Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Filipe Lothar

Fan da placa de vídeo parando assim que o windows começa a carregar.

Recommended Posts

Eu tive problemas com meu computador recentemente e tive que trocar quase todos os componentes. O último que troquei foi a placa de vídeo. Está novinha, acabei de instalar, e está acontecendo isso. A anterior eu tentei recuperar desmontando e trocando a pasta, mas o desempenho dela ficou muito comprometido e esquentando com o fan girando devagar. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Cheguei a considerar a fonte, mas me pergunto como uma fonte de 1050W pode não aguentar isso.

Processador AMD FX 8150

placa-mãe Gigabyte 990FXA-UD7

2x Memórias Corsair Vengeance 8GB 1866MHz

Placa de Vídeo EVGA nVIDIA GeForce GTX 970

Fonte 1050W Real Sapphire Pure

Editado por Filipe Lothar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o FAN está girando devagar é possível que esteja com problemas.

Por acaso trocou o que pelo o que? Precisaria especificar mais para que possamos acompanhar melhor seu problema.

Trocou a fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, acabei de editar o tópico com os componentes atuais. Os anteriores eram os mesmos exceto pela Placa de Vídeo que era uma EVGA nVIDIA GeForce GTX 560 e as memórias que eram 4x Corsair Dominator GT 4Gb 2000MHz. Não troquei a fonte. Troquei Placa-Mãe (pelo mesma), Processador (pela mesmo), Memória e agora Placa de Vídeo.

Vou explicar melhor. O fan da nova placa de vídeo está girando quando eu ligo o PC e aparece o BIOS, mas quando ele começa a carregar o Windows os fans param. Inclusive, se eu reinicio o PC o fan volta a girar exatamente quando volta pra BIOS e para exatamente quando o Windows começa a carregar. Nunca vi nada igual. Estou achando que pode haver algum outro problema além da placa de vídeo. A fonte, o Windows ou não sei.

Editado por Filipe Lothar

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez seja assim mesmo, o cooler só atua quando necessário, ou seja, se você estiver jogando, por exemplo.

Ao iniciar, assim que a VGA é reconhecida e começa a funcionar, o sistema dela paralisa os coolers para economizar e fica aguardando "ordem" do sensor de temperatura para funcionar.

Faça um teste, para confirmar isso, após entrar no Windows.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Filipe Lothar

As GTX 900 da NVIDIA e as R9 300 da AMD, permitem esse estado de zero RPM.. Só acionam depois de passar os 60ºC..

Veja no site da EVGA, se o modelo da sua, tem essa característica...

Editado por RS Faria
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Filipe Lothar Seja bem-vindo ao Fórum. :)

Esse é um comportamento normal, considerando que a placa é uma GTX 970. Não se preocupe. Como já mencionado, os fans só giram quando necessário. 

Editado por Foxwalt
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, pessoal. É isso mesmo. Aparentemente tive tanto prejuízo recentemente trocando tudo que fiquei meio paranoico. Demorei 2h pra começar a realmente usar a placa de vídeo. Obrigado a todos.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Filipe Lothar Apenas complementando: a placa é feita para funcionar desse jeito e isso é totalmente seguro. Ela só vai acionar os fans quando considerar que precisa ser resfriada, é projetada para ser assim. Por padrão isso ocorre perto dos 60ºC mesmo.

Fique tranquilo e aproveite sua placa. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Filipe Lothar disse:

Obrigado, pessoal. É isso mesmo. Aparentemente tive tanto prejuízo recentemente trocando tudo que fiquei meio paranoico. Demorei 2h pra começar a realmente usar a placa de vídeo. Obrigado a todos.

Disponha, e aproveite a sua VGA nova!

E não se esqueça de clicar em "Curtir", quando alguma informação for útil!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais