Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ramon Gomes

Transistor alimentar a base

Recommended Posts

Não, sem alimentar nada não dá... Dá pra fazer um circuito que o transistor pare de conduzir quando você mandar um sinal, ou vice-versa. Se o transistor conduzir sem alimentação nenhuma na base ele está queimado....

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, consegue. Não é necessário que haja tensão na base do transistor para que ocorra condução de corrente entre o coletor e o emissor, como é o caso no circuito representado em seguida: um amplificador AC base-comum F5Rua4D.gif

 

 

 

fig1.jpg

 

 

 

Acima, uma fonte de tensão positiva +VCC polariza reversamente a junção base-coletor do transistor, enquanto uma fonte de tensão negativa -VEE, por sua vez, polariza diretamente a junção base-emissor do dispositivo. Isso faz com que o transistor funcione na região de operação linear, o que é apropriado para a amplificação de sinais AC.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/06/2016 às 21:21, Ramon Gomes disse:

Se eu tenho um ckt onde a base do transistor nao e alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor eo emissor sem alimentar a base??

 

Não.

Realmente, no circuito postado acima em relação ao emissor tem tensão na base sim.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/06/2016 às 21:21, Ramon Gomes disse:

Se eu tenho um ckt onde a base do transistor nao e alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor eo emissor sem alimentar a base??

 

 

Acho que existe aqui um problema de interpretação. E isso dá origem a diferentes entendimentos de funcionamento.

 

O que cada um aqui está entendendo por "se a base não é alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor e o emissor sem alimentar a base" ?

 

Eu entendo que neste caso a base está sem ligação nenhuma, ou sem polarização na junção base-emissor, o que deixa claro que neste caso não é possível circular corrente entre o coletor e o emissor, pois viola o princípio de funcionamento do transistor BJT clássico.

 

Mas mesmo assim em caso extremo, aqueles tipo "pegadinha" , a corrente pode sim circular entre o coletor e emissor quando a tensão aplicada entre esses dois terminais ultrapassa a tensão máxima VCEO do transistor, mesmo que a base não esteja diretamente polarizada em relação ao emissor. Isto pode danifica o transistor.

 

E como bem observado pelo colega @Mestre88 , o circuito de amplificador de base comum postado pelo colega @rjjj tem sim corrente circulando pela junção base-emissor, portanto existe uma alimentação na base que causa a polarização da junção base-emissor. Assim, não atende ao quesito postado pelo quelerante.

 

Este circuito clássico é chamado de amplificador de base comum, e que possui ganho de corrente menor do que 1, mas com um bom ganho de tensão, e que normalmente é utilizado para amplificar sinais com impedância bem baixa. Uma maneira simples de se calcular o ganho de tensão nesse caso é pela divisão do resistor de carga do coletor pelo resistor de carga de emissor ( Rc / Re caso a impedância do gerador de sinal Vin seja << que Re ) . Devido a seu funcionamento esse circuito é largamente utilizado em aplicações de conversão de impedância de um sinal.

 

Lembro aqui que o funcionamento do transistor clássico tipo BJT exige que para circular corrente entre o coletor e o emissor a base tem de estar polarizada em relação ao emissor por uma tensão DC igual ou maior que a VBE(on) do transistor.

 

Vejam aqui uma análise mais detalhada sobre o funcionamento desse circuito, deixando clara a polarização envolvida nos três terminais, e onde mostra a circulação de corrente pela base :

 

http://www.allaboutcircuits.com/textbook/semiconductors/chpt-4/common-base-amplifier/

 

Cito em particular este trecho da explicação de funcionamento, que deixa claro a circulação de corrente entre coletor e emissor :

 

"As we know, the emitter current is greater than any other current in the transistor, being the sum of base and collector currents."

 

Paulo

 

Editado por aphawk
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×