Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou querendo comprar um nobreak mas não manjo


Posts recomendados

Fala clan, então.. poste da minha rua dava muito curto antigamente na epoca do meu PC antigo, dai eu to com esse novo e essa semana deu um, dai to meio preocupado e quero comprar um nobreak pra garantir a segurança. 

Problema que eu só tenho até 300 reais pra gastar, dai vi esse

mPep2dy.jpg

AmTCJ2z.jpg

 

Dai tem "potencia maxima: 600VA ou 300W"

WTF, como assim só 300W 

 

 

Eu li que tem que fazer um calculo de qnts watts usa td q eu quero ligar e aumentar 30-50%, ou seja, pra isso ai eu pretendo ligar 1 monitor e o meu PC.

Porém eu li que tem 2 tipos de nobreak e não sei ql é esse, também não sei dizer se essa marca é boa.

Se vocês puderem me explicar um pouco se esse é bom ou me recomendar um melhor até 300, eu ficaria muito grato.

PS: Quando da curto no poste, n tem chance de queimar o nobreak ligado na tomada? :lol:

 

 

Edit: Não sei isso é relevante, mas a config do meu PC é 

 

i5 4a geração

960

h81m-e33

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Qual a potência necessária para o meu Nobreak?

A primeira característica dos diversos tipos e modelos de Nobreak que você precisará escolher é a potência. O Nobreak, também conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply, ou Fonte de Alimentação Initerrupta, em tradução livre), tem a sua potência representada em volt-ampère (VA). Cabe dizer que, quanto maior o valor de VA, mais equipamentos conectados ele suportará.

Para calcular a potência é necessário fazer o seguinte cálculo: some a potência em watts dos equipamentos que serão ligados a ele e multiplique o resultado por 1,2. Adicione uma margem de 20% a 30% a mais para contemplar eventuais aparelhos adicionais que sejam usados. Você terá, assim, a potência que seu Nobreak deverá possuir para suprir suas necessidades.

 

E quanto à tensão?

Pode parecer bobagem, mas não se esqueça de checar a tensão do Nobreak que você está pensando em comprar, pois nem todos os modelos são bivolt, ou seja, adequados tanto para 110V ou 220V. Confira a compatibilidade desse aparelho com a rede elétrica que o suportará.

 

Considere o tempo de autonomia

Uma das vantagens do uso de Nobreaks é que eles possuem baterias capazes de fornecer a energia elétrica necessária no caso de queda do fornecimento. Cada modelo possui uma autonomia diferente, então é aconselhável verificar por quanto tempo é possível trabalhar sem luz elétrica no local. Portanto, se você trabalha ou mora em uma localidade em que a falta de energia pode durar muitas horas, este é um detalhe importante para garantir sua satisfação com o equipamento adquirido.

 

Convencional X Inteligente

Há dois tipos de Nobreak: o convencional, que é o bastante para a maior parte de usuários individuais e o inteligente, que possui um chip capaz de gerenciar o funcionamento de redes através de um software de controle. Esta versão pode preservar o funcionamento do servidor quando o fim da autonomia de suas baterias estiver próximo. Portanto, no caso de uma rede, como nas empresas, o ideal é optar pelo Nobreak Inteligente.

 

Escolha uma marca confiável

Outro aspecto que pode parecer óbvio, mas é desconsiderado por muitos na hora de escolher o Nobreak, é a assistência técnica - serviço oferecido pelos grandes fabricantes. Como se trata de um dispositivo de segurança, a última coisa que se precisa é de um Nobreak com mal funcionamento e ainda por cima sem assistência técnica satisfatória, não é mesmo? Por isso, escolha com cuidado e invista em um equipamento de qualidade para sua estrutura de computadores.

 

Agora que você sabe os principais cuidados que deve tomar na hora de comprar um Nobreak, o próximo passo é fazer uma cotação com uma empresa especializada para escolher a melhor opção. Se ainda tem dúvidas sobre a melhor opção de Nobreak, deixe-as nos comentários que lhe ajudaremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Catch the Rainbow Seja bem-vindo ao Fórum. :)

 

Esses equipamentos de baixo custo não são nobreaks. São shortbreaks, não senoidais e vagabundos. Além desse tipo de equipamento não trazer a proteção que você procura, vai te dar de presente o risco de danificar o computador inteiro. Fique bem longe dessas porcarias. 

 

Se você precisa de proteção, compre um bom filtro de linha. É ele que vai te proteger de surtos. Recomendo Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Olá Foxwalt, obrigado pelo post.

 

Olhei os produtos da Clamper aqui e parecem ser produtos de qualidade. Eu vi um por R$80,90 (iClamper Energia 5 Preto - DPS) e um de R$179,90 (Clamper Multi Energia - DPS). Eu só quero proteger meu computador de qualquer curto (presumo que seja a mesma coisa que surto), a primeira de 80,90 é boa o suficiente ou devo pegar a segunda? 

 

Eu não manjo muito da ~tecnologia~ desses filtros de linha da Clamper, o que eles tem de diferente exatamente?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um nobreak, para ser de qualidade, precisa ser online, senoidal puro e de dupla conversão. Nobreaks desta categoria partem facilmente dos 1200~1300 reais. De modo geral, qualquer "nobreak" com preço abaixo disso não passa de um estabilizador com bateria, extremamente prejudiciais (como bem explicado pelo amigo @Foxwalt ).

 

E diferentemente do que foi dito pelo colega @Rodrigo H Gonçalves , o nobreak precisa ser dimensionado para a potência total da fonte mais seu gasto com a eficiência, somando-se ainda o consumo de eventuais periféricos que serão ligados à ele (como monitor), e não para o quanto a máquina consome.

 

Ou seja, se sua máquina consome 300w e você tem uma fonte de 750w (com 80% de eficiência), você precisa de um nobreak que entregue 800w.

 

Fonte: www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf?sdirect=true

2 minutos atrás, Catch the Rainbow disse:

@Foxwalt Olá Foxwalt, obrigado pelo post.

 

Olhei os produtos da Clamper aqui e parecem ser produtos de qualidade. Eu vi um por R$80,90 (iClamper Energia 5 Preto - DPS) e um de R$179,90 (Clamper Multi Energia - DPS). Eu só quero proteger meu computador de qualquer curto (presumo que seja a mesma coisa que surto), a primeira de 80,90 é boa o suficiente ou devo pegar a segunda? 

 

Eu não manjo muito da ~tecnologia~ desses filtros de linha da Clamper, o que eles tem de diferente exatamente?

 

Surto elétrico e curto circuito são coisas completamente distintas.

 

Para proteger seu PC você precisa de um AntiSurge (erroneamente chamados de filtros de linha aqui no HUEzil). Tanto o IClamper quanto o Multienergia são ótimos AntiSurges. Qual deles você deve usar o seu PC? Depende principalmente de como é sua internet. Se sua internet chegar ao seu PC via Wi-Fi, ou seja, sem cabos, você pode optar pelo IClamper (que tem um melhor custo x benefício). Se sua internet for ADSL (e chegar ao seu PC via cabo Ethernet) ou via TV à cabo (por meio do cabo coaxial até o modem, e depois chegando ao seu PC pelo Ethernet novamente), você precisará de uma proteção mais parruda, como esta: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html?gclid=COWroYjQnc0CFQUIkQodopgE_Q

 

Isso é necessário pois os surtos de energia podem chegar ao seu PC pode meio da linha telefônica ou pelo cabo coaxial.

 

Boas compras!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo post @braconius.

 

Acho que vou pegar essa ultima que você linkou.

 

Só pra terminar, o que esse filtro de linha faz exatamente pra proteger? Eu nunca nem tinha pensado em apenas pegar um filtro de linha pra proteger meus equipamentos, também não estou duvidando do produto, só estou procurando entender mesmo. Como eu perguntei ao usuario Foxwalt antes, como funciona essa ~tecnologia~? Ele desliga tudo quando nota que a corrente está saindo muito dos padrões ou algo do tipo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Catch the Rainbow disse:

Obrigado pelo post @braconius.

 

Acho que vou pegar essa ultima que você linkou.

 

Só pra terminar, o que esse filtro de linha faz exatamente pra proteger? Eu nunca nem tinha pensado em apenas pegar um filtro de linha pra proteger meus equipamentos, também não estou duvidando do produto, só estou procurando entender mesmo. Como eu perguntei ao usuario Foxwalt antes, como funciona essa ~tecnologia~? Ele desliga tudo quando nota que a corrente está saindo muito dos padrões ou algo do tipo? 

Para saber o que ele faz, basta ler a descrição do produto (DETALHES).

 

De modo geral, os AntiSurges DPS protegem seu computador contra surtos de energia, que são os causadores de danos em equipamentos elétricos/eletrônicos. Um exemplo: sabe quando alguém fala "ah, ontem a luz acabou lá em casa e queimou minha TV"? A TV não queimou por causa da falta de luz, ela queimou devido ao surto de energia que acompanhou a queda de luz(nem toda queda de energia gera surto, e nem todo surto obrigatoriamente vem apenas em quedas de energia. Pesquise na internet que você vai entender melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Catch the Rainbow disse:

Obrigado pelo post @braconius.

 

Acho que vou pegar essa ultima que você linkou.

 

Só pra terminar, o que esse filtro de linha faz exatamente pra proteger? Eu nunca nem tinha pensado em apenas pegar um filtro de linha pra proteger meus equipamentos, também não estou duvidando do produto, só estou procurando entender mesmo. Como eu perguntei ao usuario Foxwalt antes, como funciona essa ~tecnologia~? Ele desliga tudo quando nota que a corrente está saindo muito dos padrões ou algo do tipo? 

normalmente ele tem componentes que "drenam" ruídos com frequências diferentes dos 60hz da tomada, e também possuem varistores que é um componente que entram em curto quando passa de certa tensão (ex:150v), ele drena a energia para si e pode queimar o fusível assim não deixando esse excesso passar e  protegendo os aparelhos ligados

 

isso é o básico do básico para um filtro de linha que tem anti-surto

 

filtros de linha vagabundos só tem um fusível, ele é acionado quando algo passa o limite de corrente, ou seja ele só é acionado quando algo já da errado pra evitar que pegue fogo

 

ex: seu PC da um curto-circuito o fusível queima evitando que o curto superaqueça os fios ou que pegue fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...