Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Levi Lima

R9 380 com problema ou fonte insuficiente?

Recommended Posts

Hey amigos, tudo certo? Espero que sim! 

Estou com uma configuração com as seguintes especificações: 

Supply: GX 450W (Cooler Master) 

CPU: i3 3220 

RAM: 8GB (2x4 1333MHz) 

VGA: R9 380 2 GB GAMING 1 (MSI)

Estava utilizando tudo sem problemas até o dia de ontem, quando abri o MK X e vi uns glitches estranhos na tela, fechei o jogo e o problema persistiu até que eu reiniciasse a máquina e, desde então, tudo encontra-se normal. 

Minha duvida é: Será que minha fonte não está dando conta do recado e está ocasionando esse tipo de situação ou, talvez, a placa esteja apresentando defeitos? Pelo que andei vendo, essa minha fonte não é recomendada, vi em um site que uma fonte recomendada seria de 550W. Segue um print do problema: 

PffghcP.jpg

E aí, FONTE com energia insuficiente ou VGA dando adeus? Vou torcer pra que seja a fonte, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que pena. Acabei de comprar essa ***** (de segunda-mão, diga-se de passagem). 

A fonte até pode ser boa, porém até a quantidade de Watts que ela trabalha, certo? Vi em uns testes do CDH que ela entrega somente 450W, nada mais e nada menos, porém a VGA que estou usando requere isso:

8f2c5f0af7d7487ca026ba63fe01b162.png

E aí?

Compartilhar este post

Link para o post

essa estimativa que os fabricantes colocam sao SUPERESTIMADAS.. eles recomendam uma fonte de 550 porque nao sabem qual é o resto da sua configuração, se você vai ter um hardware muito potente ou nao, se você fez ou faz overclock, etc... mas a sua em particular nao deve consumir nem ¼ dos 450w da sua fonte, sobrando potencia pra placa de video..

Editado por rodrigo.dcvieira
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendo esse ponto de vista e sinceramente pra mim me parece o mais lógico.

No caso, minha fonte só possui um conector de 6 pinos e a placa pede 2 conectores de 6 pinos. Para usá-la, eu coloquei um adaptador de 6 pinos nas entradas de força da fonte para ligar a placa e usá-la. Isso interferiria em algo?

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Levi Lima disse:

Eu entendo esse ponto de vista e sinceramente pra mim me parece o mais lógico.

No caso, minha fonte só possui um conector de 6 pinos e a placa pede 2 conectores de 6 pinos. Para usá-la, eu coloquei um adaptador de 6 pinos nas entradas de força da fonte para ligar a placa e usá-la. Isso interferiria em algo?

mas nao é um ponto de vista e sim uma constatacao, praticamente um consenso.

agora sobre usar aqueles adaptadores, tb nao é um ponto de vista e sim outra constatacao.. o certo seria a fonte ter cabos suficientes para nao precisar de gambiarras de adaptadores para alimentacao das placas.. esses adaptadores, apesar de virem nas caixas das placas de video, nao sao a melhor opcao.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdão amigo, não quis dizer que a opinião carecia de evidências, muito pelo contrário, usei seu argumento como meu argumento sobre o vendedor pelo qual efetuei a compra. 

Então, no caso da fonte, possivelmente poderia ser esse problema, já que não é recomendável? Por que não é exatamente recomendável? O meu computador tem muitas paradinhas. Tipo, meu gabinete tem 2 coolers de 120mn com leds azuis, tenho 2 HDs de 500 GB SATA2, mouse & teclado multilaser TC 195 que tem uns leds também (os do mouse ficam alternando) e um monitor full hd da LG. No caso, essas paradas como luizinhas e etc poderia influenciar em forçar muito a fonte em dar energia? Pode parecer uma pergunta muito ***** (e de fato, é), porém estou com a duvida. Obrigado pelos comentários, amigo.

@rodrigo.dcvieira.

Compartilhar este post

Link para o post

peço que você leia esses 2 artigos:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/porque-nao-devemos-usar-adaptadores-de-alimentacao-em-placas-de-video/3062

e para clarear sobre a questao da potencia das fontes serem bem acima no site dos fabricantes de placa de video do que o necessario

Editado por rodrigo.dcvieira

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no caso, segundo o artigo do CDH, minha fonte possui uma qualidade boa e é até mesmo recomendada. Então em teoria, não deveria me preocupar com o adaptador. Desde o dia em que postei este print do começo do tópico, o problema não apareceu novamente. Bem estranho. Só aconteceu nesse dia somente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais