Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil ssd


Posts recomendados

Galera, boa noite!

 

Estava vendo alguns testes de vida útil de SSD e estava pensando em comprar um SSD de 500GB porém quando eu verifiquei a vida útil dele talvez não vale a pena eu comprar um SSD grande. Mas existe uma dúvida no meio disso tudo:

 

SSD 500GB: consegue ter 900TB de armazenamento até começar a falar

SSD 120GB: também terá esses 900TB de armazenamento até começar a falhar ou não?

 

Gostaria de saber o que vocês acham que vale a pena eu comprar um Samsung EVO 850 de 500GB por R$600,00 ou se vale a pena eu pegar um HyperX 3k 120gb por R$289,00?

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A vida útil é estimada, depende também do modelo porque podem usar memórias "melhores".

 

É possível que o 120GB falhe antes porque teria mais ciclos para gravar, que é o que mais desgasta o SSD.

 

Pretende substituir ou ter um disco mais rápido para iniciar? Os SSDs grande ainda são caros, mas dependendo do uso vale a pena investir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, dwatashi disse:

A vida útil é estimada, depende também do modelo porque podem usar memórias "melhores".

 

É possível que o 120GB falhe antes porque teria mais ciclos para gravar, que é o que mais desgasta o SSD.

 

Pretende substituir ou ter um disco mais rápido para iniciar? Os SSDs grande ainda são caros, mas dependendo do uso vale a pena investir.

 

Estou montando um PC do zero e cheguei na parte de SSD, no caso eu iria colocar no SSD o SO e programas que eu mais utilizo... Talvez jogos também, mas não tenho certeza se vale a pena pegar um de 500GB ou um de 120GB 

 

Tenho dinheiro para investir em SSD então tanto faz o tamanho, eu quero saber mesmo qual é o melhor e qual irá durar mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for usar para armazenar jogos também o maior deve ser mais interessante, porque os jogos são grandes e poderiam encher o de 120GB facilmente com o sistema operacional.

 

A vida útil depende de alguns fatores, mais o maior deve ter maior vida útil porque é maior, demora mais para ter ciclos de escrita como já comentei.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra ter uma ideia de reescrita anexei uma imagem.

Sendo que eu, mesmo com 250GB, tenho que desinstalar jogos toda hora porque pro meu uso tá pequeno já. SSD com um ano e meio de uso. Não cheguei a 1% da vida teórica de reescrita. Lembrando que isto varia de fabricante e chip para chip.

SSD.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSDs normalmente possuem 3 anos de garantia mas com certeza foram feitos pra durar mt mais, e ainda tem a vantagem de serem mais resistentes a choques que HD. Num laptop com HD, se você balançar mt trava tudo, pelo menos no meu era assim.

 

Se tiver grana, instale SSD M.2, é mais caro mas você nao tem fios. Tenho 3 ssds e um hdd no meu pc, é uma fiarada danada, se eu fosse montar hoje ia de m.2 com certeza! e tem uns lindoes da samsung com PCB preto, manda ver rapaiz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por este artigo parece que a vida útil se torna irrelevante: http://us.hardware.info/reviews/4178/10/hardwareinfo-tests-lifespan-of-samsung-ssd-840-250gb-tlc-ssd-updated-with-final-conclusion-final-update-20-6-2013 Provavelmente não se usará mais SSD quando ele pifar. Ele pode até pifar por outros motivos, mas não pelos ciclos de vida útil. Nesse artigo acho que o Samsung 840 bateu três vezes a vida últil que a Samsung anunciava.

 

Eu não sou expert em SSDs, mas a impressão que eu tenho é que as pessoas confundem "vida útil" com "eficiência". Do que eu sei, após algum tempo, os tempos de leitura e escrita diminuem por causa da distribuição dos dados, do comando TRIM, etc. Ou quem usa o SSD acima de 80-90%, que dizem não ser recomendado. Dizem que é bom sempre deixar uma folga. Mas eu cheguei a usar meu Corsair GS 180 acima de 90% e eu não senti perda de velocidade visível.

 

Mas basta dar uma reformatada no SSD e reinstalar o sistema, mas isso também acontece com HDs. Depois de dois, três anos, sempre é bom reformatar o disco e instalar tudo de novo.

 

@Rodrigob95 se você tiver vários jogos e for passar de 250GB, compre o de 500GB. Não compre nada da Kingston para SSD. Até o Savage tem reviews ruins. O melhor mesmo no Brasil são os Samsung 850 EVO e PRO.

 

Mas também tem os M.2. Se você tiver uma placa-mãe com M.2 com PCI 4X, alguns modelos estão batendo nos 2GB/s de leitura. Não tem o gargalo do SATA, porque é pelas pistas PCI. Mas eu acho que, a menos que você compre um adaptador PCI, só as placas-mãe Skylake tem M.2 com 4 pistas PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exato amigo. antigamente quando você montava um novo pc, você podia levar seu hdd para o novo micro. mas cara, eu nao vou querer fazer isso agora (e acho que meio mundo esta comigo): quando eu montar um novo pc, se eu tiver condiçõe$, eu vou colocar é dois m.2 samsung em raid 0 porque eu nao quero mais fios na minha vida!

 

o armazenamento evoluiu mt e continua a evoluir, coisa que nao acontecia ha algum tempo na epoca do hdd.

 

cara quando teu ssd sata pifar, tu vai dar graças a Deus porque você poderá comprar um samsung de 15.000MB/s de leitura (hoje um m.2 samsung nvme faz 2.500MB/s, mas em raid 0 nalgumas placas mae que aceitam mais de um m.2, você ainda poderá romper essa barreira).

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pra ter uma ideia de reescrita anexei uma imagem.

Sendo que eu, mesmo com 250GB, tenho que desinstalar jogos toda hora porque pro meu uso tá pequeno já. SSD com um ano e meio de uso. Não cheguei a 1% da vida teórica de reescrita. Lembrando que isto varia de fabricante e chip para chip.

SSD.jpg

apenas passei o olho rapidamente no artigo enviado pelo@Contiusa ...o SSD então teria uma vida média de 300x a sua capacidade d armazenamento ?!independente da sua capacidade ou seriam após cerca d 800tb d uso..

 

é apenas para me informar mesmo, ja desisti da ideia d fazer um upgrade o momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DcBarbosa Depende do chip, depende da controladora... De qualquer forma como já explanaram, quando ele for ficar manco e cegueta você já vai tê-lo despachado faz tempo.

 

Se eu utilizar o meu continuamente da mesma forma vai demorar uns 100 anos para atingir o limite teórico, até lá já morri faz tempo... rs

Se for pegar pelas 300 reescritas faltam ainda 13 anos e meio para o meu começar a capengar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao comprei m.2 porque era caro mesmo, mas mano, se você tiver para trocar seu armazenamento, considere porque a zona de fios diminui mt.

 

caraca é mt fio no meu pc! preciso de um m.2 management haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, quando eu me refiro a vida útil é quando ele começa a dar problemas de gravação.

Vou comprar um SSD da samsung de 500gb o evo pro é melhor... Ouvi dizer muito bem deles.

 

segue o link do site onde eu vi os testes:

http://www.tecmundo.com.br/ssd/57969-realmente-dura-ssd.htm

 

@Gamer_PC @DcBarbosa @Phoenyx @Contiusa @dwatashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...