Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Zucchini

Sugestão de regras para a área da feira do rolo

Recommended Posts

Amigos, boa noite.

 

Gostaria de sugerir a criação de um conjunto de regras para a área da feira do rolo. Não precisa ser grande ok, pode ser um conjunto de duas ou três regras, mas se você se sentirem criativos podem fazer vinte ou cinquenta. O motivo de pedir isto é que eu fico profundamente triste quando entro em um tópico da feira do rolo e vejo dois tipos de coisa.

 

1. Um debate sobre o valor do produto. Os usuários chegam no tópico e começam a falar que está caro, que esse não é o preço de mercado, que tem melhores mais baratos e bla bla bla. Isso pra mim está errado e deveria ser proibido, qualquer mensagem desse tipo deveria ser apagada. Digo isso por que a feira do rolo não é o Quanto Vale, o cara não ta perguntando se o preço está bom, ele está anunciando a venda daquele item por aquele preço, se o produto te interessa você posta no tópico dizendo que tem interesse e vai negociar com o cara por MP para ver se consegue um desconto, mas seguir com um longo debate no tópico sobre o valor do produto e no final só fazer isso por fazer por que você nem tem interesse em comprar o produto pra mim é muito ruim e até prejudicial para quem está vendendo pois as vezes pode aparecer alguém que estaria até disposto a pagar aquele valor mas depois de ver tantos comentários depreciativos até muda de ideia.

 

Isso inclusive ocorreu nesse tópico e a coordenação interveio.

 

2. Quando alguém cria um tópico de compra e os usuários começam a postar links do OLX ou ML. Está errado, a feira do rolo não é Recomendação de Produtos. O cara quer comprar um pente de memoria, se você tem o pente de memoria lá pra vender você posta e negocia, se não tem sai de lá, não fica buscando link de outro produtos usados para o cara, se ele quiser que você faça isso ele deve criar um tópico em recomendação de produtos, a feira do rolo serve para um usuário ou comprar ou vender ou trocar algum produto com outro usuário e não para ficar dando recomendação de onde comprar o que.

 

Basicamente é isso, não sei se o Staff vai concordar comigo sobre estes dois pontos que abordei mas esse é o que sinto sobre essas situações e achei interessante compartilhar.

  • Curtir 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A 1ª sempre foi aplicada, mas acho que deve partir do usuário criador do tópico pedir a limpeza. Não tem cabimento discussão de valores ali. Quer negociar valores vai pro privado. Pior que geralmente nego mete o bedelho ali mas nem tá interessado na peça, ele tá só comentando e dando pitaco.

 

Já a 2ª começou agora, já tive isso nos meus tópicos, mas sempre levei de boa, geralmente é user novato que não entende o significado da feira do rolo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Meu pensamento é o mesmo seu. Já estávamos pensando em debater sobre isso. Agora que você reforçou, é mais um motivo para termos pelo menos estas duas regras no setor.

Obrigado pela sugestão!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Membros da Comunidade Clube do Hardware, nós do Conselho Administrativo do Fórum Clube do Hardware, resolvemos o seguinte a respeito dessa sugestão.

 

Criar uma Regra onde a mesma tenta coagir os usuários de estipularem determinado valor ao seu produto de forma que tal valor não seja abusivo seria ir contra o direito de liberdade de expressão do usuário. Se ainda assim essa Regra também determinasse como os nossos usuários devem se portar caso observem um produto de um outro usuário onde esse produto esteja com preços abusivos na Feira do Rolo, também é e seria considerado excesso de rigidez para com os demais usuários que participam da Feira do Rolo.

 

Nesse caso, informamos a todos que não há viabilidade para a criação de uma Regra baseada na opção mencionada acima. Ao menos por enquanto, a Equipe de Moderação do Fórum Clube do Hardware utilizará a moderação via bom senso, e serão adotadas medidas quando observamos e identificarmos os exageros na área designada Feira do Rolo.

 

Informamos ainda aos nossos usuários o seguinte aspecto.

 

Todo e qualquer usuário que se encaixe para utilizar a área Feira do Rolo, o mesmo tem o direito de estipular o valor que desejar ao seu produto.

 

Um usuário mencionar um valor ao seu produto é uma coisa, o usuário forçar outros usuários a comprarem ou adquirem tal produto é outra. A Feira do Rolo ou o Clube do Hardware ou mesmo os usuários que participam de tal área não forçam ninguém a negociar ou adquirir os produtos ali listados.

 

A função do Clube do Hardware é evitar exageros moderando quando  e se necessário o tópico afim de manter a privacidade e o respeito aos seus usuários.

 

Lembramos ainda a todos os usuários que o Clube do Hardware assim como o Fórum do Clube do Hardware não tem responsabilidades sobre as negociações ocorridas na área Feira do Rolo. Portanto as negociações recorrentes da área Feira do Rolo devem ser feitas entre os interessados, os usuários devem encontrar um ponto em comum acordo para que prossigam suas negociações sem invadir o espaço e sem faltar com o respeito de qualquer outro membro da Comunidade, além de serem criteriosos em suas negociações.

 

Agradecemos a sugestão dada por nosso usuário.

 

 

Dj Rayke

Administrador

Fórum Clube do Hardware.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Zucchini baseados neste seu feedback e também em um feedback recente do usuário @Gabriel753, que no fundo é relativo ao mesmo problema que você relata, resolvemos fechar totalmente a seção Feira do Rolo para usuários não qualificados. Assim, acreditamos que o índice de problemas como os que vocês dois relatam será diminuido. Caso encontre problemas, agora que você é moderador, pode discutir conosco internamente para vermos o melhor plano de ação. Um grande abraço!

 

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×