Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Joao_Lucaas

RESOLVIDO Qual cronologia de estudos eu sigo?

Recommended Posts

Galera, eu queria tornar-me dev web, seja na área de front ou back-end. O problema é que estudo em casa, então, fico confuso em relação à ordem de estudos, de cada linguagem.

Estou seguindo essa ordem:

• Lógica de Programação - Completo
  • HTML - Completo
  • CSS - Completo
  • JAVASCRIPT
  • PHP
  • JAVA
  • BANCO DE DADOS
  • OUTROS - Longo Prazo

Como viram, eu completei já três objetivos de minha cronologia própria, os quais me ajudaram a entender sintaxe de linguagens, marcação e estilo.

- Decidi não estudar o JavaScript, até entender bem marcação e estilos.

Hoje, estudei sobre frameworks, em especial Bootstrap. Fiquei fascinado, com a facilidade de construção, que ele permite, e queria muito continuar à estudar frameworks, porém, quero saber se preciso parar e estudar JavaScript, por completo, para continuar com frameworks.

Além da dúvida, acima:

1. Qual framework vocês sugerem, para um iniciante?
  2. Que cronologia eu devo seguir, para estudar com eficiência, fazendo com que cada linguagem se complemente à cada aprendizado? (Se a minha não estiver adequada)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Joao_Lucaas A resposta pode ser bem simples!

Não existe uma metodologia ou cronologia de aprendizado. Pois isto depende apenas dos seus esforços e curva de aprendizado.

Na faculdade por exemplo, aprendi tudo junto. separado só por cadeiras. 

Frameworks são de fato uma mão na roda para desenvolvimento. Principalmente o Bootstrap. Ele tem um conjunto de bibliotecas  pré-definidas, fazendo com que o desenvolvedor apenas saiba montar a estrutura e aplicar os estilos. Além de usar o jQuery já embutido nele.

Contudo, é extremamente importante você saber  pelo menos o básico do jQuery(javascript), por isso podes estudar ele em conjunto.

Lembrando que o bootstrap é um framework voltado para Front-end. Para back-end, existe o cakePHP, zend, codeinigter dentre outros.

Só que para entender os frameworks back-end, é crucial que você entenda como funciona o padrão MVC(Model view controller) e orientação a objetos.

19 horas atrás, Joao_Lucaas disse:

quero saber se preciso parar e estudar JavaScript, por completo, para continuar com frameworks.

Não! Não precisa parar de estudar! Podes estudar em paralelo. Mas é importante saber sobre ele.

O jQuery de fato é um framework javascript. É uma biblioteca desenvolvida para facilitar e reduzir número de linhas além de oferecer recursos ao desenvolvedor de forma simples.

Por conta disso é extremamente fácil criar um plugin jQuery e usa-lo encadeado com outros.

Mas vou te dar um conselho, não tente ser bom em todos. Tente ser excelente em uma coisa! Seja back-end ou front-end.

Tente pelo menos dominar uma delas! 

Outra coisa que to sempre vendo, seja pelo facebook ou divulgações o mercado de trabalho front-end é uma das mais pedidas!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais