Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável;


graia

Posts recomendados

2 minutos atrás, Picco disse:

Provavelmente é um dimmer, triac é usado em controle de potência( dimmer) e se você quer eliminar a EMI tem que achar outra alternativa pois na regulagem o triac gera interferência, você teria que usar filtros nas saídas e entradas do circuito não para eliminar, mas para conter a interferência na caixa do circuito.

Qual é a corrente que você precisa nessa fonte? Dependendo da corrente talvez eu tenho a resolução.

Na verdade como eu disse é apenas um projeto de fonte variável tanto CC quanto CA para eliminar o uso do trafo, normalmente entre 5A e 15A, não tenho uma aplicação especifica pois se trata apenas de um "sideboard", sabe aquelas situações de sobrevivência kkkk.

 

Sim realmente a interferencia ira exister mesmo, mas a carga sera pastilhas peltier e outros. Provavelmente irá constar sobre meu artigo que pretendo por aqui no forum.

COmo peltier demanda muita corrente o uso de um trafo é economicamente inviável para mim em comparação ao valor total gsto nas pastilhas R$30 (5-6peças). Aqui o custo que teria para ir a um ferro velho que tem todos os componentes que necessito sai mais caro que eu comprar uma fonte de pc de 500W de marca.

 

 

O outro uso da fonte com triac é no oposto, corrente menor que 500ma (penso em 50mA) e variavel até 18V, nessa já estou pensando em uma quimica com acidos ou combinacoes de metais.

 

Mas enfim é todo material que é fácil de se achar no que chamam de "lixo", mas dái é um outro artigo que irei montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Zufil disse:

Na verdade como eu disse é apenas um projeto de fonte variável tanto CC quanto CA para eliminar o uso do trafo, normalmente entre 5A e 15A, não tenho uma aplicação especifica pois se trata apenas de um "sideboard", sabe aquelas situações de sobrevivência kkkk.

 

Sim realmente a interferencia ira exister mesmo, mas a carga sera pastilhas peltier e outros. Provavelmente irá constar sobre meu artigo que pretendo por aqui no forum.

COmo peltier demanda muita corrente o uso de um trafo é economicamente inviável para mim em comparação ao valor total gsto nas pastilhas R$30 (5-6peças). Aqui o custo que teria para ir a um ferro velho que tem todos os componentes que necessito sai mais caro que eu comprar uma fonte de pc de 500W de marca.

 

 

O outro uso da fonte com triac é no oposto, corrente menor que 500ma (penso em 50mA) e variavel até 18V, nessa já estou pensando em uma quimica com acidos ou combinacoes de metais.

 

Mas enfim é todo material que é fácil de se achar no que chamam de "lixo", mas dái é um outro artigo que irei montar.

Se fosse para correntes até uns 200 ou talvez 300mA eu ia sugerir um vídeo que fiz mostrando como projetar uma fonte sem trafo, mas para 15A fica inviável, nesse caso só resta esperar pelo seu experimento com o dimmer para ver os resultados. Quanto ao uso com as pastilhas peltier, você não precisa se preocupar com a EMI, em todo caso você pode adicionar um indutor na saída do triac de valor entre 10 a 100uH que acho eu será suficiente.

Quanto a outra fonte você pode usar o LM317, fica bem mais fácil.

Quanto você falou lixo quis dizer sucata? A maioria dos componentes que uso nas minhas montagens são de sucata, componentes mais baratos e originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tudo azul gurizada? Enfim chegaram as 05 unidades do  LM338k do ebay, comprei também 03 unidades de uma loja de componentes eletrônicos na cidade de Chapecó SC, agora se preparem para os resultados: os que comprei no ebay nenhum funciona nem sequer varia a tensão se jogar o potenciômetro tudo para um lado é fumaça, os da loja de Chapecó 1 deles não funciona de carra, um deles se comporta como se fosse um LM317 suporta uma corrente de 1,40A o outro a corrente nem chega a 1A.

É bucha gurizada a gente não consegue comprar itens de alguns poucos de reais, a coisa ta feia mesmo, acredito que toda a sucata que é reciclada aqui e vai pra china esses componentes voltam remanufaturados, pifios ou falsos mesmo.

O que me dizem os mais experientes....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2017 às 18:41, graia disse:

Tudo azul gurizada? Enfim chegaram as 05 unidades do  LM338k do ebay, comprei também 03 unidades de uma loja de componentes eletrônicos na cidade de Chapecó SC, agora se preparem para os resultados: os que comprei no ebay nenhum funciona nem sequer varia a tensão se jogar o potenciômetro tudo para um lado é fumaça, os da loja de Chapecó 1 deles não funciona de carra, um deles se comporta como se fosse um LM317 suporta uma corrente de 1,40A o outro a corrente nem chega a 1A.

É bucha gurizada a gente não consegue comprar itens de alguns poucos de reais, a coisa ta feia mesmo, acredito que toda a sucata que é reciclada aqui e vai pra china esses componentes voltam remanufaturados, pifios ou falsos mesmo.

O que me dizem os mais experientes....

A última vez que achei um LM338K na Santa Ifigênia estava mais de 150 reais, acredito ser original pelo preço, até porque comprei dois deles por 18 reais cada quando morava em Santo André para fazer uma fonte de 10A e eram falsos.

Acho que a melhor opção é comprar um LM350 e usar na fonte, se desejar mais corrente tem que adicionar um transistor externo e um limitador de corrente. Eu tenho um LM350 que comprei e nunca usei, nem sei se é original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Pico e @Fuinessa não da, já estou a uns 7 meses para finalizar meu projeto e ainda nem saiu do chão devido a falta peças. Um amigo meu de distante morada me falou em uma impressora antiga uma tal de EMILIA PC se não me engano é da década de 80 ou 90 diz ele que la tem um LM338, sei onde tem uma recolhedora de descarte eletrônico e vou dar uma fuçada la, se achar beleza monto meu projeto senão parto para outra fonte publicada na revista ELEKTOR  senão me engano no fim dos anos 80 mas que é top e segundo um outro amigo meu que montou é profissional. Se alguém se interessar eu posto ai o diagrama que por sua vez já estou de posse dele.

Aquele abraço gurizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, graia disse:

Pois é @Pico e @Fuinessa não da, já estou a uns 7 meses para finalizar meu projeto e ainda nem saiu do chão devido a falta peças. Um amigo meu de distante morada me falou em uma impressora antiga uma tal de EMILIA PC se não me engano é da década de 80 ou 90 diz ele que la tem um LM338, sei onde tem uma recolhedora de descarte eletrônico e vou dar uma fuçada la, se achar beleza monto meu projeto senão parto para outra fonte publicada na revista ELEKTOR  senão me engano no fim dos anos 80 mas que é top e segundo um outro amigo meu que montou é profissional. Se alguém se interessar eu posto ai o diagrama que por sua vez já estou de posse dele.

Aquele abraço gurizada.

Conheço esse esquema da elektor, conheci gente que montou e falou que ela é praticamente indestrutível, eu estou montando uma também, mas parei a montagem por falta de recurso para terminar a caixa pois a placa já está montada. Eu tenho a coleção completa dessas revistas no meu blog, tem muito esquema bom lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Picco disse:

Conheço esse esquema da elektor, conheci gente que montou e falou que ela é praticamente indestrutível, eu estou montando uma também, mas parei a montagem por falta de recurso para terminar a caixa pois a placa já está montada. Eu tenho a coleção completa dessas revistas no meu blog, tem muito esquema bom lá.

Grande @picco, é isso ai, vamos partir pra outra, e pelo que vi não tem componentes de difícil acesso, acredito que 99% ou mais vem da sucata e a recomendação é boa, coisa de profissional, poste o endereço  do teu blog ai que estou na mordomia e pretendo dar uma chafurdada.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, graia disse:

Grande @picco, é isso ai, vamos partir pra outra, e pelo que vi não tem componentes de difícil acesso, acredito que 99% ou mais vem da sucata e a recomendação é boa, coisa de profissional, poste o endereço  do teu blog ai que estou na mordomia e pretendo dar uma chafurdada.

Abraços.

Verdade, os componentes são bem simples e fáceis de achar, a maioria eu já tinha, a única coisa que gastei dinheiro foi nos eletrolíticos, alguns resistores e dois dissipadores para os transistores de saída, como eu enrolei o trafo para uma tensão de 25V eu vou usar só dois transistores(2N3716) na saída reaproveitados de sucata. Também tive que fazer alguns ajustes no layout da placa para usar as pontes ret. que tinha e os eletrolíticos radiais, eu achei o eletrolítico de filtro axial que coloquei na placa, mas acertei a trilha para usar radial também.

Tem os terminais que preciso fazer adaptação pois as ilhas são bem próximas dos resistores e muito pequenas.

A foto da placa. O endereço do blog é https://blogdopicco.blogspot.com.br/

 

DSC03099.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2017 às 20:59, Picco disse:

Verdade, os componentes são bem simples e fáceis de achar, a maioria eu já tinha, a única coisa que gastei dinheiro foi nos eletrolíticos, alguns resistores e dois dissipadores para os transistores de saída, como eu enrolei o trafo para uma tensão de 25V eu vou usar só dois transistores(2N3716) na saída reaproveitados de sucata. Também tive que fazer alguns ajustes no layout da placa para usar as pontes ret. que tinha e os eletrolíticos radiais, eu achei o eletrolítico de filtro axial que coloquei na placa, mas acertei a trilha para usar radial também.

Tem os terminais que preciso fazer adaptação pois as ilhas são bem próximas dos resistores e muito pequenas.

A foto da placa. O endereço do blog é https://blogdopicco.blogspot.com.br/

 

DSC03099.JPG

 

Ok @Picco, vi teu blog, show de bola tem muita coisa boa la, estou decidido dentro de 30 dias quero montar esta fonte, monto e posto ai, termine a tua ai e poste também inclusive com fotos ai ajudaremos outros aqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 12/07/2016 às 18:41, graia disse:

Gurizada, achei um tempinho pra terminar este projeto, mas não esta dando certo, troquei o LM338 e os TIP147, mas ele não varia a tensão de saída e alem do mais  quando botar uma carga a tensão cai bastante, montei um outro projeto do mesmo autor que vou postar aqui, os componentes são iguais do diagrama, não tenho afinidade em analise mas pelo visto terei que começar a praticar.

Projeto fonte;.jpg

Eu fiz uma Fonte dessas é deu o mesmo problema depois de analisar e mexer no circuito descobri o problema (capacitor que está em paralelo com o regulador) retirei ele é não coloquei mais nada, pois ele altera o funcionamento da Fonte. 1uf x35v 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua contribuição teve boa intenção, claro. Permita-me opinar. De fato o capacitor pode influenciar em condições especiais como a conexão não otimizada do terra que deve se convergir pro negativo do cap, correntes parasitas, qualidade duvidosa do regulador, do capacitor, e alguns etc. Ele tenta colaborar com o sistema a "nível molecular" ou seja, "aplainando" a V referência: a mais crítica pro sistema. Mas sim, isto é conhecimento empírico e provavelmente não mencionado no datasheet do regulador

 

Edit...

De fato o capacitor aplaina a amostra que vem da saída. De uma certa forma o ci "amplifica" a amostra pra manter a saída. Se estiver sujinha, ele amplifica a sujeira o que pode sujar a saída e causar "ecos" e tal. Por isso há importância de onde se pega o terra. Pra carga ativa - corrente variável - isso se destaca.

 

Por falar nisso queira por gentileza queira melhorar a qualidade da sua contribuição dizendo exatamente o que ocorre na sua montagem, na saída da tensão: se ão funciona, se varia, se oscila, que tipo de carga usas etc.

trás, Diovane Inocêncio disse:

altera o funcionamento da Fonte

... é muito vago. E se achar que deve, publique fotos da sua montagem.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa fonte dessas de alta corrente, o sistema de GND é muito importante. O capacitor em questão de 1 uF é recomendado até no datasheet do fabricante, mas claro que se supõe que o sistema de GND foi feito com todo o cuidado para que o CI regulador esteja trabalhando mesmo com os sinais reais existentes no torne de saída da fonte.

 

Qualquer trilha de GND mal feita vai estragar essa referência.

 

O Circuito desta fonte é bem eficiente e provado. Mas a montagem tem de ser muito bem feita....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...