Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar water cooler em sistema existente peltier a ar


Posts recomendados

Olá

 

Há algum tempo atrás me deparei com um problema de refrigeração, mas não em meu PC exatamente, mas na minha adega termoelétrica. Como sei que existem vários experts em overclocking e sistemas de refrigeração com water cooler resolvi buscar ajuda de vocês aqui para tentar me ajudar com alguma adaptação.

 

Meu objetivo inicial é instalar um water cooler + Peltier (existente) no sistema atual a ar + Peltier.

 

Minha necessidade apareceu porque no verão a adega não gela, já que a ventoinha de 120mm que tem nela não consegue dar conta de dissipar o calor gerado pela Peltier e componentes internos do gabinete. A temperatura interna não cai além dos 19ºC, além do mais o cooler trabalha a 100%, praticamente 24h nesse período. Tenho receio que a Peltier vire torrada em breve, pois o superaquecimento deve estar no limite. No inverno já fica mais tranquilo, ela consegue manter 10ºC, mas não consegue chegar nos 8ºC que é o mínimo que ela atinge e é especificado pelo fabricante.

 

O que eu tinha em mente era retirar a ventoinha de 120mm e instalar no lugar um water cooler nas aletas ou diretamente na Peltier (não sei o que é correto). Aproveitaria a ventoinha de 120mm, acoplaria um radiador e montaria o restante dos componentes para o water cooler (pensei até em comprar algum kit destes da Corsair, pois não sei quais outros acessórios eu necessitaria comprar). Se com isso conseguisse reduzir a temperatura interna para 12ºC no verão já estaria ótimo.

 

No passado pensei que o problema da falta de refrigeração era a circulação de ar em volta do gabinete, então instalei do lado de fora um cooler destes de VGA com 2 ventoinhas, porém o resultado não foi conforme esperei, então dependendo da necessidade, dá pra utilizar este cooler de VGA ao invés do cooler de 120mm.

 

O que acham? É possível fazer uma adaptação dessa?

Sugestões? Ideias?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Peltier tem validade, geralmente dura dois anos e estraga muito fácil com o calor

Vai ser a primeira peça que você tem que trocar

A ventoinha exige um cuidado mais especial de limpeza, não é só remover a poeira, visto que ela necessita de lubrificação

Além do que, dependendo da ventoinha de fábrica, ela não é forte o bastante, por isso eu recomendaria você comprar um Coolermaster Sickeflow de 120mm e adaptar na placa da adega.

Dê uma verifica no sensor de temperatura, se não está obstruído, ele é muito importante pra tudo funcionar corretamente. Geralmente ele fica isolado em algum lugar, verifique se continua assim

Provavelmente tem um dissipador ligado ao peltier (aquela peça de metal), se não tiver, então tem algo de errado ai

Caso você instalasse um water cooler, ficaria ruim pois ele tem tamanho pra processador, o peltier é um pouco maior(dependendo do modelo), ele iria aquecer na borda, e não tem como colocar o wc em cima de um dissipador, por isso acho que seria melhor apenas trocar a ventoinha

 

Ah, quase ia esquecendo. A pastilha geralmente tem uma pasta térmica entre o dissipador. Isso é muito importante e é preciso usar uma de qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FunkyClearMen Cat

 

Agradeço pela sua contribuição, imaginei que seria possível adaptar um bloco na Peltier, mas pelo visto isto talvez não seja possível a não ser que eu fabrique um bloco personalizado, estou correto?

 

Quanto a Peltier vou ter que considerar a troca então, pois receio que já esteja em fim de vida útil, e com isso faria a troca da ventoinha por garantia.

 

Já fiz limpeza da ventoinha umas 2x, mas não uma lubrificação detalhada. Recomenda algum produto específico? Lubrifiquei somente a haste de giro da hélice com WD-40 para não estragar as peças plásticas. Sei que o WD-40 não é um lubrificante adequado, pois é desengripante, mas era o melhor pro momento.

 

Quanto ao sensor de temperatura suponho que esteja ok, pois agora no outono está controlando a temperatura tranquilamente e está conseguindo manter os 14ºC.

 

O dissipador existe sim, na realidade comentei como sendo aletas, mas não sei se seria o nome certo. De qualquer maneira todas vezes que faço a limpeza interna removo bastate sujeira dela, então estou estudando a possibilidade de instalar uma tela antipoeira na saída traseira, só tenho receio de impedir ainda mais o fluxo de saída de calor no verão.

 

Pelo que entendi então se fosse possível colocar um WC no sistema eu teria que remover o dissipador e "colá-lo" direto na Peltier com a pasta térmica?

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, marceloyudi disse:

Agradeço pela sua contribuição, imaginei que seria possível adaptar um bloco na Peltier, mas pelo visto isto talvez não seja possível a não ser que eu fabrique um bloco personalizado, estou correto?

Como assim?
 

42 minutos atrás, marceloyudi disse:

Já fiz limpeza da ventoinha umas 2x, mas não uma lubrificação detalhada. Recomenda algum produto específico? Lubrifiquei somente a haste de giro da hélice com WD-40 para não estragar as peças plásticas. Sei que o WD-40 não é um lubrificante adequado, pois é desengripante, mas era o melhor pro momento.

WD-40 é um bom desengripante, mas não é tão bom quanto lubrificante pois ele evapora ao invés de criar um óleo de atrito. O óleo para rolamentos Singer seria mais recomendado (Embora eu nunca tenha comprovado que faça alguma diferença em relação ao WD)

 

44 minutos atrás, marceloyudi disse:

O dissipador existe sim, na realidade comentei como sendo aletas, mas não sei se seria o nome certo. De qualquer maneira todas vezes que faço a limpeza interna removo bastate sujeira dela, então estou estudando a possibilidade de instalar uma tela antipoeira na saída traseira, só tenho receio de impedir ainda mais o fluxo de saída de calor no verão.

Isso é porque a ventoinha puxa o ar. A adega no chão puxa toda poeira ao redor da casa. A limpeza precisa ser feita de 3 em 3 meses se ela estiver aberta

Vê qual tamanho da entrada de ar e coloca um filtro destes que vai ser melhor, até pra limpar é mais fácil

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744193118-filtro-grade-de-aluminio-akasa-para-fan-cooler-120mm-12cm-_JM

(Não precisa ser este exatamente, é só um exemplo)

 

51 minutos atrás, marceloyudi disse:

Pelo que entendi então se fosse possível colocar um WC no sistema eu teria que remover o dissipador e "colá-lo" direto na Peltier com a pasta térmica?

Sim

 

Pra finalizar, eu lembro que eu estava na mesma situação com um bebedouro que deu problema na ventoinha por falta de limpeza e a tampa do filtro de ar (que na verdade era um gradeado plástico) tinha ido embora

Quando eu fui trocar a ventoinha, eu vi que tinha uma segunda entrada pra outra ventoinha na placa de circuito. Assim instalei uma segunda ventoinha como exaustor. Caso você possa fazer isso, lembre-se que o exaustor tem que ficar acima do dissipador(Ar quente sobe)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎10‎/‎06‎/‎2016 às 17:54, FunkyClearMen Cat disse:

Como assim?

Pensei em mandar fabricar um bloco, só não sei se sairia muito caro

 

Em ‎10‎/‎06‎/‎2016 às 17:54, FunkyClearMen Cat disse:

WD-40 é um bom desengripante, mas não é tão bom quanto lubrificante pois ele evapora ao invés de criar um óleo de atrito. O óleo para rolamentos Singer seria mais recomendado (Embora eu nunca tenha comprovado que faça alguma diferença em relação ao WD)

Suspeitava de algo do tipo... terei que comprar um óleo lubrificante. Acredito que irá melhor!

 

Em ‎10‎/‎06‎/‎2016 às 17:54, FunkyClearMen Cat disse:

Isso é porque a ventoinha puxa o ar. A adega no chão puxa toda poeira ao redor da casa. A limpeza precisa ser feita de 3 em 3 meses se ela estiver aberta

Vê qual tamanho da entrada de ar e coloca um filtro destes que vai ser melhor, até pra limpar é mais fácil

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744193118-filtro-grade-de-aluminio-akasa-para-fan-cooler-120mm-12cm-_JM

(Não precisa ser este exatamente, é só um exemplo)

Então... tá aí uma coisa que achei estranho agora... quer dizer não sei se é estranho ou não, mas essa ventoinha sopra o ar para fora do gabinete, ou seja, do dissipador para o ar. Pelo menos quando coloco a mão em frente a parte traseira quando o cooler está ativo é possível sentir o vento quente. Será que o sentido do cooler está errado?

 

Em ‎10‎/‎06‎/‎2016 às 17:54, FunkyClearMen Cat disse:

Pra finalizar, eu lembro que eu estava na mesma situação com um bebedouro que deu problema na ventoinha por falta de limpeza e a tampa do filtro de ar (que na verdade era um gradeado plástico) tinha ido embora

Quando eu fui trocar a ventoinha, eu vi que tinha uma segunda entrada pra outra ventoinha na placa de circuito. Assim instalei uma segunda ventoinha como exaustor. Caso você possa fazer isso, lembre-se que o exaustor tem que ficar acima do dissipador(Ar quente sobe)

 

Vou tentar fazer uma adaptação com o cooler de 2 ventoinhas pra VGA que tenho e fixar na parte superior do gabinete e ver se melhora. Nessas horas tudo é válido

 

Valeu pelas dicas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marceloyudi disse:

Então... tá aí uma coisa que achei estranho agora... quer dizer não sei se é estranho ou não, mas essa ventoinha sopra o ar para fora do gabinete, ou seja, do dissipador para o ar. Pelo menos quando coloco a mão em frente a parte traseira quando o cooler está ativo é possível sentir o vento quente. Será que o sentido do cooler está errado?

Bem estranho. Cooler de cpu sempre puxa o ar. E o bebedouro que desmontei também estava puxando. Tem algo bem errado ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...