Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Arthur912414

Intel e2140 chegando a 73ºc no stress

Recommended Posts

Boa Noite!
Pessoal, tenho um Intel E2140 1.60ghz que está quase sempre a 60ºC, mas sempre que abro algum jogo (pode ser um leve, tipo um cs 1.6), o processador vai pra 73º. Estou achando essa temperatura muito elevada, pois o ar quente esta sendo jogado direto na RAM, e as vezes o PC desliga por nada, e eu acho que esse é o motivo. O cooler é o padrão da Intel , mas sem ser o pequenininho. Nunca foi feito Overclock neste computador.
Vocês acham que os desligamentos são causados por overheating? se quizerem, posto o .log do windows aqui.
Config do PC:
Processador: Intel E2140 1.60 GHZ
Placa de video: VIA Chrome 9 HC IGP wddm 1.1
placa-mãe: ASUS P5VD2-VM
Fonte de 450W reais
Case genérica/sem modelo.

Muito Obrigado a todos vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já fez uma limpeza no cooler? Deve estar há alguns anos sem manutenção, correto? Caso sim, você precisaria limpar o cooler e se possível trocar a pasta térmica.

O desligamento não é por causa da temperatura. O Tcase é de 61 a 73ºC dependendo da revisão do seu chip, mas eles devem ter um TJmax por volta dos 100ºC, então só acima de 90ºC você correria o risco de desligamento.

Mas acima de 70ºC está alto, especialmente se o seu for revisão L2, que tem Tcase de 61ºC. 

Qual é o gabinete? Ele é bem ventilado? Tem fonte embaixo?

Faça uma limpeza também.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Obrigado por me responder!
Amigo,  antes da limpeza, o processador chegava a 65º, fiz a limpeza e ele chegou a 61º agora. A pasta térmica é a da loja que montou o PC mesmo. (não sei o nome da loja, faz 10 anos que compraram o PC)
Não sei te dizer o gabinete... como olho? sobre ventilação, ele chega a essa temperatura mesmo com a case aberta. E a fonte fica em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

@Arthur912414 61º até que não está ruim, se bem que estamos no inverno. No verão você terá problemas.

Como tem dez anos esse micro, a pasta deve ter secado. Procure comprar uma pasta DeepCool Z5 que está barata e faça a troca. Limpe bem o tampo da CPU e o dissipador do cooler e reaplique a pasta na CPU.

Aqui você pode ver a melhor maneira de aplicar a pasta térmica:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

Se você aplicar direito, apenas a gota, muito provavelmente a temperatura vai abaixar ainda mais.

O gabinete com a fonte em cima é ruim pois esquenta bastante a região do soquete, mas é melhor e mais barato comprar um cooler novo do que trocar de gabinete.

Mas troque a pasta e veja como fica, porque dez anos é muita coisa, especialmente para o elastômero do cooler box. Mas não compre pasta Implatec ou similar, pois será jogar dinheiro fora. Essa Z5 acho que está por vinte e alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Aqui tem uma foto do processador:
CAM00276.jpg

E uma foto da case:
CAM00277.jpg

Foto do processador chegando a 68ºC durante CS 1.6 (não chegou a 70 porque hoje ta muito frio aqui)
CAM00279.jpg

Não consegui postar uma foto da case aberta, o site não deixou :/

Vou trocar a pasta térmica se eu conseguir encontrar. Não tem mais nenhuma marca boa barata não? 

Compartilhar este post

Link para o post

@ApoloBrz Você diz na tampa? não tem ventilador ali. é aquele... "cano preto" que fica em frente do cooler do processador, e é o único do computador. posso adicionar mais um atrás, mas acho que vai fazer mais barulho do que ventilar...

Compartilhar este post

Link para o post

@ApoloBrz Bem, este cooler que eu posso colocar atrás... digamos que ele seja mais velho que o próprio computador (deve ser de 2002 ou 2004), além de fazer muito barulho, ele vai ventilar direito sendo só ele e o cooler da CPU nessa case??
E o tal "cano preto" não iria atrapalhar ele nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais