Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
pedroscsant

Video desliga no boot do windows; inicia depois da terceira tentativa.

Recommended Posts

Caros,

 

monto pcs desktop regulamente para uso pessoal e para amigos como hobby, assim como faço manutenção dos mesmos. Em 8 anos de experiência nunca passei por algo tão bizarro e por isso peço a ajuda de vocês:

 

Recentemente, um amigo estava com um problema com uma maquina antiga: Placa de vídeo apresentação glitches pela saída HDMI, DVI morta ( XFX HD6870, sem sinais de grandes avarias mas com as soldas muito oxidadas, sem recuperação) e uma memoria ruim (Kingston kvr1333 4gb, dando tela azul). Compramos uma XFX R9 390x pra substituir e mais um pente de memoria igual, além disso trocamos o gabinete para acomodar a nova placa.

 

A partir dai, o pc começou a apresentar um comportamento estranho, ao iniciar o boot do Windows, tanto o 7 quanto o 10, o vídeo desligava e logo em seguida, todo o sistema. Insistindo ele segurava o boot e iniciava normalmente mas depois de um tempo aleatório, voltava a desligar. Depois de muito testar, por semanas, o HDD principal com o MHDD e outros similares, nenhum problema encontrado em bad blocks ou velocidade de leitura. O mesmo foi feito com as memórias e pelo memtest86 e a fonte foi testada a tensão com um multímetro, mas não corrente. Além disso vários outros testes de stress foram feitos separadamente, quando ele segurava o boot e eu inocentemente achava que o mistério tinha sido resolvido. Foi feito stress de processador pelo cpu-z assim como pela própria ferramenta fornecida pela Intel. Os cabos sata foram trocados, a nova placa de vídeo foi stressada pelo furmark, o que garantia a boa estabilidade do sistema, acompanhando as tensões e temperaturas pelo software hardware monitor. Nada foi constatado e o problema persistia aleatoriamente.

 

Decidimos então trocar a placa-mãe e processador que eram os únicos itens velhos, datando de 2010, além de a placa-mãe apresentar oxidações também, mas não tão problemática quanto a antiga vga. Pois bem, tudo novo e o verificado e o problema persiste, porém com certa melhora... Agora ele só não segura o boot, mas após em média três tentativas ele liga e se mantem ligado normalmente, o que deixa o problema ainda mais curioso.

 

Vale ressaltar que o monitor antigo também apresentou problemas, criando linhas horizontais e teve que ser substituído e que todos os componentes eram conectados a mesma tomada por um filtro de linha simples, apenas com fusível.

 

deixo abaixo as specs do pc:

 

Processador: AMD FX 6300

VGA: XFX R9 390X

Fonte: Corsair CM650 (herdada do sistema antigo mas sem sinais de avarias, testada em outro pc, com multímetro e teste de stress do sistema)

Memórias: Kingston kvr1333d3n9/4g (x2)

HDD: Seagate SATA 3,5´ Desktop HDD 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM003

placa-mãe: GIGABYTE p/ AMD AM3+ ATX GA-970A-UD3P, CrossFireX, DDR3,SATA 6Gb/s , USB 3.0

 

Conto com a ajuda de vocês,

Obrigado.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×