Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geraçãode Ondas De Rádio


Leandrodrc

Posts recomendados

vou dizer o q eu sei.

As ondas de rádio FM (freqüência moderada), elas normalmente atigem uma distancia menor que as ondas AM (amplitude moderada).

As ondas AM, atigem uma distancia maior que as ondas FM, mais em compensação sua qualidade sonora é pior.

Ondas de rádio fazem parte do espectro eletromagnético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Legal!

É grande o conteúdo para dominar o assunto, mas conheço um livro legal sobre isso, é da Editora Erica, Telecomunicações Transmissão & Recepção, esqueci o nome do autor, mas se você der uma procuradinha no Site WWW.erica.com.br, verá que não é tão caro assim...

... também tem na Internet diversas páginas onde constam verdadeiras aulas e como são a princípio direcionadas para o ensino de tutores aos seus "discípulos" nos confins do Universo, ficaram com o nome de TUTORIAL, assim tente uma busca com nomes do tipo TUTORIAL TRANSMISSÃO DE RÁDIO, ou etc. quase 99% dos conteúdos programáticos formativos ou informativos podem ser encontrados assim.

Complementando um pouquinho a resposta do Psyco, as ondas eletromagnéticas são em geral portadoras de informações, quanto maior a amplitude menor a frequência, isso serve também para a confecção de antenas transmissoras, e existe um calculo utilizando o símbolo Lambda (nada que ver com os Nerds, mas o coeficiente de onda é Lambda assim como a resistividade é ômega), mas veja, as antenas de AM são gigantescas e frequentemente se localizam nas estradas e lugares de grande altitude, porque a frequência é baixa, aí a frequência vai aumentando e a antena vai diminuindo... quando chega-se às microondas elas passam a se comportar como verdadeiros raios, são as ditas ondas retas, e você tem que direcionar a antena receptora para poder "acertar o alvo", elas tem o alcance de 4/3 de nossa visão, quer dizer 1/3 a mais do que a visão humana.

Existe a transmissão de TV por ex. que é "quebrada" dentro da FM e seriam assim melhor especificadas as faixas de frequência *(lembre que o valor frequência/amplitude são inversamente proporcionais), não está completo, mas vou exemplificar, se você conseguir o livro terá isso completo (inclusive as frequências militares de altíssimas frequências do Exercito e baixíssimas frequências da Marinha):

VLF = Very Low Frequency

LF = Low Frequency

HF = High Frequency

VHF = Very High Frequency

UHF = Ultra High Frequency

Ops! só uma correçãozinha, FM é Frequência Modulada e AM não é Amplitude Moderada, já que a Largura de AM pode ser calculada em METROS enquanto a FM em KHz é calculada em CentíMETROS e as antenas FM por ex. são pequenas e podem ficar no topo dos edifícios.

Tem mais uma coisa chamada DSB ou seja AM Double Side Band, e VSB que seria a transmissão da imagem da TV chamada Video Side Band separada da FM que transmite o áudio da TV.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma correção do post anterior, o que é calculado em metros, centimetros etc, é o comprimento de onda ok, e a largura da onda em Khz. AM, FM , ou qualquer outro modo é apenas a maneira como a portadora é modulada para transmitir as informações, na maioria das vezes audio.

Outra coisa importante é que se algum equipamente possui uma antena pequena ou grande, isso diz respeito apenas ao comprimento de onda da freqüência que se esta transmitindo ou recebendo, não importando se for algo modulado em AM, FM etc. voce pode tomar por exemplo as antenas para recepção de radios comerciais da faixa que vai de 88 a 108 MHz. O comprimento de onda medio dessa faixa é de 3,15 metros. Usualmente se utiliza antenas verticais para recepção, que tem aproximadamente 1/4 desse comprimento, o que da uns 75 cm. Pode medir a antena do seu carro, vai ser algo proximo disso. Foi escolhido se usar FM para esse tipo de transmissção por causa da fidelidade, mas nada impediria de se utilizar AM.

Quanto a distancia alcançada, realmente transmissoes em AM tendem a ir mais longe que as trasmissões em FM, mas isso se deve a vários fatores, largura de transmissão, tipo de antena, freqüência, condições de propagação etc.

[ ]'s

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...