Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ramon Gomes

Transistor alimentar a base

Recommended Posts

Não, sem alimentar nada não dá... Dá pra fazer um circuito que o transistor pare de conduzir quando você mandar um sinal, ou vice-versa. Se o transistor conduzir sem alimentação nenhuma na base ele está queimado....

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, consegue. Não é necessário que haja tensão na base do transistor para que ocorra condução de corrente entre o coletor e o emissor, como é o caso no circuito representado em seguida: um amplificador AC base-comum F5Rua4D.gif

fig1.jpg

Acima, uma fonte de tensão positiva +VCC polariza reversamente a junção base-coletor do transistor, enquanto uma fonte de tensão negativa -VEE, por sua vez, polariza diretamente a junção base-emissor do dispositivo. Isso faz com que o transistor funcione na região de operação linear, o que é apropriado para a amplificação de sinais AC.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/06/2016 às 21:21, Ramon Gomes disse:

Se eu tenho um ckt onde a base do transistor nao e alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor eo emissor sem alimentar a base??

Não.

Realmente, no circuito postado acima em relação ao emissor tem tensão na base sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/06/2016 às 21:21, Ramon Gomes disse:

Se eu tenho um ckt onde a base do transistor nao e alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor eo emissor sem alimentar a base??

Acho que existe aqui um problema de interpretação. E isso dá origem a diferentes entendimentos de funcionamento.

O que cada um aqui está entendendo por "se a base não é alimentada eu consigo circular corrente entre o coletor e o emissor sem alimentar a base" ?

Eu entendo que neste caso a base está sem ligação nenhuma, ou sem polarização na junção base-emissor, o que deixa claro que neste caso não é possível circular corrente entre o coletor e o emissor, pois viola o princípio de funcionamento do transistor BJT clássico.

Mas mesmo assim em caso extremo, aqueles tipo "pegadinha" , a corrente pode sim circular entre o coletor e emissor quando a tensão aplicada entre esses dois terminais ultrapassa a tensão máxima VCEO do transistor, mesmo que a base não esteja diretamente polarizada em relação ao emissor. Isto pode danifica o transistor.

E como bem observado pelo colega @Mestre88 , o circuito de amplificador de base comum postado pelo colega @rjjj tem sim corrente circulando pela junção base-emissor, portanto existe uma alimentação na base que causa a polarização da junção base-emissor. Assim, não atende ao quesito postado pelo quelerante.

Este circuito clássico é chamado de amplificador de base comum, e que possui ganho de corrente menor do que 1, mas com um bom ganho de tensão, e que normalmente é utilizado para amplificar sinais com impedância bem baixa. Uma maneira simples de se calcular o ganho de tensão nesse caso é pela divisão do resistor de carga do coletor pelo resistor de carga de emissor ( Rc / Re caso a impedância do gerador de sinal Vin seja << que Re ) . Devido a seu funcionamento esse circuito é largamente utilizado em aplicações de conversão de impedância de um sinal.

Lembro aqui que o funcionamento do transistor clássico tipo BJT exige que para circular corrente entre o coletor e o emissor a base tem de estar polarizada em relação ao emissor por uma tensão DC igual ou maior que a VBE(on) do transistor.

Vejam aqui uma análise mais detalhada sobre o funcionamento desse circuito, deixando clara a polarização envolvida nos três terminais, e onde mostra a circulação de corrente pela base :

http://www.allaboutcircuits.com/textbook/semiconductors/chpt-4/common-base-amplifier/

Cito em particular este trecho da explicação de funcionamento, que deixa claro a circulação de corrente entre coletor e emissor :

"As we know, the emitter current is greater than any other current in the transistor, being the sum of base and collector currents."

Paulo

Editado por aphawk
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais