Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar backlight de lcd do notebook


alexandre.mbm

Posts recomendados

  • Membro VIP

No notebook, estou usando um monitor externo AOC como tela principal, ligado à VGA. Quero desligar a tela do notebook sem ter de movê-la para baixo, para não estragar a dobradiça. O objetivo é economizar energia e a vida útil da backlight do LCD.

 

Por enquanto, usando Antergos (Arch Linux), só tenho conseguido diminuir o brilho da tela, escurecê-la até o preto, mas não de fato desligar a lâmpada. Faço assim:

xrandr --output LVDS1 --brightness 0

Isso pelo menos evita "queimar fantasmas" por inatividade. Serve como protetor de tela econômico; economiza energia na tela e no processamento. Mas não me satisfaz. Eu busco o mesmo efeito de fechar o notebook contra o teclado, ou seja, desligar totalmente o LCD. Parece que tem a ver com o ACPI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No Windows eu já tinha conseguido o que quero. Usando um programinha baixado de uma homepage pessoal. Mas hoje eu quero obter o mesmo no sistema operacional GNU/Linux que eu uso, o Antergos (derivado do Arch Linux). Provavelmente será através de meu próprio script escrito em Bash. Falta só ter tempo para concluir a pesquisa. Parece que é um valor a ler/gravar num arquivo do sistema de gerenciamento de energia por ACPI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nada com ACPI; eu ia apenas colher nos scripts o comando de desligamento do monitor. Mas não foi preciso. A resposta é muito mais simples e estava na minha cara todo o tempo:

xrandr --output LVDS1 --off

Para retornar clonando a tela principal:

xrandr --output LVDS1 --auto

E para retornar do jeito que eu quero, estendendo tela principal, é assim:

xrandr --output LVDS1 --right-of VGA1 --auto

Só em GNU/Linux mesmo, pra ser tão simples!

 

Agora eu só tenho de fazer meu script (programa) alternador. Poderei chamá-lo por uma tecla de fácil acesso, do teclado externo.

 

Update

 

Fiz o script. Ele liga ou desliga o monitor do notebook.

https://gist.github.com/alexandre-mbm/e03884c163ad8a19b14740b560f192ea

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...