Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sergio Greiso

Inversor hayonik 800w

Recommended Posts

Olá, amigos !

 

Tenho um inversor Hyonik 800 W apresentando um funcionamento muito estranho. Estou alimentando o mesmo com uma bateria estacionária 240Ah totalmente carregada. Quando conecto 7 lâmpadas incandescentes de 100W ele funciona normalmente. Quando alimento a rede protegida da minha casa, que consome 500W entre lâmpadas fluorescentes e exaustor do banheiro, usando a bateria do carro, estando o mesmo ligado em marcha lenta ele funciona normalmente. Mas quando conecto o inversor na bateria totalmente carregada de 240 Ah o inversor desliga quando a potência consumida atinge 180W com a bateria apresentando 12,7 v !!!  Alguém já passou por algo semelhante ???  Não consigo entender o que pode estar acontecendo !!!  Desde já agradeço qualquer ajuda ou dica !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A carga representada por sua casa tem um determinado comportamento indutivo que em nada se adapta a saída de onda retangular que seu inversor deve ter....

Confira se seu inversor gera onda retangular!!! 

O correto para que ele sequer sentisse nada de diferente seria ou que ele gerasse onda senoidal pura ou que sua carga, a casa, não tivesse cargas indutivas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, Faller !

 

Muito obrigado pela atenção, amigo !

 

O inversor é o de senóide moficada e, portanto, onda retangular. E sobre o que você disse das cargas indutivas é verdade. O que está me intrigando é que quando ligo o inversor na bateria do carro (52Ah apenas) com o mesmo em  marcha lenta ele funciona perfeitamente bem e durante várias horas !!!  ( da última vez ele ficou ligado por mais de 7 horas ininterruptas a 500W !!!).

Mas quando o ligo na bateria estacionária totalmente carregada ele apresenta o comportamento que já relatei. Eu preciso fazer este inversor funcionar na bateria, da mesma forma que ele funciona na bateria do carro ! 

 

Abraço e muito obrigado pela resposta !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando apresentar este problema, observe a tensão que a bateria ficou.

O inversor só deve desligar com a bateria em 10V.

 

Talvez a bateria do carro, em marcha lenta, a tensão nunca abaixa além de determinado valor. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Albert_emule !

 

Muito obrigado pela atenção, amigo !

 

Não sei se escrevi na abertura do tópico, mas a tensão da bateria quando isso ocorre é de 12,6...  12,7 V. O que é mais estranho ainda. E antes que você ache que o inversor está com defeito eu te digo que o comportamento é o mesmo para outro inversor de 1000W BOSS. Este é um "xing-ling" que não dá 1000W, lógico, mas dá uns 400W e ele também desliga quando a tensão da bateria é 12,6V e a carga é de 180W !!!  Lembro também que o mesmo funciona perfeitamente quando conectado à bateria do carro e este em marcha lenta! Então o que percebo é que esta é uma característica dos inversores, em geral e que NÃO ESTÁ EM CONFORMIDADE com o que os mesmos anunciam. Qual é o problema, afinal ???

 

Muito obrigado, amigo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não está usando cabos muito longos nas baterias? 

Pode acontecer de na bateria ter 12.6V, mas devido a distância dos cabos de bateria, lá no final onde o inversor está conectado pode ter 10V. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ôpa, Albert_Emule !

 

Também já tinha considerado isso, amigo, e cheguei a medir a tensão nos bornes da bateria e nos bornes de entrada do inversor, Albert ! A queda é de 0,1 v porque uso cabos de 10mm2 e muito curtos (50cm). Logo depois que percebi o mal funcionamento fui eliminando os problemas mais óbvios mas agora não sei mais onde buscar soluções. O interessante disso é que este problema que relato parece ser apenas MEU ! Ninguém relatou problemas semelhantes, o que me leva a crer que todos os demais inversores funcionam perfeitamente bem numa bateria estacionária de 240 Ah carregada, exceto os meus dois ! Irritante, isso !

 

Mais uma vez agradeço, amigo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite,

 

Estou enfrentando o mesmo problema, tenho um inversor Hayonik 2000W Senoidal pura, 12Vcc para 127Vca, um banco de baterias com 5 baterias em paralelo Freedom DF2000 115Ah, e ele se desliga com apenas 130W, mesmo com o banco carregado (12,7V ; 12,6V) corrente drenada do banco em torno de 11A, mas a tensão na saída do inversor atinge uma queda de mais de 10% (107V 0 110V)levando o mesmo a desligar por proteção. Já estava pensando em fazer testes com baterias de 220Ah, mas depois que li seu post aqui já perdi a esperança de resolver meu problema.

 

OBS: O inversor está alimentando apenas lampadas led de 9w e 11w.

Editado por EDVAN SILVEIRA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um inversor da Hayonik 1000W e tive o mesmo problema. Liguel para eles e trocaram o equipamento. Garantiram-me que o equipamento estaria funcionando. Recebendo o equipamento aqui, percebi que estava com o problema ainda.

O que acontece aqui é o mesmo relatado neste post. Não consigo alimentar nada com ele... Uns 130 watts e nada mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos ! 

 

Albert Emule...  EU também fiz um "só pra mim" (hahahaha) amigo...   

 

PRONTO ! PROBLEMA RESOLVIDO !

 

ADEUS FALTA DE LUZ !!! 1200 W de pura travessura... dá partida em motores de até 1HP... SENOIDAL PURÍSSIMA... Sistema de partida automática... Recarga inteligente em três fases... proteção contra sobracarga, curto e superaquecimento... trava de acionamento de 1 min... exclusivo sistema SLEEP de flutuação.... e mais ! Foram dois anos de "sofrimento"...  mas consegui ! Abraço a todos !

compac1200.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Albert ! EU uso trafo comum, mesmo ! Apesar da desvantagem do peso o sistema fica mais robusto...  Suporta melhor as variações de regime de consumo !

 

Abraço !

adicionado 2 minutos depois

Albert...  Por acaso você sabe como faço pra gravar/ler pic 12f675 com o UPA e aquela plaquinha de soquetes ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Sergio Greiso disse:

Oi, Albert ! EU uso trafo comum, mesmo ! Apesar da desvantagem do peso o sistema fica mais robusto...  Suporta melhor as variações de regime de consumo !

 

Abraço !

adicionado 2 minutos depois

Albert...  Por acaso você sabe como faço pra gravar/ler pic 12f675 com o UPA e aquela plaquinha de soquetes ???

 

Você conseguiu extrair o código daquela placa? Como? 

Ou você tem um código qualquer? 

 

Gravar o PIC é fácil.

Basta comprar o gravador e tem uns procedimentos que tem em vídeos no youtube. 

O difícil é programar. 

Ainda mais programar para fazer senoides. Fazer senoides exige muita matemática. 

Fora que você tem que programar para a coisa toda estabilizar a tensão de saída e ainda adicionar as outras funções. 

 

Não sei programar. 

Eu vou me virando. 

 

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Sergio Greiso disse:

Oi, Albert ! EU uso trafo comum, mesmo ! Apesar da desvantagem do peso o sistema fica mais robusto...  Suporta melhor as variações de regime de consumo !

 

Verdade. trafo tem seu lado bom. 

Eu estive vendo preço para fabricação de trafos de 3Kva. Até que não saiu muito caro. 

Fica nuns R$300,00 a fabricação em casa. 

20 quilos de chama de ferro que custam R$150,00

O carretel é R$4,00 comprados direto na fábrica de plastico injetado. 

É tão barato que me enviaram 3 de graça como amostra grátis. Olha que pode-se fazer um trafo até mesmo sem carretel. 

Conheço duas fábricas de no-breaks que sempre fizeram trafos sem carreteis convencionais.  

O fio você compra os carreteis de R$45,00.

 

É bem por aí. 

 

Fabricando o trafo em casa acho que até fica mais barato que fazer o conversor DC/DC.

Conversores exigem IGBTs que já não são baratos e precisa de 4.

Precisa ainda de capacitores de 450V de pelo menos 470uF, uns 2 ou 4, dependendo da potência.

Tem o custo da fabricação da placa que fica maior, do trafo e tudo mais. 

 

Conversor DC/DC não fica baratinho não.

Além de ser mais frágil, pois tem mais peças para dar defeito. 

Só a mão de obra é menor. Enrolar um trafo é meio complicado  trabalho. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, Albert !  O trafo desse gerador aí eu mesmo enrolei  ! O custo é muito baixo, mesmo. Mas com relação ao PIC eu conheço a teoria, mas a prática...  Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja trabalhei com essa marca de inversor e por experiencia é uma das piores, Ela tem baixo fator de potencia e n aguenta picos de potência. Meu projetos eu costumo usar os da victron energy. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×