Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual cronologia de estudos eu sigo?


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Galera, eu queria tornar-me dev web, seja na área de front ou back-end. O problema é que estudo em casa, então, fico confuso em relação à ordem de estudos, de cada linguagem.

 

Estou seguindo essa ordem:

 

  • Lógica de Programação - Completo
  • HTML - Completo
  • CSS - Completo
  • JAVASCRIPT
  • PHP
  • JAVA
  • BANCO DE DADOS
  • OUTROS - Longo Prazo

 

Como viram, eu completei já três objetivos de minha cronologia própria, os quais me ajudaram a entender sintaxe de linguagens, marcação e estilo.

- Decidi não estudar o JavaScript, até entender bem marcação e estilos.

 

Hoje, estudei sobre frameworks, em especial Bootstrap. Fiquei fascinado, com a facilidade de construção, que ele permite, e queria muito continuar à estudar frameworks, porém, quero saber se preciso parar e estudar JavaScript, por completo, para continuar com frameworks.

Além da dúvida, acima:

 

  1. Qual framework vocês sugerem, para um iniciante?
  2. Que cronologia eu devo seguir, para estudar com eficiência, fazendo com que cada linguagem se complemente à cada aprendizado? (Se a minha não estiver adequada)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Joao_Lucaas A resposta pode ser bem simples!

Não existe uma metodologia ou cronologia de aprendizado. Pois isto depende apenas dos seus esforços e curva de aprendizado.

 

Na faculdade por exemplo, aprendi tudo junto. separado só por cadeiras. 

Frameworks são de fato uma mão na roda para desenvolvimento. Principalmente o Bootstrap. Ele tem um conjunto de bibliotecas  pré-definidas, fazendo com que o desenvolvedor apenas saiba montar a estrutura e aplicar os estilos. Além de usar o jQuery já embutido nele.

 

Contudo, é extremamente importante você saber  pelo menos o básico do jQuery(javascript), por isso podes estudar ele em conjunto.

 

Lembrando que o bootstrap é um framework voltado para Front-end. Para back-end, existe o cakePHP, zend, codeinigter dentre outros.

 

Só que para entender os frameworks back-end, é crucial que você entenda como funciona o padrão MVC(Model view controller) e orientação a objetos.

 

19 horas atrás, Joao_Lucaas disse:

quero saber se preciso parar e estudar JavaScript, por completo, para continuar com frameworks.

Não! Não precisa parar de estudar! Podes estudar em paralelo. Mas é importante saber sobre ele.

 

O jQuery de fato é um framework javascript. É uma biblioteca desenvolvida para facilitar e reduzir número de linhas além de oferecer recursos ao desenvolvedor de forma simples.

Por conta disso é extremamente fácil criar um plugin jQuery e usa-lo encadeado com outros.

 

Mas vou te dar um conselho, não tente ser bom em todos. Tente ser excelente em uma coisa! Seja back-end ou front-end.

Tente pelo menos dominar uma delas! 

Outra coisa que to sempre vendo, seja pelo facebook ou divulgações o mercado de trabalho front-end é uma das mais pedidas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...