Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sergio Greiso

Inversor hayonik 800w

Recommended Posts

Olá, amigos !

Tenho um inversor Hyonik 800 W apresentando um funcionamento muito estranho. Estou alimentando o mesmo com uma bateria estacionária 240Ah totalmente carregada. Quando conecto 7 lâmpadas incandescentes de 100W ele funciona normalmente. Quando alimento a rede protegida da minha casa, que consome 500W entre lâmpadas fluorescentes e exaustor do banheiro, usando a bateria do carro, estando o mesmo ligado em marcha lenta ele funciona normalmente. Mas quando conecto o inversor na bateria totalmente carregada de 240 Ah o inversor desliga quando a potência consumida atinge 180W com a bateria apresentando 12,7 v !!!  Alguém já passou por algo semelhante ???  Não consigo entender o que pode estar acontecendo !!!  Desde já agradeço qualquer ajuda ou dica !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A carga representada por sua casa tem um determinado comportamento indutivo que em nada se adapta a saída de onda retangular que seu inversor deve ter....

Confira se seu inversor gera onda retangular!!! 

O correto para que ele sequer sentisse nada de diferente seria ou que ele gerasse onda senoidal pura ou que sua carga, a casa, não tivesse cargas indutivas..

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, Faller !

Muito obrigado pela atenção, amigo !

O inversor é o de senóide moficada e, portanto, onda retangular. E sobre o que você disse das cargas indutivas é verdade. O que está me intrigando é que quando ligo o inversor na bateria do carro (52Ah apenas) com o mesmo em  marcha lenta ele funciona perfeitamente bem e durante várias horas !!!  ( da última vez ele ficou ligado por mais de 7 horas ininterruptas a 500W !!!).

Mas quando o ligo na bateria estacionária totalmente carregada ele apresenta o comportamento que já relatei. Eu preciso fazer este inversor funcionar na bateria, da mesma forma que ele funciona na bateria do carro ! 

Abraço e muito obrigado pela resposta !

Compartilhar este post

Link para o post

Quando apresentar este problema, observe a tensão que a bateria ficou.

O inversor só deve desligar com a bateria em 10V.

Talvez a bateria do carro, em marcha lenta, a tensão nunca abaixa além de determinado valor. 

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Albert_emule !

Muito obrigado pela atenção, amigo !

Não sei se escrevi na abertura do tópico, mas a tensão da bateria quando isso ocorre é de 12,6...  12,7 V. O que é mais estranho ainda. E antes que você ache que o inversor está com defeito eu te digo que o comportamento é o mesmo para outro inversor de 1000W BOSS. Este é um "xing-ling" que não dá 1000W, lógico, mas dá uns 400W e ele também desliga quando a tensão da bateria é 12,6V e a carga é de 180W !!!  Lembro também que o mesmo funciona perfeitamente quando conectado à bateria do carro e este em marcha lenta! Então o que percebo é que esta é uma característica dos inversores, em geral e que NÃO ESTÁ EM CONFORMIDADE com o que os mesmos anunciam. Qual é o problema, afinal ???

Muito obrigado, amigo !

Compartilhar este post

Link para o post

Não está usando cabos muito longos nas baterias? 

Pode acontecer de na bateria ter 12.6V, mas devido a distância dos cabos de bateria, lá no final onde o inversor está conectado pode ter 10V. 

Compartilhar este post

Link para o post

ôpa, Albert_Emule !

Também já tinha considerado isso, amigo, e cheguei a medir a tensão nos bornes da bateria e nos bornes de entrada do inversor, Albert ! A queda é de 0,1 v porque uso cabos de 10mm2 e muito curtos (50cm). Logo depois que percebi o mal funcionamento fui eliminando os problemas mais óbvios mas agora não sei mais onde buscar soluções. O interessante disso é que este problema que relato parece ser apenas MEU ! Ninguém relatou problemas semelhantes, o que me leva a crer que todos os demais inversores funcionam perfeitamente bem numa bateria estacionária de 240 Ah carregada, exceto os meus dois ! Irritante, isso !

Mais uma vez agradeço, amigo !

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite,

Estou enfrentando o mesmo problema, tenho um inversor Hayonik 2000W Senoidal pura, 12Vcc para 127Vca, um banco de baterias com 5 baterias em paralelo Freedom DF2000 115Ah, e ele se desliga com apenas 130W, mesmo com o banco carregado (12,7V ; 12,6V) corrente drenada do banco em torno de 11A, mas a tensão na saída do inversor atinge uma queda de mais de 10% (107V 0 110V)levando o mesmo a desligar por proteção. Já estava pensando em fazer testes com baterias de 220Ah, mas depois que li seu post aqui já perdi a esperança de resolver meu problema.

OBS: O inversor está alimentando apenas lampadas led de 9w e 11w.

Editado por EDVAN SILVEIRA

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um inversor da Hayonik 1000W e tive o mesmo problema. Liguel para eles e trocaram o equipamento. Garantiram-me que o equipamento estaria funcionando. Recebendo o equipamento aqui, percebi que estava com o problema ainda.

O que acontece aqui é o mesmo relatado neste post. Não consigo alimentar nada com ele... Uns 130 watts e nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos ! 

Albert Emule...  EU também fiz um "só pra mim" (hahahaha) amigo...   

PRONTO ! PROBLEMA RESOLVIDO !

ADEUS FALTA DE LUZ !!! 1200 W de pura travessura... dá partida em motores de até 1HP... SENOIDAL PURÍSSIMA... Sistema de partida automática... Recarga inteligente em três fases... proteção contra sobracarga, curto e superaquecimento... trava de acionamento de 1 min... exclusivo sistema SLEEP de flutuação.... e mais ! Foram dois anos de "sofrimento"...  mas consegui ! Abraço a todos !

compac1200.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Albert ! EU uso trafo comum, mesmo ! Apesar da desvantagem do peso o sistema fica mais robusto...  Suporta melhor as variações de regime de consumo !

Abraço !

adicionado 2 minutos depois

Albert...  Por acaso você sabe como faço pra gravar/ler pic 12f675 com o UPA e aquela plaquinha de soquetes ???

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Sergio Greiso disse:

Oi, Albert ! EU uso trafo comum, mesmo ! Apesar da desvantagem do peso o sistema fica mais robusto...  Suporta melhor as variações de regime de consumo !

Abraço !

adicionado 2 minutos depois

Albert...  Por acaso você sabe como faço pra gravar/ler pic 12f675 com o UPA e aquela plaquinha de soquetes ???

Você conseguiu extrair o código daquela placa? Como? 

Ou você tem um código qualquer? 

Gravar o PIC é fácil.

Basta comprar o gravador e tem uns procedimentos que tem em vídeos no youtube. 

O difícil é programar. 

Ainda mais programar para fazer senoides. Fazer senoides exige muita matemática. 

Fora que você tem que programar para a coisa toda estabilizar a tensão de saída e ainda adicionar as outras funções. 

Não sei programar. 

Eu vou me virando. 

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Sergio Greiso disse:

Verdade. trafo tem seu lado bom. 

Eu estive vendo preço para fabricação de trafos de 3Kva. Até que não saiu muito caro. 

Fica nuns R$300,00 a fabricação em casa. 

20 quilos de chama de ferro que custam R$150,00

O carretel é R$4,00 comprados direto na fábrica de plastico injetado. 

É tão barato que me enviaram 3 de graça como amostra grátis. Olha que pode-se fazer um trafo até mesmo sem carretel. 

Conheço duas fábricas de no-breaks que sempre fizeram trafos sem carreteis convencionais.  

O fio você compra os carreteis de R$45,00.

É bem por aí. 

Fabricando o trafo em casa acho que até fica mais barato que fazer o conversor DC/DC.

Conversores exigem IGBTs que já não são baratos e precisa de 4.

Precisa ainda de capacitores de 450V de pelo menos 470uF, uns 2 ou 4, dependendo da potência.

Tem o custo da fabricação da placa que fica maior, do trafo e tudo mais. 

Conversor DC/DC não fica baratinho não.

Além de ser mais frágil, pois tem mais peças para dar defeito. 

Só a mão de obra é menor. Enrolar um trafo é meio complicado  trabalho. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, Albert !  O trafo desse gerador aí eu mesmo enrolei  ! O custo é muito baixo, mesmo. Mas com relação ao PIC eu conheço a teoria, mas a prática...  Abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Ja trabalhei com essa marca de inversor e por experiencia é uma das piores, Ela tem baixo fator de potencia e n aguenta picos de potência. Meu projetos eu costumo usar os da victron energy. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais