Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de watercooler


Posts recomendados

 Galera, eu estou montando um PC de alta performance e já peguei as seguintes peças:

- Intel core i7 4790k,
- Mobo Gigabyte/GA-Z97-SLI
- Duas GTX 970 g1 gaming da gigabyte
- 2 pentes de memoria CORSAIR VENGEANCE de 8 gb cada em dual channel
- Fonte Cooler Master M2 SILENT PRO de 1000 wats

- Gabinete Cooler master haf 912 plus com 4 coolers

 Agora eu estou na dúvida de qual watercooler eu devo comprar, qual é a recomendaçao de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão se não for fazer overclock, o water cooler perde um pouco o sentido porque - se você tiver um bom gabinete - existem opções de air cooler que custam a metade do preço e tem o mesmo desempenho. Os air coolers são mais silenciosos, não incorrem aos riscos de dar defeito, vazar, etc. Ou seja, water cooler tem as suas funções, mas não é necessário em muitos casos.

 

Mas você tem memórias altas, então complica também, porque os air coolers mais topo de linha costumam cobrir os dois primeiros solts de memória, às vezes os quatro. Precisa ser memória baixa. O mercado brasileiro também entende pouco de coolers, então há poucas opções para se escolher, geralmente air coolers antigos, ultrapassados. Do filé mignon mesmo (na faixa dos air coolers topo de linha) você encontra dois ou três air coolers.

 

Mas não compre um H55, H60 ou até H75 porque aí tem air coolers do mesmo nível. Se é para comprar water cooler, compre um H80i / Nepton 120XL para cima, e se for fazer um overclock mais sério, um H110i GT (edit*). O seu gabinete não aceita o H110i. Teria que ser um H100i ou similar.

 

Para o AMD, se o gabginete couber, eu compraria um Gammaxx S40. Se quiser um pouco mais forte, um Thermaltake L32. Pode comprar um H60 se o gabinete for muito apertado. Eu tenho um FX-6300 e eles são bem frios. Não precisa radicalizar na refrigeração. Mas não pode ser qualquer air cooler, porque a maioria deles só monta soprando o ar para o teto do gabinete (loucura). Você tem que escolher o modelo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão só como desencargo, você já comprou essas peças? Porque a configuração de fonte e VGA não foi bem escolhida. Hoje tem as GTX 1070, que tem o dobro da potência de uma GTX 970 e sairia mais barato do que duas GTX 970. SLI também não dá 100% de ganho, ou seja, você vai sair no prejuízo forte, sem contar que uma GTX 1070 precisa só de uma fonte de 500-600W. Essa Cooler Master também não tem tradição em fontes.

 

Com essa "economia", daria para comprar um i7-6700K com DDR4 e ficar mais forte, mais moderno e mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão você precisa dar uma pesquisada, porque caber ele teoricamente caberia, pois são fans de 120mm, mas a questão é que o H105 tem o radiador mais alto. Se o gabinete não tiver um teto alto, o water cooler não vai caber entre o espaço das memórias e o teto. Geralmente eles vão bater na memória.

 

Como o Haf 912 só tem 175mm de altura para coolers, parecido com o meu Carbide 300R, você precisaria de espaço suficiente entre as memórias e o teto. Gabinetes muito largos o water cooler fica por cima das memórias e não importa muito a altura. Se bem que tem o bloco também.

 

Só vendo, mas o H105 é uma boa opção, pois ele é mais forte do que o H100 (justamente por causa do radiador mais alto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Contiusa disse:

@Limão você precisa dar uma pesquisada, porque caber ele teoricamente caberia, pois são fans de 120mm, mas a questão é que o H105 tem o radiador mais alto. Se o gabinete não tiver um teto alto, o water cooler não vai caber entre o espaço das memórias e o teto. Geralmente eles vão bater na memória.

 

Como o Haf 912 só tem 175mm de altura para coolers, parecido com o meu Carbide 300R, você precisaria de espaço suficiente entre as memórias e o teto. Gabinetes muito largos o water cooler fica por cima das memórias e não importa muito a altura. Se bem que tem o bloco também.

 

Só vendo, mas o H105 é uma boa opção, pois ele é mais forte do que o H100 (justamente por causa do radiador mais alto).

Obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão acho difícil, só se for um chip premiado. Em geral o pessoal não está passando de 4.6Ghz nesses chips. Isso por causa da tensão. Muita gente com over de 4.5Ghz acima de 1.35v de tensão. Acabou-se a era de overclock a 5Ghz com os Sandy Bridge. O meu i7-3770K roda a 4.6Ghz com 1.32v, mas eu ainda não estabilizei. Talvez chege aos 1.35v ou mais.

 

Se você está pensando em fazer esse tipo de overclock, recomendo o H100i ou H105. O H80i não vai dar conta. Talvez dê para rodar a 4.6Ghz com o H80i, mas não garanto, pois vai depender da tensão.

 

Só não use o over automático do BIOS, porque acima de 4.3 / 4.4Ghz você pode danificar o seu chip com tensões muito altas. Tem que fazer manualmente e não passar de 1.35v idealmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 Galera, atualizando o tópico. Eu peguei o Nepton 120xl da cooler master, fiz a instalação e aparentente estava tudo ok, até nos jogos mais pesados o CPU não passava de 60°C. 

 O problema é que no dia seguinte da instalação, o wc aparentemente parou de funcionar ( chegando a 100°C ), refiz as ligações e aparafusei ainda mais forte, após isso voltou a funcionar. Hoje eu religuei o pc e advinhem? 100°C de novo! 

 Vocês fazem alguma ideia do que possa estar acontecendo? Será que veio com defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão veja se o bloco e os fans estão devidamente conectados no CPU-Fan e SYS-fan. Às vezes estava bambo e soltou, perdeu contato.

 

Carregue o "Load Optimized Defaults" no BIOS para zerar alguma zebra do controle PWM dos conectores.

 

Veja se os cabos dos fans ou da bomba não estão muito esticados, sob pressão.

 

Cuidado para não apertar demais e comer a placa-mãe. Eu não conheço a montagem do Nepton, mas apertar "demais" nunca é bom. Os parafusos sempre têm aquele ponto de parada, e não é bom ir adiante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...