Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Cavalheiro

Cpu over voltage error

Recommended Posts

Boa noite! 

Tive um problema com meu computador, e levei ele a um técnico. Após voltar da assistência apareceu essa mensagem de "cpu over voltage erro". Passei o dia pesquisando e não consegui uma solução, o que verifiquei na BIOS foi que o VCCIN está em vermelho (marcando 3,4v). Gostaria de saber se isso é normal, e qual seria a solução para este problema. Coloquei a imagem abaixo.

Meu PC:

Processador i5 4460

placa-mãe Asus z97m plus/br

8gb Coursair 1600mhz

GTX 960 Gigabyte Gamming G1

Sem título.png

Editado por PH Benchmarker
Correção ortográfica.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Cavalheiro

Nesse app da ASUS, deixe em Standard.. Veja se as configurações de energia do Windows está em "Equilibrada".. Na BIOS, aparece a mesma coisa?

O Vcore e a temperatura estão em ordem, ao que parece..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria

Em 09/06/2016 às 11:32, RS Faria disse:

@Rodrigo Cavalheiro

Nesse app da ASUS, deixe em Standard.. Veja se as configurações de energia do Windows está em "Equilibrada".. Na BIOS, aparece a mesma coisa?

O Vcore e a temperatura estão em ordem, ao que parece..

Desculpa a demora o computador estava para o técnico que fez a manutenção, porém o mesmo não conseguiu arrumar esse problema alegando que isso é algum componente da minha placa-mãe, me deu a opção de levar a uma manutenção. Mas não sei bem o que fazer... 

No windows está em energia equilibrada e no software troquei para standard e continua com o mesmo problema.

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Cavalheiro

Na BIOS á assim também? Veja com algum outro programa, tipo o HW Monitor.. O VCCIN tá o dobro do normal.. Já teria queimado algo aí.. Como o Vcore e a temperatura da CPU estão normais, tá parecendo mais bug, que qualquer outra coisa..

Qual a sua fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Cavalheiro

Se tiver outra fonte pra testar, não custa nada dar uma olhada nisso.. Elimina uma possibilidade..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria O problema é esse, não tenho... Deixei quase uma semana nesse cara e ele só ficou de enrolação. Resolvi levar o pc na ST. Efigênia e testar ele lá. Marquei esses com o técnico segunda lá... 

O que eu fiz foi testar tensão por tensão dos pinos da fonte, ambos bateram com aquela tabela, fiz o teste com o multimetro.

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Cavalheiro

Esse mesmo.. Mesma coisa..

@Contiusa isso seria erro de medição?

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Cavalheiro O VCCIN seria uma pré-tensão antes do Vcore: 

http://overclocking.guide/haswell-and-devils-canyon-socket-1150/

A leitura do HWmonitor está bugada, porque ela está lendo o VCCIN como Vcore. Provavelmente no BIOS o Vcore estará normal, em PC Health. Confira lá. Já aconteceu com outras pessoas.

Dizem que o ideal é o VCCIN ser 0,4v acima do Vcore. Então 3,4v está alto, pois você não está fazendo overclock. Talvez esse app da ASUS mexeu em alguma coisa, ou foram os técnicos. Ou é bug do BIOS.

Vá no BIOS e carregue o "Load Optmized Defaults". Isso vai restaurar as configurações de fábrica. E deixe sempre o micro em "Equilibrado". Não tem por que o micro rodar no talo em repouso. Só esquenta o chip e gasta mais a toa.

Se não baixar o VCCIN depois de restaurar o BIOS, faça manualmente. Procure no manual da placa-mãe (Ctrl + F) por "VCCIN" que vai aparecer como mudar. Mas saiba que mexer nesses valores, se você extrapolar, o micro pode não dar boot, aí você tem que resetar o BIOS limpando o CMOS. Se for para colocar manualmente, vá no Vcore e veja quanto está setado no auto pelo BIOS e adicione 0,5v no VCCIN (uma margem).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais