberto atuais iriam ser todos assim, mas você mencionou farcry primal e the withcer 3, que sao open world, sao bem atuais mas nao usam todos os cores, como eles ficam, so um core trabalhando? Fiquei curioso agora 

 

Tava fazendo a leitura errada, na realidade estão usando os 4 cores, anexo imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Muito show ver o jogo utilizando os 8 cores do 6700K. Isso que é jogo bem otimizado, acho muito show o Crysis 3, alias a Cry engine, no qual o Crysis utiliza, é excelente, o Homefront: The revolution a utiliza tb e você ve muito mais fluidez nas imagens e FPS estavel (ao contrario de Black Ops 3 por exemplo, onde o fps varia de 10 a 120 numa mesma fase e é pessimamente mau otimizado, ja vi review de gente com ocnfiguraçao forte e ele ainda assim fica lento)

 

Inclusive a Cry Engine foi liberada recente, mais jogos a deveriam utilizar

http://www.cgchannel.com/2016/03/crytek-releases-cryengine-v-for-free/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, AmarildoJr disse:

Mas há uma melhoria notável no desempenho?

Acredito que o fato de se usar mais cores não gera necessariamente um aumento de desempenho, mas sim uma redução do gargalo. Por exemplo uma situação hipotética que eu imagino ser plausível. Estou rodando GTA V no meu I5 e ele usa apenas dois núcleos, há momentos dentro da cidade em que estou correndo com um carro e meu processador bate em 95% e vejo lentidão na renderização dos prédios, se o jogo usasse os quatro núcleos o trabalho seria dividido e eles ficariam em 75% por uso e nem problemas de renderização.

 

É mais ou menos isso que eu imagina ser a diferença de um jogo otimizado para multi core para um que não é, além de melhorar os gráficos (os prédios não vão ficar aparecendo quando você já estiver de cara com eles) você de certa forma aumenta a vida útil do processador, pois como o trabalho é dividido com todos os núcleos acaba sobrecarregando menos o bichinho.

 

Talvez eu esteja errado, mas sei lá. :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr @Zucchini @xcasluw @RS Faria

Galera parada aqui ficou sinistra, fiz teste com alguns jogos atuais e outros mais antigos, todos os 4 cores do I5 sendo utilizado, vou postar as configurações e os prints:

 

Processador: Skylake I5 6600 3.3 ~ 3.9 GHz

RAM: 8 Gb DDR4 2133 Mhz

GPU: GTX 760 2 Gb

Programa de Monitoramento: AIDA 64

Jogos Monitorados: GTA V, Fall Out 4, BF4, Medal Of honor Warfighter

Captura de tela 2016-06-07 07.18.35.png

Captura de tela 2016-06-07 07.24.56.png

Captura de tela 2016-06-07 07.32.43.png

Captura de tela 2016-06-07 07.43.25.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2016 às 18:18, Lucio Erglis disse:

@xcasluw è reparei aqui jogando o Fallout 4, tb usando 3 dos 4 cores, achei que os jogos de mundo aberto atuais iriam ser todos assim, mas você mencionou farcry primal e the withcer 3, que sao open world, sao bem atuais mas nao usam todos os cores, como eles ficam, so um core trabalhando? Fiquei curioso agora 

 

Tava fazendo a leitura errada, na realidade estão usando os 4 cores, anexo imagem

Eles usam sim os 4 cores, porém não ficam todos perto de 100%, ficam mais ou menos nesse estilo que você postou as fotos. Uns usam 90%, outros 50%. Estou tentando arrumar um cenário pra usar 100% da GPU + 100% dos 4 núcleos, mas tá meio difícil. O único jogo que consegui isso foi no Tomb Raider, e só em alguns cenários da tela. Vou postar umas prints já já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xcasluw Mas nao concorda que para ficar todos perto de 100%, é o gargalo do processador? É porque o jogo nao esta consumindo tudo isso, pode reparar que a média de uso da cpu ficou em 60%, onde a carga ficou distribuido da seguinte forma:

CPU1 - 57%

CPU2 - 58%

CPU3 - 51%

CPU4 - 47%

 

A meu ver, ficou bem distribuido e equilibrado a carga, ou será que to ficando doido? kkk, pois todos que fiz aqui ficaram assim, as vezes estou interpretando errado tb, posta o print da tela com as configurações, a gente fazendo isto sao situações reais, ao invés de postar review, no review tem que lembrar que a pessoa esta fazendo streaming tb do video, o print esta o uso somente daquele jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Tipo, pelo que reparei, isso muda conforme as configurações de gráficos. Fiz uns testes com vertical sync ligado e desligado. Se você deixar ligado, ele consome mais e desligado trabalham menos. Pelo menos foi o que notei. Eu achava que era só a placa de vídeo que trabalhava mais com o vertical sync ligado. Mas olha que interessante

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fiz um resumo dos prints, olha como ficou a distribuição do trabalho entre os núcleos do processador:

 

GTA V

CORE1 71%
CORE2 71%
CORE3 70%
CORE4 69%

 

FALLOUT4

CORE1 57%
CORE2 58%
CORE3 51%
CORE4 47%

 

BF4

CORE1 67%
CORE2 74%
CORE3 72%
CORE4 71%

 

MEDAL OF HONOR WARFIGHTER

CORE1 72%
CORE2 72%
CORE3 68%
CORE4 69%

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, xcasluw disse:

@Lucio Erglis Tipo, pelo que reparei, isso muda conforme as configurações de gráficos. Fiz uns testes com vertical sync ligado e desligado. Se você deixar ligado, ele consome mais e desligado trabalham menos. Pelo menos foi o que notei. Eu achava que era só a placa de vídeo que trabalhava mais com o vertical sync ligado. Mas olha que interessante

 

 

@xcasluw Com certeza, interessante mesmo, ta tudo integrado e trabalhando junto o sistema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xcasluw Pois é , e todos q postou tb estão os 4 cores trabalhando, nao tem nenhum a 5% descansando, ta todo mundo ralando. 

 

Pelos que postou, o Tomb Raider( posso estar enganado) parece que é um jogo mau otimizado, você tem uma 970 com I5 4690 e ele esta a 100%? 

 

Ta vendo como nos outros abaixo ficou bem menos pesado a carga?que jogos sao os de baixo, the witcher?

 

Edit, vi agora, você ja tinha falado, Dying Light e Shadow of Mordor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis isso, 970 + 4690. Mas é bem aleatório e raro os momentos que dão 100% no tomb raider. Eu fiquei esperando o momento pra printar os 4 núcleos naquele consumo. Na outra foto da pra ver o normal que ele fica. Detalhe, que isso com tudo no talo e SSAAx4.

Jogando Cities Skylines com tudo no máximo também, tem momentos que ficam só 2 núcleos trabalhando. Acho que depende muito do cenário do jogo pra usar todos os núcleos.

Vou fazer esse mesmo teste com o The Witcher 3 com tudo no máximo pra ver o que acontece. Eu jogo ele com os gráficos moderados. O uso é bem aleatório, só que tenho ele pela GOG Galaxy e não pela Steam. Não sei se isso interfere...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xcasluw beleza, acho legal este levantamento que estamos fazendo, mas  pelos jogos q mostrou ate agora e os jogos q postei tb, todos estão se aproveitando dos 4 cores do processador. Nenhum core esta em 5, 10%, estão todos trabalhando acima de 50%, considerando as configurações visuais. Quanto mais complexo os graficos, maior a sobrecarga nao so da gpu mas da cpu tb, depois vou reinstalar o black ops 3, que é pessimamente mau otimizado, so para postar, ele deve ficar tudo no 100% com o grafico no low rs

Citação

só que tenho ele pela GOG Galaxy e não pela Steam. Não sei se isso interfere...

Nao acho que a plataforma vá interferir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Ok, este exemplo que deu com DX9 ja diminuiu consideravelmente eihn, so core 1 e 2 trabalhando para valer com 58 e 67%, o 3 e 4 a 19 e 30% respectivamente.

 

Mas os jogos atuais (digo de 2015 ate a data atual) todos estão com DX11 certo? Pois eu ja vi tantas vezes nesse forum falando que jogos so usam um  ou 2 core, que um I3 e um I5 em jogos nao vai dar diferença etc. Mas então é um fato que isso so vale para jogos bem mais antigos, este Borderland que deu exemplo é de 2009 parece ne?

 

*Sim a minha 760 aqui ta no talo rsrs to espremendo ate a ultima gota do caldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eita, falar que um I3 ou I5 não vai dar diferença eu acho que o povo não fala não. O que geralmente é dito é que não há ganho significativo de um I5 para um I7, pois como você mesmo pode comprovar em nenhum desses jogos o I5 chegou nos 95% - 99% o que mostra a falta de necessidade de se pegar um processador mais potente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...