Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória em dual channel


Posts recomendados

@AmarildoJr Se eu colocar nos slots DDR3_1 e DDR3_3 ele lê os 16, mas só usa 8

 

@alexandre.mbm Não entendi o que você quis dizer... A minha memória é essa aqui: http://www.kabum.com.br/produto/50778/memoria-kingston-hyperx-8gb-1866mhz-ddr3-cl10-dimm-hyperx-fury-black-series-hx318c10fb-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, guiaraujo disse:

Não entendi o que você quis dizer... A minha memória é essa aqui: link

 

A imagem desse anúncio não mostra os chips do pente. Tem pente que tem os circuitos integrados de memória apenas de um lado. Esses não servem (ou não serviam) para dual channel. Não sei explicar o porquê. É coisa de projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É broder, só resta testar as memórias e os slots: 

Faça o test nos pentes: 

Baixe o memtest86(http://www.memtest86.com/download.htm) e teste os pentes de ram um por vez.

 

Use um CD ou pendrive, ou ainda, um cd ISO de algum ubuntu ou derivados deles que possuem o memtest86 embutido nele.

 

No windows tem um teste de diagnótico também: Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Diagnóstico de Memória do Windows, clique em "Reiniciar agora" e aguarde o resultado do teste

 

Teste um pente de cada vez e em cada slot disponivel da sua placa-mãe. (é chato mesmo...).

 

De o boot no dispositivo que esta o programa.

 

Deixe passar ao menos um "pass" ou ciclo. (são 8/9 testes, leva entre 20-30 minutos para completar, ao menos comigo foi esse tempo). Se não apresentar erros, teste o proximo slot da placa com o mesmo pente de memoria, terminado os testes deste pente, faça  tudo de novo com o outro pente.

 

E pode ser sujeira também, passe um borracha branca (aquela da faber castell com a capinha verde), passe um pincel anti-estatica nos slot (pode ter caido alguma poeira) ou limpa contato (mas caso use este, deixe secar completamente para ligar novamente a placa-mãe.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, ApoloBrz disse:

E pode ser sujeira também, passe um borracha branca (aquela da faber castell com a capinha verde),

 

Antes, limpar a borracha esfregando-a na parede, não é?

O ruim da outra borracha branca, aquela mole, é que ela solta partículas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz Fiz o teste do Windows conforme você recomendou, mas não acusou erro em nada. Do memtest vou fazer amanhã...e também limpei as memórias e testei com outros 2 pentes de 4GB de um amigo meu, totalizando 24GB, utilizável 16GB.

 

@alexandre.mbm Aquela questão de ter os chips na memória dos 2 lados que você falou, acredito que não seja o problema, pois no manual diz que "funciona" tanto em Double Side (DS) quanto Single Side (SD)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de muito pesquisar e alguns testes feitos com outras peças, descobri o problema: Alguns pinos do meu processador estavam tortos, e eles são os que estão na trilha de controle de memória dentro do processador. Troquei ele e agora está funcionando como deveria. O dual channel e na BIOS reconhecendo o total de memória em qualquer um dos slots.

 

Referência para a solução nesse link: http://www.tomshardware.com/answers/id-2625059/asus-sabertooth-990fx-skill-1866c9d-16gxm-dual-channel-working.html

 

Uma última dúvida: É melhor eu te ter 16GB (2x8) em dual channel em 1866MHz ou 24GB (2x8 1866MHz e 2x4 1600MHz) em duplo dual channel /quad channel (não sei se existe, hehe) em 1600MHz? A dúvida é só pra saber se aproveito meus 2 pentes antigos da Corsair que tenho aqui

 

@alexandre.mbm @AmarildoJr @ApoloBrz Muito obrigado pela ajuda e paciência de vocês

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...