Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan da placa de vídeo parando assim que o windows começa a carregar.


Posts recomendados

Eu tive problemas com meu computador recentemente e tive que trocar quase todos os componentes. O último que troquei foi a placa de vídeo. Está novinha, acabei de instalar, e está acontecendo isso. A anterior eu tentei recuperar desmontando e trocando a pasta, mas o desempenho dela ficou muito comprometido e esquentando com o fan girando devagar. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Cheguei a considerar a fonte, mas me pergunto como uma fonte de 1050W pode não aguentar isso.

 

Processador AMD FX 8150

placa-mãe Gigabyte 990FXA-UD7

2x Memórias Corsair Vengeance 8GB 1866MHz

Placa de Vídeo EVGA nVIDIA GeForce GTX 970

Fonte 1050W Real Sapphire Pure

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, acabei de editar o tópico com os componentes atuais. Os anteriores eram os mesmos exceto pela Placa de Vídeo que era uma EVGA nVIDIA GeForce GTX 560 e as memórias que eram 4x Corsair Dominator GT 4Gb 2000MHz. Não troquei a fonte. Troquei Placa-Mãe (pelo mesma), Processador (pela mesmo), Memória e agora Placa de Vídeo.

 

Vou explicar melhor. O fan da nova placa de vídeo está girando quando eu ligo o PC e aparece o BIOS, mas quando ele começa a carregar o Windows os fans param. Inclusive, se eu reinicio o PC o fan volta a girar exatamente quando volta pra BIOS e para exatamente quando o Windows começa a carregar. Nunca vi nada igual. Estou achando que pode haver algum outro problema além da placa de vídeo. A fonte, o Windows ou não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja assim mesmo, o cooler só atua quando necessário, ou seja, se você estiver jogando, por exemplo.

Ao iniciar, assim que a VGA é reconhecida e começa a funcionar, o sistema dela paralisa os coolers para economizar e fica aguardando "ordem" do sensor de temperatura para funcionar.

Faça um teste, para confirmar isso, após entrar no Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Filipe Lothar Apenas complementando: a placa é feita para funcionar desse jeito e isso é totalmente seguro. Ela só vai acionar os fans quando considerar que precisa ser resfriada, é projetada para ser assim. Por padrão isso ocorre perto dos 60ºC mesmo.

 

Fique tranquilo e aproveite sua placa. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Filipe Lothar disse:

Obrigado, pessoal. É isso mesmo. Aparentemente tive tanto prejuízo recentemente trocando tudo que fiquei meio paranoico. Demorei 2h pra começar a realmente usar a placa de vídeo. Obrigado a todos.

Disponha, e aproveite a sua VGA nova!

E não se esqueça de clicar em "Curtir", quando alguma informação for útil!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...