Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
João Pedro Soares

Criptografia em ssd?

Posts recomendados

Olá, boa noite,
Estou pensando em comprar um SSD pra mim por meu OS,
mas antes eu gostaria de saber se é seguro por Full criptografia nele?
É porque já ouvi falar, que ele é mais vulnerável do que o HD; Se isso é de fato real, eu não sei
então gostaria de opiniões de pessoas que realmente sabe do assunto.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, João Pedro Soares disse:

Olá, boa noite,
Estou pensando em comprar um SSD pra mim por meu OS,
mas antes eu gostaria de saber se é seguro por Full criptografia nele?
É porque já ouvi falar, que ele é mais vulnerável do que o HD; Se isso é de fato real, eu não sei
então gostaria de opiniões de pessoas que realmente sabe do assunto.

Obrigado

Depende o que você entende por "mais vulnerável".

Criptografia é para proteger dados sensíveis através de uma espécie de "embaralhamento via algoritmo", para que os mesmos só possam ser lidos mediante o uso de uma "chave", cuja função é possibilitar o "desembaralhamento" dos dados para se acessar o conteúdo da mensagem. Essa chave só é conhecida pelos destinatários da informação.

O fato desses dados estarem em um HD ou em um SSD, não faz muita diferença, em termos de vulnerabilidade.

O único aspecto onde voce poderia afirmar que o SSD é "mais vulnerável" à quebra da criptografia, é o fato do SSD ter um tempo de acesso e uma velocidade de leitura muito superiores a de um HD.

Então, caso uma pessoa tivesse total acesso a um SSD para tentar quebrar a criptografia pelo método da "força bruta", essa tentativa, teoricamente, gastaria um tempo muito menor do que em um HD, até possivelmente lograr êxito.

Acontece que o método da força bruta, desde que voce tenha uma chave que não existe em nenhum dicionário, não é um número sequencial e não tem relação com nenhuma efeméride, fica praticamente impossível de ser quebrada.

Por exemplo, a chave: gKç%8H2@1y0x&o dificilmente seria quebrada pelo método da força bruta, a não ser que o interessado tivesse um computador monstruoso e muito tempo disponível.

Agora, se voce está falando na possibilidade de perder os dados criptografados por falha do dispositivo de armazenamento, isso não é muito diferente, pois cada um dos dispositivos tem pontos fortes e pontos fracos.

O SSD está mais sujeito a uma falha espontânea "geral", onde voce perderia totalmente os seus dados, sem possibilidade de recuperação, no caso de um dano por sobre-tensão, por exemplo.

Já o HD poderia falhar e, mesmo assim, voce conseguir recuperar os dados ou parte deles.

Porém, o HD é muito mais sensível a impactos que um SSD.

No caso de voce derrubar um notebook no chão durante o uso, por exemplo, a possibilidade de um SSD perder todos os dados seria pequena, já a de um HD seria muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico está parado há muito tempo. Certifique-se que a sua mensagem tem a ver com o tema sendo discutido. Obrigado.

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!