Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa fonte pctop 200w aguenta meu pc?


Posts recomendados

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Luan996633 disse:

Até quando meu pc vai aguentar essa fonte?

Aí é um mistério. kkkk

 

O que você tem que ter em mente é que ela é uma fonte ruim e a qualquer momento pode dar problema e levar alguma coisa junto com ela. Se for comprar uma fonte nova compre algo de qualidade e evite correr riscos à toa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 minutos atrás, Paulo436 disse:

Muito tempo amigo, uma fonte de pc foi projetada para durar em boas condições de uso em torno de 3 a 5 anos, não precisa se preocupar com esse aspécto.

 

Paulo

Se for de baixa qualidade a duração nunca é garantida. Aqui é um fórum técnico, vamos tomar mais cuidado com as respostas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Paulo436 disse:

Muito tempo amigo, uma fonte de pc foi projetada para durar em boas condições de uso em torno de 3 a 5 anos, não precisa se preocupar com esse aspécto.

 

Paulo

Certeza disso amigo? provavelmente a fonte dele é essa abaixo, dá uma olhada no review dela.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-pctop-fapt200/2787/1

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan996633 Suportar, "suporta"... Mas seu computador vai receber uma energia de péssima qualidade e sem qualquer segurança, podendo ser danificado a qualquer momento...

 

É comum que essas fontes genéricas estraguem do nada. O problema é que levam componentes junto... Você precisa e deve ficar preocupado com esse aspecto. 

 

Não compre porcarias genéricas. Em fonte você não deve economizar. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, considerando que até fonte Corsair hoje anda explodindo eu ficaria com essa mesmo desde que ela não esteja esquentando muito pois nesse caso há risco de ela fornecer uma corrente com ruído fora do normal danificando placa-mãe ou memória ou outros componentes com o passar do tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Bom, considerando que até fonte Corsair hoje anda explodindo

Se isso ocorre é por defeito de fabricação ou mau uso, sem dizer que a critica aqui não é sobre risco de explosão e sim sobre baixa qualidade na energia fornecida aos componentes.

 

7 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

eu ficaria com essa mesmo desde que ela não esteja esquentando muito

Como você sugere que o usuário faça a aferição da temperatura?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Zucchini disse:

Como você sugere que o usuário faça a aferição da temperatura?

 

Simples contato manual pela traseira da fonte já dá para ter uma ideia se está esquentando muito o que indica uso limite de sua capacidade de entrega.

 

E ainda é possível que essa fonte de 200W possua proteções como OC, OV etc que minimizam os riscos de danos.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ Não tem como comparar uma coisa com a outra...

 

Fontes Corsair são produtos de ótima qualidade e se uma ou outra tem problemas devido ao mau uso ou defeito de fabricação, normal.

 

Fontes como essa genérica da PCTop estragam em proporção muito maior. Além disso, a Corsair não gera níveis de oscilação e ruídos perigosos para o computador, coisa que essa porcaria da PCTop faz durante todo o tempo segundo o teste do Clube do Hardware.

 

Além disso, não há como medir temperatura de algo por contato manual. Uma das coisas que mais engana é o contato manual, considerando todas as variáveis que interferem nisso. Fontes genéricas também já aquecem naturalmente mais. E o problema está muito longe de ser apenas a capacidade de entrega.

 

A troca da fonte é mais que recomendada...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Henrique - RJ Não tem como comparar uma coisa com a outra...

 

Fontes Corsair são produtos de ótima qualidade e se uma ou outra tem problemas devido ao mau uso ou defeito de fabricação, normal.

 

Fontes como essa genérica da PCTop estragam em proporção muito maior. Além disso, a Corsair não gera níveis de oscilação e ruídos perigosos para o computador, coisa que essa porcaria da PCTop faz durante todo o tempo segundo o teste do Clube do Hardware.

 

Além disso, não há como medir temperatura de algo por contato manual. Uma das coisas que mais engana é o contato manual, considerando todas as variáveis que interferem nisso. Fontes genéricas também já aquecem naturalmente mais. E o problema está muito longe de ser apenas a capacidade de entrega.

 

A troca da fonte é mais que recomendada...

 

Discordo

 

Fica a sua palavra contra a minha.

 

Essa é a minha opinião e experiência.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ Tudo bem, amigo. Cada um tem uma opinião e a de todos deve ser respeitada. Que o autor do tópico decida o que é melhor para ele. 

 

Convido-lhe apenas a ler o teste da fonte, já citado pelo colega @Zucchini. Foi constatado que é um produto que coloca o computador sob risco constante. Os níveis de oscilação e ruídos ficaram acima do limite durante todo o tempo, em todas as fases do teste e você mesmo afirmou (corretamente) que isso danifica a placa-mãe e outros componentes com o passar do tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

Bom, acabei de ver os testes e vocês realmente têm razão quanto a essa fonte. Ela nem precisa chegar ao limite para fornecer uma corrente suja. Vai ver ela nem oferece proteções que mencionei antes o que já serve de base para reprovar.

 

Quanto ás Corsair só vou lhes dizer que já vi aqui no fórum mais de 3 fontes explodindo. Isso é inaceitável para uma fonte dita de qualidade que custa os olhos da cara.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ É por isso mesmo. Ela causa os problemas que você mencionou durante todo o tempo e por isso deve ser condenada logo de cara. :thumbsup:

 

Quanto à Corsair, realmente vi os casos. A questão é, a princípio, será que tais usuários cuidaram corretamente de suas fontes? Digo, nada de sobrecarga, conectar errado ou usar o "bendito" estabilizador? A segunda questão é que isso depende da proporção: só poderíamos julgar isso comparando o número de fontes problemáticas com o número total de fontes vendidas. 

 

Fontes de boa qualidade são produtos caros? Sim... Mas todo produto dá defeito de fabricação, a questão é a proporção. Já vi alguns casos de Ferrari pegando fogo, mas nem por isso Ferrari não presta. ;)

 

Considerando que a Corsair é provavelmente a marca de qualidade que mais vende fontes e que o número de usuários é bem grande, acho que ver três casos no Fórum não é motivo de preocupação. O ideal seria encontrar algumas estatísticas de retorno que as lojas fazem dos produtos. Às vezes aparecem algumas pesquisas dessas por aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um problema nacional, não existe uma fonte de boa qualidade por menos de R$ 150,00. Isso é fato.

Quando monto máquinas de escritório, com orçamento limitado, sem VGA, costumo usar a Cooler Master 350, uma bela fonte, muito silenciosa, pena que a eficiência dela seja de 75%.

Apesar deste problema é a fonte campeã para este tipo de montagem. Estes dias comprei uma Cougar 350, está indo bem, mas custa mais de R$ 200,00....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Menko disse:

Temos um problema nacional, não existe uma fonte de boa qualidade por menos de R$ 150,00. Isso é fato.

Quando monto máquinas de escritório, com orçamento limitado, sem VGA, costumo usar a Cooler Master 350, uma bela fonte, muito silenciosa, pena que a eficiência dela seja de 75%.

Apesar deste problema é a fonte campeã para este tipo de montagem. Estes dias comprei uma Cougar 350, está indo bem, mas custa mais de R$ 200,00....

 

PC de escritório ?

 

Eu comprei uma por 70 e tá rodando há mais de ano sem problemas.

 

Para comprar essa fonte procurei ver na embalagem dela se oferecia proteções e depois calculei pela etiqueta ( tabela ) a potência.

 

E paguei caro pois a vi no centro da cidade aqui do Rio a 30.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Seria melhor mesmo substituir a PCTOP 200W por uma de 300 ou 350W real que não tenha ruído. sem fala na eficiência, na fonte real de qualidade algumas tem 80% (ou seja, vai pesar menos na energia). etc.

alguém ja percebeu que não tem NENHUMA fonte de 200W que ganhou o Selo de produto Recomendado do Clube do Hardware?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vitorgamer58 A única fonte de alta qualidade comprovada (PFC ativo, proteções, elevada eficiência) de 350W que eu conheço é a Seasonic SS-350, mas ela é para gabinetes ITX. Tem também a Sharkoon SFX-350, também ITX, que é certificada e parece ter ótima qualidade, apesar de não ter sido testada. Abaixo dessa potência não conheço nenhuma. 

 

@Menko Sei que às vezes é mais difícil quando é computador de cliente, mas quando é para mim ou para amigos eu aconselho a fazer a gambiarra com a fonte ITX da Seasonic. Se os cabos alcançarem, que deixe com o buraco atrás mesmo. Dá para comprar essas fontes bem barato no Mercado Livre (menos de R$50,00) e elas são bem melhores que essa da Cooler Master.

 

@Henrique - RJ Eu não confiaria nas informações do fabricante de uma fonte genérica... Quase a totalidade delas não tem proteção nenhuma, sendo que muitos fabricantes afirmam que elas têm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

E você vai confiar no que dizem de uma Corsair que anda explodindo ?

 

Quem me diz que a Corsair começou a usar componentes de baixo custo em seus projetos ?

 

Já pensou no lucro fantástico que ela teria numa jogada dessas com o preço alto que elas têm ?

 

Realmente não me parece muito seguro seguir as informações dos rótulos dessas genéricas mas os fabricantes delas sabem que o consumidor final em geral não sabe o que são ou para que servem e só tentam enganar pela potência inclusive chamando de potência real.

 

Veja que quando comentam sobre proteções costumam detalhar, inclusive os componentes da potência. Devo ressaltar que estou comentando sobre fontes para PCs de escritório de baixo consumo. Para PCs gamers a conversa já muda pois exigem mais potência o que aumenta também o risco de ruídos fora do normal.

 

Para ter uma ideia, tenho um velho PC de escritório que consome menos de 80W e uma fonte genérica que afirma em seu rótulo fornecer 388W ( calculado ). Sabendo que fontes genéricas entregam no mínimo 50/70% do que declaram então chego á conclusão de que atende bem á necessidade desse meu PC com risco menor de corrente suja pois não atinge seu pico o que se pode confirmar em sua temperatura morna.

 

Essa fonte ( PC/SHER-400WB ), vendida a 25/30 reais aqui no Rio, ainda detalha as proteções que possui o que serve para imaginar um mínimo de qualidade, nem que seja a presença de um simples CI para esse fim em sua construção. Ainda não vi um review dela para saber quanto á sua qualidade.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ Estou falando do que vejo nos testes. Quase todos (pra não dizer todos mesmo) os fabricantes de fontes genéricas que afirmam que suas fontes têm proteções mentem. Os testes do Clube do Hardware estão aí para provar isso. Sua fonte provavelmente não tem proteção nenhuma. Mentem na potência, mentem nas proteções e mentem na eficiência. 

 

Peço novamente que não venha julgar uma marca como a Corsair porque você viu uma ou outra fonte apresentando problemas. Sem poder comparar o número de fontes defeituosas com o número total, nada você pode afirmar sobre a marca. E ainda tem o fato da responsabilidade do usuário e o que ele pode ter feito com a fonte (tem muita gente aí que usa estabilizador em fontes de ótima qualidade como as Corsair e isso sim pode destruir a fonte). Todo produto dá defeito e nada é infalível, só importa a proporção e você não a conhece.

 

Comparar a honestidade de marcas com enorme tradição no mercado de fontes e que possuem um histórico quase (ou totalmente) impecável de produtos testados como a Corsair com um fabricante de fontes genéricas de fundo de quintal não é algo muito útil de se fazer na minha opinião.

 

Já vi Ferrari pegando fogo, não quer dizer que Ferrari é ruim. Relógio Rolex também dá defeito, não quer dizer que Rolex é ruim. Te garanto também que um ou outro Rolls Royce vai parar na oficina de vez em quando.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste desta fonte está neste link

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-pctop-fapt200/2787/1

 

A conclusão da análise recomenda manter distância desta fonte. É isso.

 

Agora vamos pensar por outro lado, embora se saiba do problema que é esta fonte, muitas vezes não se tem outra opção, fazer o quê? Vai usar e boa.

A pergunta do autor do tópico: ela aguenta?

Aguenta, sim. Nessa configuração vai funcionar.

Como falado acima, se puder evitar é melhor.

Infelizmente não se tem opção de boas fontes abaixo de R$ 150,00.

 

A sugestão do Foxwalt é muito boa. No mercado livre tem boas fontes mini itx da Seasonic, mas tem que tomar cuidado, muitas são "semi novas". Outra opção, se puder adaptar, é usar padrão TFX, tipo esta

http://www.infotechsi.com.br/mini-fonte-300w-80-plus-bronze-pfc-ativo-seasonic-ss-300tfx-slim-mini-itx-300w-p-hp-dell-vostro-compaq-itautec-sti-p667

 

Já usei fonte itx em gabinete atx, basta um adaptador para a instalação, mas tem gente que instala sem adaptador. Esse adaptador pode ser feito sem grande dificuldade, veja este tópico:

Os problemas da Corsair 430 são pequenos perto da quantidade vendida. Se olhar nos comentários dos compradores da newegg vai ver até fontes consagradas, com certificação gold e medalhas de mérito, queimando com um mês de uso. Mas são exceções.

E outra coisa, a Corsair 430 é uma fonte razoável, de baixo custo, é linha de entrada, nada alem disso. Compete com a EVGA. Em termos de qualidade não chega perto da Seasonic 430, que deixou de ser importada.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...