Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe melhor pra fx 6300?


Posts recomendados

@Ezequiel Estevão mas não confunda o que estamos falando dessas placas que estão sendo sugeridas com a sua. O gargalo da sua é real, ela só tem bus de 2.0 GT/s e já são conhecidas, famosas pela gambiarra. Acho que tem uma da MSI que é igual. Na vedade, chega a ser desonestidade anunciar essas placas para processadores da linha FX.

 

Você teria que trocar de placa assim que possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa Mesmo assim os problemas que ele menciona não parecem ligados a placa. Todo mundo joga ao vento que a culpada é a placa-mãe nos tópicos por aí, claro que tem gargalo, mas me parece ser algo a mais.

 

Mas é isso @Ezequiel Estevão, pra começo de conversa você não deveria ter montado este PC com esta placa aí. Mas isto não significa que a sua troca irá miraculosamente te entregar 60fps a mais, entende? Então primeiro caça o problema pra depois dar o remédio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Phoenyx bom estou monitorando aqui no gta V independente da resolução é o seguinte.. quando começo a jogar o processador começa a trabalhar bem na faixa de 80% e a gpu fica em 50% e o fps fica alto... só que nisso dura só 20-40 segundos e o processador cai de rendimento pra 15 - 25%  e consequentemente a gpu pra 25%.. 

e detalhe se eu minimizar o jogo e volta pra ele volta a trabalhar normal e dps cai de rendimento de novo ... eai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o sistema operacional? Você desabilitou TUDO rodando em segundo plano? (Chrome, torrents, antivirus, não tem atualização do windows rodando aí?)

Porque se roda bem numa hora e para na outra só por aí já dá pra ver que o problema não é na placa-mãe. Se os fps fossem baixos sempre com a VGA rodando solta e o CPU cravado em 100% aí o problema poderia ser nela (ou no processador).

 

Os clocks estão certinhos aí? CPU tá operando em 4.1GHz no turbo clock? VGA tá na frequência correta? Memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ezequiel Estevão não coloca na opção "desempenho", não. Esses aplicativos de overclock automático fazem a tensão disparar, as temperaturas aumentam, o seu micro pode começar a experimentar desligamento com essa placa-mãe, etc.

 

Nunca use esses aplicativos de desempenho. Se quiser dar um gás, aprenda a fazer overclcok direito e faça manual, pelo BIOS. Alguns aplicativos de over automático podem até danificar o seu processador. No meu BIOS, se eu colocar no auto overclock a 4.4Ghz, a tensão sobe a quase 1.4v, o que é completamente desaconselhável. Obviamente está cheio de gente rodando a CPU a 4.4Ghz no over automático. Um tutorial que eu vi dizia para deixar em 4.5Ghz, que vai passar de 1.4v. Ou seja, são pessoas que estão danificando seus processadores sem saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, nowinskit disse:

@Ezequiel Estevão Assim você me decepciona. Não sabe acessar o painel de controle? Que windows está usando? Clica com direito no botão iniciar que vai aparecer

 

Você está sugerindo uma coisa que não é aconselhável para quem entende o básico do básico de informática. Eu não quis te citar porque não há necessidade, mas como você passou pelo meu post e continua a sugerir uma coisa que nao se deve, eu tenho que citar.

 

Se quiser sugerir ao colega dar um gás na CPU ou deixá-la em um clock fixo, aprenda a fazer overclock e depois sugira aos colegas, mas nunca overclock automático pelos motivos que eu citei anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa Ele só tá sugerindo pra deixar em full performance (parar de ficar subindo e descendo o clock/tensão quando não está sendo muito exigido) lá em gerenciamento do processador, é do próprio windows isso aí, não é overclock e nem alteração de tensão não.

 

É uma boa ideia inclusive, pois eu já estou sem ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx mas esse "desempenho" do Windows faz justamente isso. É um app que vai mexer no clock do processador. Muita gente chega na área de refrigeração com temperaturas altíssimas por causa disso. Outro dia um cara abaixou as temperaturas em quase 20ºC só de passar da opção "desempenho" para "equilibrado". Equilibrando entende-se stock settings do BIOS.

 

Para esse cara estar com temperaturas 15-20ºC acima, a tensão deveria estar na Lua. E não foi a primeira vez, vários casos.

 

Melhor então seria estudar um pouco o overclock nos FX e fazer manualmente no BIOS, com um clock e tensão fixos. Porque esses aplicativos são tudo a mesma coisa, é um app que mexe no setup do BIOS automaticamente.

 

EDIT: mas mexer no clock do FX-6300 nessa placa-mãe também é desaconselhável. Melhor então desabilitar o Turbo Boost (eu não conheço o caso dele) para ver se estabiliza. Depois eu vejo lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa que isso cara. Aquilo ali só desativa o throttle e diminuição de tensão padrão quando o CPU é pouco exigido. Ele não aumenta a tensão nem faz overclock automático.

Aliás, pra quem faz overclock e ele não está estabilizando é até bom desativar isso pra ver se o clock e tensão que você colocou no BIOS tá ok pra desempenho máximo ou se o micro tá reiniciando porque baixa a tensão e multiplicador mas o clock tá mais alto e com tensão padrão pro clock menor porque você aumentou o bclk ou fsb. Não sei se me fiz entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar uma olhada, mas vários casos de excesso de temperatura foram resolvidos por pessoas que estavam usando em "desempenho". Talvez tenha incompatibilidade com alguns outros aplicativos, pode ser bug entre o BIOS e o Windows, mas eu não usaria nada para mexer no BIOS pelo Windows, a não ser do próprio fabricante, com o turbo / gerenciamento da Intel que é acionado pelo Windows.

 

Se é para eu mudar alguma coisa no meu BIOS, que seja manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Eu não entendi bem o que você quis dizer com overclock nesse caso, você quer dizer que usar turbo padrão da BIOS é fazer overclock? No caso você possui o mesmo CPU dele e realmente nunca mexi em um FX, mas usar o sistema de alto desempenho do windows só faz ele manter o clock máximo do CPU quando rodar aplicativos e se o turbo estiver ligado vai utilizar o turbo que no caso do CPU dele é 4.1ghz por padrão em stock. Se ele roda atualmente o CPU com o turbo ativado na BIOS usando o modo desempenho não vai usar mais vcore do que já usa agora, única coisa que quando rodar um aplicativo pesado o clock do CPU vai ficar estável no máximo sem causar flutuações durante o jogo estar rodando. Queria que você explicasse onde entra o overclock automático nesse caso? Turbo stock do CPU é overclock automático?

 

Passei essa dica porque sofro desse problema no meu i7, ele tem clock base de 3.5ghz e overclock de 4.1ghz, no modo normal do windows o clock do CPU não fica fixo em 4.1ghz quando rodo jogos, ele fica flutando sem parar entre 3.5 e 4.1ghz o que gera stuttering em vários jogos. Quando uso o modo alto desempenho do windows o clock se mantém fixo em 4.1ghz somente quando rodo jogos ou aplicativos, mas ele dropa para 800mhz quando fica em idle normalmente e o vcore também cai para o estágio C3 de 0.750v e se tiver algum programa leve rodando o clock fica fixo em 4.1ghz mas o vcore fica em idle ainda de 0.750v. Falei para ele fazer isso usando minha experiencia com o problema, mas como ele possui processador AMD igual o seu talvez você saiba de algum problema que afeta a AMD que eu não sei.

 

E também você falou de se preocupar com 1.4v, 1.4v só é preocupação para o seu e meu i7 haswell, os FX rodam em 1.55v, 1.4v está tranquilo ainda para um AMD. Quanto o FX 6300 usa de vcore quando o turbo stock vai a 4.1ghz? No caso ele poderia desligar o turbo se o medo é o vcore alto. Se desligar o turbo nem precisaria utilizar o modo desempenho, pois com turbo desligado o clock do CPU fica fixo em 3.5ghz quando rodar aplicativos e não vai causar flutuações no mesmo modo. E caso a mobo dele seja problema, desativar o turbo é a melhor solução até para caso ela estar sobreaquecendo ou não conseguindo entregar a energia suficiente talvez resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas se tá superaquecendo não é deixando no throttle que vai resolver, vai remediar somente. Na época dos Athlon XP você falava pro cara baixar o clock e tensão no BIOS pra resolver o problema de aquecimento? Não! Tu falava pro cara trocar o cooler ou pasta térmica. Hoje com o C1 e C3 você tem esta opção pelo Windows apenas pra economizar energia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só esqueci de um detalhe. Quando seleciona modo desempenho, vai nas configurações avançadas dela e na opção de gerenciamento de energia do processador, na aba de estado mínimo você muda os 100% para 5%, pronto quando em idle ele faz underclock e undervolt. Quando for rodar jogos e apps ele usará o clock máximo sem flutuações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BIOS não deve ter suporte adequado e ele deve estar com a tensão errada. Não conheço AMD, mas tinha um cara que deu uma solução para essas placas-mãe bomba.

 

Eu não conheço o caso do @Ezequiel Estevão mas parece ser um padrão nessas placas mais fracas:

Citação

 

@MicaelWander

Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa-mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.

Até com a BIOS mais recente, essa placa-mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.

Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).

Deixe o Turbo CPU em Disabled.

E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa-mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.

Espero ter ajudado.

 

 

Mas essa era uma LX-BR. Mas pode ter alguma coisa que dê uma solução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é problema da placa setar tensão padrão acima do normal, acontece com BIOS desatualizadas na intel também. Nesse caso é melhor ele desativar o modo Turbo do CPU se a mobo já é uma bomba e rodar em 3.5ghz somente para garantir.

 

Mas eu em nenhum momento indiquei fazer overclock, você que botou palavras nos meus dedos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma P45 que eu tive se eu deixasse as voltagens em auto mas aumentasse os clocks da CPU ou memos ela tacava lá em cima as tensões. Eu tinha que colocar em "normal" ou setar na mão pra ela parar de fazer graça.

 

Este pode ser o problema do criador do tópico, pode estar instável e saindo do turbo clock porque a tensão tá baixa, ou o contrário, ele entra no turbo clock e a tensão vai nas alturas, aí cai em throttle por causa da temperatura.

 

Mas agora vem o principal: Se o cara não tava conseguindo entrar no gerenciamento do processador lá no windows, como fazer pra ele entender o que a gente tá falando e realizar os testes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...