Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7-4790k chegando a 100° com um h100i


Posts recomendados

Com o pc parado a temperatura vai de 44º a 55º. Em full funcionando em 100% ele chega até 100º. (olhar as imagens em anexo) fiz o teste usando o cosair link e o CPUID HWMonitor, os resultados são quase os mesmos. Na bios ele acusa somente 36ºC.
Por enquanto não tive nenhum problema com travamento nem com lentidão, consigo rodar jogos pesados sem travar.
Devo me preocupar com essa temperatura?
O que pode estar acontecendo? O H100i pode estar com defeito?
montei esse PC no final do ano passado mas só agora que chequei a temperatura em FULL.

A pasta térmica que usei foi aquela que já vem passada no H100i.
A rotação do coler está no modo "performance" que é o mais barulhento. Mo modo silencioso "Quiet" A temperatura não altera muito.

placa-mãe: Asus Maximus VII Ranger
Processador: i7-4790k com Corsair H100i
Gabinete é um PCYes Pegasus com 2 fan frontal e 1 traseiro jogando o ar pra fora.

Captura de Tela (11).png

Captura de Tela (13).png

20160605_175239.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tirei o bloco do processador e troquei a pasta térmica. Mas continua dando a mesma temperatura. Já verifiquei a montagem parece estar correta. Quando encosto no bloco ou nos tubos não sinto que está muito quente. É possível que tenha algum bug? o Driver da placa-mãe pode ter alguma coisa haver com isso? To quase abandonando esse H100i e voltando o cooler box :(.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Contiusa Hoje tirei o h100i e coloquei o cooler box. fiz o teste, a temperatura está ainda mais alta com o cooler box, agora ela fica de 55º a 70º e quando forço o processador fica batendo 100º. Quando coloco o dedo atras na placa-mãe, dá pra segurar uns 10 segundos antes de queimar o dedo. É possível que o sensor esteja com bug e a temperatura esteja menor do que é mostrado? Ja atualizei a bios e os drivers da placa-mãe e continua com a mesma temperatura. Vale a pena arriscar e continuar usando o pc mesmo com essa temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wenderson Oliveira Isso aí está em repouso? Tensão do Vcore altíssima (dava para rodar os quatro núcleos a 4.6Ghz com isso :P), e o clock está travado em 4.4Ghz.

 

Você está fazendo overclock?

 

Está usando a opção de energia "alto desempenho"? Se estiver, volte para equilibrado.

 

EDIT: Ah, cara, você está fazendo teste de estresse com ele desse jeito... Vai queimar a sua CPU.

 

Eu pedi para você ver o Vcore e o clock em repouso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wenderson Oliveira Agora pode fazer o teste de estresse, mas se passar de 75-80ºC você para, entende? Não deixe passar disso, desligue o teste na hora. Até porque você está com o cooler box.

 

Se você tiver que desligar o teste de estresse, tente dar um print do CPU-Z antes de desligar (deixe o CPU-Z aberto durante o teste).

 

Assim a gente vai poder ter uma noção do que a opção "alto desempenho" está fazendo. 

 

EDIT: o Vcore e o clock estão normais agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wenderson Oliveira Mas o Vcore está mais baixo. O clock também. Você sabe se o clock chega a 4.4Ghz e o Vcore a 1.28v do jeito que está agora? Rode o teste de novo, não precisa nem tirar o print. Só veja se o Vcore vai bater em 1.28v e se o clock vai chegar perto de 4.4Ghz.

 

Mas é só dar uma olhada rápida, porque o clock sobe na hora. Não precisa esperar muito. 

 

Se esse print aí estiver correto - não for um print de uma hora que o Vcore abaixou - as temperaturas com o H100i provavelmente vão cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desceu 0,5v, o que é bastante coisa. Não sei se a opção alto desempenho está mexendo no Vcore / ou dando incompatibilidade com alguma coisa ou se da outra vez ela subiu mais. De qualquer forma, nunca use essa opção "alto desempenho". Se quiser fazer overclock, faça manualmente pelo BIOS.

 

Eu reinstalaria o H100i, tomando cuidado para instalar corretamente, com a quantidade certa de pasta térmica, etc. Depois eu faria um undervolt nessa CPU, pois o Vcore dela está muito alto.

 

Se quiser, vá no BIOS e veja em Advanced Voltage Settings / CPU Core Voltage Control e veja o valor que está no auto. Aí você pode descer um pouco. Por exemplo, se estiver em 1.125v, desça para 1.115v. Aí você faz uns testes de estabilidade com o OCCT na aba CPU.

 

Mas antes você precisa reinstalar o H100i e ver se a temperatura não passa de 75ºC. Não pode rodar OCCT nem com o cooler box e nem com o H100i se ele estiver bichado. Temperaturas acima de 75-80ºC podem danificar a sua CPU, especialmente desse jeito, a 100ºC. Sério risco mesmo.

 

Aqui tem o tutorial para aplicar a pasta térmica: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

Você está usando qual pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Hoje reinstalei o H100i tirando a poeira que acumulou no radiador. A temperatura caiu bastante agora com o pc em repouso fica em 30º a 36º e forçando o processador fica em 70º a 80º as vezes dando pico para 90º mas nunca chegando em 100º como antes. fiz o teste durante 50 minutos. A pasta termica que usei foi uma plastica dessa mais barata, queria aplicar uma pasta melhor mas na minha cidade não consegui encontrar. Depois desse resultado acho que H100i pode não estar com problema porque a temperatura estava muito maior com o cooler box. Mais tarde quero tentar diminuir a core Voltage. Mas o que você acha? Devo me preocupar com o H100i ou o problema pode ser só no Vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wenderson Oliveira melhorou, mas ainda está alto. Você podia ver algumas coisas:

 

Compre uma pasta térmica de qualidade, tipo Extreme Fusion X1. Aplique corretamente, porque se aplicar errado pode dar uma diferença absurda de até 10ºC. Veja como aplicar a gota: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

Qual é o seu gabinete? Tem alguma ventoinha? 

 

Instalou o H100i soprando o ar para fora do gabinete?

 

E você podia baixar o Vcore. Veja se no seu BIOS, em Advanced Voltage Settings / CPU Core Voltage / CPU Vcore. Coloque o Vcore em 1.100v. Pode ou inserir os números ou baixar com o page up / page down na Gigabyte. Asus pode ser um pouco diferente. Só mexa nisso, salve e saia do BIOS.

 

Depois você teria que rodar o OCCT (aba CPU) para ver se está estável. Pelo menos por uma hora. Se passar e se as temperaturas estiverem abaixo de 70ºC, pode deixar rodando da noite para o dia. Se passar, deixe assim. Ou pode abaixar mais, de 005 em 005. Por exemplo, se estiver bom com 1.100, abaixe para 1095 e passe o OCCT por meia hora. Se passar, abaixe para 1090, e assim por diante até dar erro no OCCT. Aí você sobe 005 até estabilizar no OCCT, ultimamente com um teste da noite para o dia.

 

Você poderia mexer no LLC, mas aí já é mais avançado. Tente apenas abaixar o Vcore.

 

Se por algum acaso o micro não der o boot em alguma dessas mudanças, você tem que resetar o CMOS pelo jumper ou tirar a bateria da placa-mãe. Mas ele só faz isso quando você exagera. Em geral, quando a tensão está muito baixa, ele vai dar erro na hora de rodar o OCCT. Aí você sobe 005. Se estiver em 1.095, suba para 1.100. Se estiver em 1.100, suba para 1.105 e assim por diante.

 

Tem alguns tópicos de pessoas falando desses i7-4790 (com ou sem K) perto dos 100ºC. Do que eu me lembro, era excesso de tensão (Vcore). 

 

Outra opção é que os water coolers da Corsair às vezes ficam com folga no backplate. Você notou alguma folga na montagem? Está firme?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Cara acho que resolvi o problema, descobri que minha CPU tava configurada por default para funcionar no modo Turbo, então fui lá na BIOS e desativei o turbo. fiz o teste e o resultado foi que a temperatura caiu 20º. Antes tava chegando a 88º agora tá no maximo 65º. O Vcore caiu 1288 para 1103 só que o perdeu velocidade também agora ele funciona em 4000MHz que é a velocidade padrão. Significa então que não preciso trocar o H100i, o que você acha? Agora a temperatura está boa? Na imagem em anexo fiz uma comparação:

02.jpg

01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wenderson Oliveira Mas aí não precisava ter comprado um i7-4790K, concorda? Não faz sentido comprar um processador de 4.4Ghz e usar só meia-bomba. Ainda mais com um H100i, que não é nenhuma brastemp, mas é um water cooler forte.

 

Eu não acompanho o tópico faz tempo, então não lembro mais direito do que se trata, mas você precisa fazer um undervolt. Mantenha ele com o turbo padrão e baixe o Vcore manualmente. Eu já expliquei como faz. Mas se quiser usar assim, tudo bem. Mas não troque o water cooler porque será seis por meia dúzia. Outros water coolers não vão dar muita diferença.

 

Também não lembro mais se pode ser mal instalação do water cooler ou se ele pode estar com defeito, mas esses i7-4790K tem dado problema de superaquecimento por causa do Vcore alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...