Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte corsair cx430 v2 saiu fumaça ao ligar e estufou capacitor


Posts recomendados

Prezados,

 

Eu tive um problema com a minha fonte Corsair CX430. Ela funcionava normalmente, até que um dia ao ligar o PC, ouço um estouro e fumaça branca com o cheiro que parecia de bacon assado. Abri apenas para fazer uma inspeção visual e percebi que o capacitor 400V 180 uF havia estufado e derramado se líquido ficando alogo parecido com uma "crostra"  fiz a limpeza e levei a fonte a um  "técnico" de televisão para trocar o capacitor, a troca foi feita por um capacitor 220uF 400V. Ele disse que o capacitor é melhor e a fonte iria funcionar normalmente. Ao ligar  o PC vem o segundo susto, pipoco e fumaça e o cheiro fétido. Ao abrir a fonte, verifico que o capacitor havia estufado novamente.

 

A fonte é ligada em 220V em um filtro de linha da marca Clamper.

 

Será que a fonte tem conserto ou posso jogar no lixo.

 

Segue as fotos:

 

SAM_0752.JPG

 

 

SAM_0751.JPG

 

SAM_0753.JPG

 

Capacitor original da fonte:

 

SAM_0755.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Ricardov disse:

Deve ter mais componentes com defeito: cdiodos em curto, etc.

 

Como não entendo muita coisa de eletrônica. Só venho pedir opiniões para não ser enganados por técnicos desonestos. Se bem que a maioria sequer aceita pegar a fonte para consertar. Para eles, é viável comprar uma nova, só que com o dólar em alta essa fonte está custando quase R$300,00. Não é a V2, mas possui as mesmas caracterísitcas.

 

Será que vale a pena o conserto? O que pode levar a essa fonte a estufar todos os capacitores instalados nela? A fonte nunca foi ligada em estabilizador, sempre foi no filtro de linha recomendado aqui no fórum (Clamper Multi Energia). Dependendo dos supostos componentes defeituosos, eu posso tentar convencer um técnico de eletrônica a fazer o reparo. Pois dá pena jogar essa fonte no lixo. Aparentemente o problema é na linha de entrada AC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é prudente seguir as especificacoes originais do projeto. então, na 2a troca do capacitor, é melhor usar um igual ao original. Ele nao soldou o capacitor com os polos invertidos? como ja dito, podem ter outros componentes com defeito.

os capaitores estufam porque existe uma regra na industria que se chama obsolência programada. Para equipamentos mais baratos, menos vida util. Para equipamentos de performance, mais caro se paga. Existem fontes com 9 anos de garantia. Isso porque os componentes sao desenvolvidos para durarem mais. 

Os tecnicos relutam em reparar por pensarem ser uma fonte "generica".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, drcyberjr disse:

é prudente seguir as especificacoes originais do projeto. então, na 2a troca do capacitor, é melhor usar um igual ao original. Ele nao soldou o capacitor com os polos invertidos? como ja dito, podem ter outros componentes com defeito.

 

Pelo o pouco que eu sei, o capacitor aparenta estar com a polaridade correta. O negativo está para o lado onde tem a marcação no circuito impresso. Como o cara não tem muito conhecimento em fontes de PC, ele trabalha consertando TV, não sei ele fez algo errado. Não posso exigir garantia, pois só paguei R$10,00 a troca do capicitor (capacitor incluído no preço, ele retirou de alguma sucata). Foi o unico que aceitou olhar a fonte.

 

Se fosse uma fonte genérica eu descartaria, mas se tratando de uma fonte de qualidade, convem avaliar o conserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha uma seventeam de 350w que funcionou de set/2007 ate mar/2016. Na vdd a placa-mãe deu defeito em um mosfet, e tirei a fonte para olhar se tinha relação. Encontrei 4 capacitores estufados, mas nao estavam vazados. Pode ser que tenha resultado no defeito da mobo. A corsair faz fontes melhores que a seventeam. Achei que a sua durou pouco. Se voce nao tem um tecnico de confianca, e um servico desse é na casa de 70,00, pra testar todos os componentes e a pesar de um capacitor desse novo ser menos de 5,00, melhor pegar uma nova e proteger seu equipamento.

se voce decidir em repara-la de novo, nao se deve colocar um capacitor com capacitancia acima de 10% do original. em hipotese alguma pode ter uma das medidas abaixo do original. as medidas sao: tensão, temperatura e capacitancia.

me parece que no caso de fontes, pelo projeto, so poderia ser usado um capacitor igual se for no circuito de rippler

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...