Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar relé com sensor ir


Ualisson.

Posts recomendados

 Fala galera, tava pesquisando na internet sobre o respectivo assunto, encontrei um esquema de controle universal, onde ao acionar qualquer tecla de um controle remoto o circuito da um sinal no led, porém eu queria o modificar e ao invés de piscar o led, queria que o mesmo aciona-se um relé para liberar 12v para um pequeno projeto que estou tentando desenvolver...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/06/2016 às 20:24, Ualisson. disse:

onde ao acionar qualquer tecla de um controle remoto o circuito da um sinal no led

achou este circuito? Neste caso basta-te colocar os tradicionais transistor-resistor-diodo-relé cuja base seria acionada por este sinal

 

Penso também que pra isso...

Em 17/06/2016 às 20:24, Ualisson. disse:

que o mesmo aciona-se um relé para liberar 12v para um pequeno projeto que estou tentando desenvolver...  

...basta-te remover ic1 do circuito acima, conectá-lo onde está saída O1, remover o led verde (não se deve fazer projetos comled verde) e substituir R4 por uns 10k e talvez um C de uns 10uF em paralelo com ele. Ou algo do gênero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

claro.. vamos tentar...

Imagine o coletor de Q1 - aquele "filamento" que vai ao pino 14 você liga direto no filamento O1 - que que vai no pino 2. Pode até deixar o led 'verde' mesmo. A explicação para o 'verde' (vou quebrar o seu galho) é que o vermelho acende mais com menos corrente por isso pode aumentar R4 pra uns 1K

Obs: sem o ci, vai tirar a "trava" do relé, ou seja, só vai acionar quando pressionada a tecla. A ideia sem ci , é você testar pra entender o conceito e porquê você falou que não tem na sua cidade (mas tem na net, claro).

 

São muitos ci´s que dá pra fazer isso. Ve se tem algum destes na sua sucata:

cd4027 74hc74 273 374 ou qualquer flip flop

40106 74hc00 06 04 inversor.. dá sim e inumeráveis etc

 

Me lembro vagamente que dá até pra fazer um lance só com scr, capacitor, indutor mas agora me fugiu da memória...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,  vou verificar se tenho algum desses ci's aqui na sucata, se eu não encontrar vou compra na net mesmo, é o jeito kkkk... Vi um Ci em uma placa de estabilizador, ele tem vários relés... vou passar a referência: ST7FLITE05Y0B6 não sei se faz essa função, mas achei semelhante... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do 4017, tem uma infinidade de CIs desses tipos porém com pinagens diferentes (4013, 4022, 4024, 4027, 4029, 4518, 4520 e etc)

É possivel encontrá-los em aparelhos mais antigos (como TVs, Video K7, e aparelhos de som dos anos 80/90)

 

CI de estabilizador não dá.

Só não entendi se você quer que o circuito seja modo pulso ou retenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...