Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Tomasi

Placa-mãe com defeito, necessito de indicação de uma substituta

Recommended Posts

Olá pessoal do Clube do Hardware, no último sábado(11/06/2016) estava utilizando meu computador normalmente, quando ele do nada desligou, ao religar ele tentou dar partida durante uns 15 segundos e desligou, repetiu este processo mais algumas vezes até que tirei-o da tomada. Deixei ele desligado por umas 5 horas e voltei a tentar ligá-lo, continuou na mesma. Fui então fazer alguns testes, deliguei os HDs e pentes de memória, nada mudou, ele nem ao menos apitou. Tirei a placa de vídeo desconfiando que talvez fosse a fonte sem força e nada, continuava igual. Desconfiei então que era placa-mãe, como não tenho como testá-la levei numa loja na minha cidade que faz isso(bem ruim inclusive, mas não tenho outras opções). Confirmaram o meu medo, era placa-mãe. Meu problema agora é que não consigo encontrar uma placa-mãe compatível com a minha, uma Gigabyte GA-Z77X-UD4H, com o maldito socket LGA 1155, comprada nos Estados Unidos 3 anos atrás, só consigo encontrar modelos simples com esse socket, que não suportam os outros componentes do meu computador. Já revirei todo o varejo de internet em busca de uma substituta(estou procurando agora no ML), mas não encontrei nenhuma com as mesmas capacidades que a minha, pelo menos aos meus leigos olhos, portanto peço aos sábios mestres aqui presentes que me auxiliem.

Se tiverem alguma dica ou dúvida, estarei mais do que grato em ouvi-la!

A configuração do meu computador é a seguinte:
Placa-Mãe: Gigabyte GA-Z77X-UD4H - Intel Z77 - ATX, LGA1155, 2800 MHz (OC) DDR3, SATA III (6Gb/s), 7.1-CH Audio, Gigabit LAN, USB 3.0, RAID - R.I.P
Memória: CORSAIR Vengeance 16GB (2 x 8GB) 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1600 (PC3 12800)

Processador: Intel Core i7-3770K - Quad Core, 8MB L3 Cache, 3.50GHz (3.90GHz Max Turbo), Socket H2 (LGA1155), 77W,
Refrigeração do Processador: Corsair Hydro Series CW-9060008-WW H80i Extreme Liquid/Water CPU Cooler

Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 670 FTW+ 04G-P4- Video Card - 4GB GDDR5, PCI-Express 3.0(x16), 1x Dual-link DVI-I, 1x Dual-link DVI-D, 1x DisplayPort, 1x HDMI, DirectX 11, SLI Ready
Fonte: Corsair AX850 CP-9020044-NA 860W - 80+ Gold, Zero RPM, Modular
Armazenamento: 2 HDs Seagate Barracuda de 1,5TB e 1 HD Seagate Barracuda de 320GB para o SO
Gabinete: Thermaltake ATX Overseer RX-I VN700M1W2N

Pretendo manter esta configuração, a única expansão seria uma placa de captura para jogos, mas não para agora.

Obs: Encontrei alguns modelos no ML, gostaria que me informassem, se possível, qual é de boa qualidade. 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700952397-placa-me-asrock-z77-extreme4-z77-lga1155-frete-gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766605686-placa-me-asus-z77-intel-core-i7-i5-e-i3-lga-1155-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772542525-placa-me-asus-sabertooth-z77-lga1155-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757944682-placa-me-asus-p8z77-m-1155-usb-30-z77-i3-i5-i7-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770217623-placa-me-gigabyte-ga-z77m-d3h-8gb-ddr3-z77-lga-1155-_JM

Sei que a maioria delas é usada ou de vendedores não confiáveis, apenas listei-as como referência aos modelos. Caso saibam alguma outra semelhante/superior, ficarei extremamente grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não aproveita, vende teu processador, vende tua memória RAM, compra um placa-mãe 1151, compra um Skylake, compra memória DDR4. O que acha?

Pelo visto, dinheiro você tem

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade não. Comprei nos Estados Unidos pois o dólar estava barato na época, o que não é o caso agora, e a diferença de importar, mesmo com as tributações, era muito grande. De qualquer forma não tenho um orçamento maior que R$ 1.500,00 no momento para investir nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema dessa mobo é o preço, você tem um sistema forte, mas a placa-mãe é praticamente a metade do valor total, tirando gabinete/Fonte/VGA/Armazenamento que são 100% reaproveitáveis.

Veja o preço desta similar, no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768451946-placa-me-gigabyte-intel-ga-z77x-up4-th-ci3i5i7pent-ddr3-_JM

Não sei se compensa ter um gasto desses para manter um sistema forte, porém 3 gerações defasado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, estou disposto a ouvir novas idéias, estou realmente sem saída neste momento. Talvez a solução seja a que o Funky falou

48 minutos atrás, FunkyClearMen Cat disse:

Porque não aproveita, vende teu processador, vende tua memória RAM, compra um placa-mãe 1151, compra um Skylake, compra memória DDR4. O que acha?

O que vocês acham então, compensa vender meu Processador e Pentes de Memória ambos em excelente estado neste momento para fazer um upgrade? Tudo isto estando dentro deste orçamento que eu tenho? E se sim, vocês têm uma ideia de modelos atuais para substituir eles, claro nada insano, mas de boa qualidade? Agradeço a resposta Wal SJC!

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Rodrigo Tomasi disse:

Bem, estou disposto a ouvir novas idéias, estou realmente sem saída neste momento. Talvez a solução seja a que o Funky falou

O que vocês acham então, compensa vender meu Processador e Pentes de Memória ambos em excelente estado neste momento para fazer um upgrade? Tudo isto estando dentro deste orçamento que eu tenho? E se sim, vocês têm uma ideia de modelos atuais para substituir eles, claro nada insano, mas de boa qualidade? Agradeço a resposta Wal SJC!

Disponha quando precisar!

Eu gostei da sugestão do @FunkyClearMen Cat , tirando aquela parte de ter muito dinheiro... :oops:

Acho que você deveria fazer isso mesmo, pesquisar o custo de um sistema Skylake i5 e DDR4 que esteja dentro das suas condições.

voce aproveita parte dos componentes atuais e vai acabar gastando o equivalente ao preço de uma mobo dessa sua, ou pouca coisa a mais, para ficar com um sistema atualizado.

Já que vai recomeçar, recomece bem!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Eu gostei da sugestão do @FunkyClearMen Cat , tirando aquela parte de ter muito dinheiro... :oops:

Não fiz por mal, hahaha

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais