Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GELADEIRA

Desafio - me indiquem um roteador decente.

Recommended Posts

Bom dia a todos frequentadores do fórum.

 

Criei este tópico apenas na esperança de que algum entendido em roteadores possa me indicar uma marca/modelo que seja praticamente a prova de falhas.

 

Isto foi motivado por eu já ter possuído vários roteadores de diferente modelos que em algum dado momento começam de repente a apresentar seguidas falhas de conexão (tanto apenas wireless como wireless + cabo).

 

Algumas marcas e modelos que já tive e que em certo momento começam a apresentar as falhas são: D-link DIR-615, TP-Link TL-WR740N e TL-WR841N e ASUS RTN13U-B1 (esse era tão bom que menos de um dia depois que foi instalado já começou a apresentar os múltiplos problemas de conexão com todos dispositivos).

 

A gota da água foi um dos últimos modelos comprados (TL-WR841N) que com apenas 2 meses em uso começou a apresentar esses problemas, e depois que pedi o RMA me mandaram outro roteador do mesmo modelo e menos de uma semana depois começou a apresentar o mesmo problema.

 

Tenho certeza que o problema são com os roteadores pois várias vezes em que começaram a aparecer os problemas de conexão eu testei a conexão diretamente no modem e quando eu fazia isto a conexão estava perfeita. Também tentei por vezes fazer o reset neste roteadores (inclusive o hard reset) mas após algum tempo os problemas de conexão voltam a acontecer (e a única configuração que faço nos roteadores é escolher uma senha do wireless).

 

A meu plano de internet atualmente é Virtua 15MB (2MB upload). O equipamento fornecido pela virtua antigamente era um modem da Motorola que a algum tempo atrás substituíram por um modem+roteador também da Motorola, mas infelizmente não posso usá-lo para compartilhar a internet pois este tem apenas 1 porta WAN e um sinal Wireless fraquíssimo (não tem antena externa).

 

Aproveito para perguntar se alguém tem alguma experiência com roteadores da Apple. Já vi tanto na loja virtual quanto na loja física da Apple um modelo que custa uns R$1000 (o mais barato deles) mas nunca ouvi uma opinião sobre eles. Sei que são caríssimos mas se eles forem realmente estáveis eu não me importaria em tenta adquirir um deles, já que se eu continuar comprando esses roteadores comuns no mercado eu vou acabar gastando mais dinheiro ainda (sem contar a dor de cabeça).

 

Grato por qualquer ajuda oferecida.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho este modem e uso um TPLINK na casa do meu pai, dividindo a internet com uma casa nos fundos, nunca tive problemas.

Tem mais de 3 anos.

 

Já tentou usar um Linksys?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a única configuração que você faz nos roteadores é a escolha da senha? Acho que é aí que está o problema, pois as configurações de roteadores vão bem mais longe do que isso, com desabilitação de DHCP, escolha do canal wi-fi, criptografia de senha utilizada, faixa de IP utilizada... Creio eu que era melhor você rever isso ai.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta de todos.

 

O modelo que o João Pedro sugeriu e os Linksys com antena que pesquisei que o Spectrum sugeriu são bem caros mas vai ser bom para eu considerar essas opções.

 

Quanto as considerações do Gustavo: pelo programa que estou usando para monitorar as conexões wi-fi ao redor (inSSider) não me indicou grandes interferências quanto a faixa utilizada. Quanto ao DHCP, criptografia da senha e faixa de IP utilizada realmente não realizei alterações mas também não entendo como eles poderiam causar os problemas de conexão com meus dispositivos ligados ao roteador. Ficarei grato se tiver alguma informação que possa me ajudar neste sentido.

Editado por GELADEIRA
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GELADEIRA Ou você teve muito azar com seus roteadores ou algum aparelho que liga neles está retornando eletricidade pelos cabos. Os casos que presenciei, semelhantes ao seu, tinha algum aparelho que os danificavam. A maioria estava relacionado com receptores de TV xing ling ou modulos para jogos de procedência duvidosa.

Todos que já usou são ótimas indicações para uso doméstico, observando o custo X benefício. O Linksys  já citado ainda é melhor pela estabilidade e melhor gerenciamento, pena o custo maior.

 

Em 12/06/2016 às 20:27, João Pedro Soares disse:

Esse eu tenho certeza que resolverá seus problemas!

@João Pedro Soares Baseado em quê garantes que este aparelho de R$ 4,000,00 vai resolver o problema do nosso colega? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GELADEIRA como configurou os roteadores para se comunicar com o modem? Se usou o modo DHCP, o problema ocorre em todos porque o gerenciamento fica a carga do modem. Usando o modo Bridge, você passa o gerenciamento para os roteadores, mas o problema é que no NET-Virtua alguns modems são mais complicados para fazer este tipo de configuração.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×