Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete, lateral de acrílico ou lateral com ventilação? qual é melhor?


Posts recomendados

Minhas atuais configurações são:

Fx 6300
ga78lmt-usb3
Corsair 500w
Dois pentes de memória 4gb hiperex 1600 hz
Gtx 650 ti Boost 2gb

Pretendo dar um upgrade na placa de vídeo em novembro para uma gtx 970 ou esse novo RX 480.

No começo do ano pretendo mudar para um i5 de quarta geração, ou skylake, ou quem sabe os novos processadores da AMD. placa-mãe, alguma microATX, b85 ou b150

Vou começar a compra pelo gabinete esse mês. Moro em são luis, e aqui faz muito calor, então é ventilador ligado 24 horas, e acaba que acumula muita poeira. Quero um gabinete bem ventilado, que não acumule muita poeira(filtros) e que seja fácil de limpar. Talvez um de acrílico na lateral seja mais vantagem, não sei.

 

Qual a vantagem, desvantagem e a importância de ter ou não essa ventilação lateral?
 

 

os que mais gostei:

http://www.kabum.com.br/produto/62670/zalman-gabinete-atx-mid-sem-fonte-z9-plus
Ele parece ser antigo pois tem apenas entras usb 2.0, porém são 4 entradas. Já vem com 4 fans e um controlador de fan. Vem com um sensor de temperatura, achei legal. O espaço dele é menor, mas não pretendo pegar uma gtx 970 windforce por exemplo. Não é todo de acrilico como os outros, tem uma abertura até larga na lateral. Será que entra muita poeira?

http://www.pichau.com.br/gabinete-cougar-mx310-5mmj-box
Também já vem com um controlador de fan, porém só uma fan traseira inclusa. Minha dúvida é essa cor laranja, se pelo tamanho da minha placa-mãe vai ficar feio, por ser pequena. E no futuro também vou pegar uma microATX b85 ou b150. Ele aparenta ser bem fácil de limpar, possue filtro em todos locais. No caso eu ia colocar mais um cooler na frente e outro em cima além do traseiro que já vem.

http://www.pichau.com.br/gabinete-corsair-carbide-spec-01-red-cc-9011050-ww-box


Só vem uma fan frontal. Não tem controlador mas é espaçoso e a parte interna é na cor preta. Senti falta do filtro de poeira em cima. No caso colocaria cooler na traseira e em cima, além do frontal q ja vem

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui ver o terceiro link, mas já posso dizer que em questão de funcionalidades a Cougar é a melhor, embora duvido que o mesmo se aplique em relação à utilidade. Pegue por exemplo os controladores: Você que jogar ou brincar de rapper com a ventoinha? Isso será uma funcionalidade que você só usará no começo, e logo depois deixará de lado. o que eu realmente gostei é a porta USB no topo, e a cor laranja ficará bonita, pois uma vez que suas placas cobrirão o fundo, tirando a dominância do laranja e criando um mosaico legal. quanto a primeira, esqueça, USB2.0 é um saco, principalmente no painel frontal, que onde você espetará seus dispositivos quando estiver com pressa, e se você esta com pressa 60MBps será com uma eternidade.
Quanto sua pergunta do titulo, Tampa de acrílico é legal para exibidos e para overclockers, principalmente se for como uma gaveta/portinhola. Agora, uma tampa com ventilação é para usuários e overclockers de verdade, que sabem o quão importante é um bom esquema de ventilação.
Agora quanto a poeira, relaxe um pouco cara, a hora da limpeza é o momento pai e filho com seu computador, aproveite.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete antes de mais nada tem que ter medidas amplas face ao gigantismo em que os componentes estão tomando, então atente as dimensões sobre compatibilidade com water cooler, grandes placas de video e air cooler que estão ficando maior do que a placa-mãe; sobre a ventilação, é superimportante mas ela pode ser feita em outros locais quenão a lateral, eu acho mais conveniente a que é feita no frontal e na traseira, assim o fluxo de ar percorre todo o gabinete beneficiando todos os componentes, mesmo quenão pretenda usar um water cooler, considere que amanhã pode querer ai já era, ninguém irá aceitar seu gabinete como parte do pagamento, então gaste uma vez só.

O aço é melhor trocador de calor do que materiais como o acrílico, então eu prefiro tampa de aço, mesmo porque voce não irá ficar olhando para dentro do gabinete como se fosse um aquário.

Lembre-se atente nas metragens em primeiro lugar, altura x largura x profundidade, isso que interessa, mesmo que seja o mais feio, esse negocio de gabinete enfeitado é besteira a não se que ele tenha as medidas suficientes e voce não se importa em pagar mais.

Os gabinetes da Cooler Master, na minha opinião são excelentes, bonitos, com espaço interno, e muito ventilado devido ser todo "furadinho" com exceção nas tampas.

Estou comprando um Corsair em virtude do dito acima e também porque resolvi comprar um water cooler de modo que ele como são produtos do mesmo fabricante não tem a menor incompatibilidade, já no meu cooler master a furação não casou, embora fisicamente até daria, mas seria preciso fazer ajustes que nem todos conseguiriam fazer.

Eu ia comprar um gigante, o Obsidian 900D da Corsair, com 70 cm de altura, nunca mais teria problema para instalar nada nele, mas optei por outro que irá me atender por muito tempo.

Quanto a ventilação, esta pode ser feita em qualquer um, todos vem com furação para isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@clockworker Ajeitei o link. Eu tinha pensado nesse cougar mx300 tambem http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=54550&origem=52&gclid=CN7Yv-uxj80CFU8IkQoda3QNUg ele tem ventilação lateral porém só tem duas entradas usb, e não tem aquela entrada superior como o outro. A diferença dele pro mx310 está 30 reais. 

 

Em relação ao usb 3.0 eu não tenho nada atualmente que use 3.0, nem pendrive, por isso tinha pensado nesse Zalman por ter 4 entradas. Posso adquirir um pendrive 3.0 futuramente talvez, apesar de usar pouco esse recurso. E tem ainda duas entradas usb 3.0 na parte de trás apesar de q na pressa como você disse, deve ser mais chato de usar.

 

No painel frontal eu uso dois controles de xbox.

 

@misterjohn

 

Acho que vou ficar com o mx310 mesmo pelo que você disse, parece ser o mais espaçoso e com o potencial melhor para futuros upgrades. Aí coloco mais um fan frontal que deve ser suficiente pro meu sistema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pelo que vi ambas possuem as mesmas dimensões, porém a MX310 se destaca pelas dimensões um pouco superiores e pelas portas USB. vale lembrar que não encontrei as dimensões da Corsair e que existem baias USB frontais. quanto a questão coolers, ambos possuem capacidade para um bom esquema de ventilação, mas como o amigo @misterjohn lembrou existem os water coolers, e embora o diâmetro dos radiadores sejam padronizados, já ouvi falar de problemas envolvendo compatibilidade entre gabinetes de fabricantes diferentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger gabinete não queima, não gasta e não muda o seu propósito, nem para mais nem para menos, voce hoje paga por exemplo R$ 200,00 em um gabinete, dificilmente alguem irá te dar um valor que voce esperava, se não está com capital no momento, vale mais pagar um pouco de juros mas comprar na Kabum em 10 vezes, na Pichau em 12 vezes do que comprar algo à vista, inferior, só porque "prefere comprar tudo a vista", o que é 12 prestação de mixaria???? Isso não é carro, apto, que leva 3 décadas e tem aumento incerto, é 10 ou 12 meses, fixo e já era...pense nisso.

O que foi dito pelo "clock" (para os íntimos) é pura realidade e sou prova disso, tenho um gabinete Cooler Master CM690II, lindo, prático, tem todo aquele lance de baias sem uso de ferramentas, fonte em baixo, todo furadinho para ventilar mais, enfim um p****** gabinete para atender a maioria.

Assim como relutei ao uso do bulk e depois aderi e sou usuário até hoje, também relutei ao uso de water cooler (na real não é relutar e aguardar o desenvolvimento até algo mais próximo de funcionar sem problemas) mas resolvi comprar um, iria instalar no topo desse gabinete, o radiador tem 320 cm, o espaço é maior tanto para frente como para o fundo do gabinete, apesar de que na especificação do gabinete está marcando 2 x 120 ou 2 x 140 mm e no water cooler idem, comprei sem pestanejar, mas quando chegou aqui a furação não batia, para quem é "safo" com ferramentas bastaria ajustar abrindo novos furos, mas isso envolve uma mão de obra, tem que esvaziar o gabinete para que cavacos (residuo de aço resultante da furação) caiam e se instalem em locais como entre a placa-mãe e o chassis por exemplo e venham a dar um curto na hora que ligar, e se o cara não for muito familiarizado com furadeira, furar errado e acabar fixando em menos pontos aumentando as chances de ruido por vibração.

Falando sério, comprei meio no escuro porque ia comprar outro gabinete, sendo grande, da mesma marca do water cooler, a possibilidade de incompatibilidade é remota.

 

Eu sugiro que compre algo já visando futuro uso se uma placa de vídeo ou air cooler gigante ou ainda um water cooler, desse modo indicaria a linha Obsidian da Corsair, que tem vários modelos, basta entrar no site, em case, voce escolhe, ve as dimensões, reviwes, etc.

 

-Sugestão de modelo citado acima, tem várias versões desse modelo, maior, menor, etc, repare que o topo é furado de ponta a ponta, com isso irá comportar wc da mesma marca:

 

450d_built_three_quarter_hero_down.png

 

-Abaixo o imponente gigante da linha Obsidian com seus 700 mm de altura:

 

gabinete-corsair-obsidian-900d-full-towe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...