Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial De Pintura De Cases !


dkyrk

Posts recomendados

Como vi que tem muita gente com duvida em pintura de cases, resolvi fazer um tutorial explicando o conhecimento básico para se realizar uma pintura bem feita.

A pintura deve ser realizada com total responsabilidade de cada usuario e não irei me responsabilizar por pinturas que deram errado, se preciso perguntem ajudarei como for necessario..

Aprendendo mais sobre pintura:

A pintura é um processo químico que envolve adesão a partir de leve corrosão da superfície a ser pintada, por isso ela não pode ser feita em qualquer superfície. Existem fundos para todos os tipos de tintas alguns universais e outros específicos para cada tinta.

Conhecimentos básicos de pintura:

A pintura desse tipo deve ser feita com spray ou compressor, com o compressor se obtém um resultado melhor devido a possibilidade de regulagem da saída da tinta e etc... Mas com spray não se tem um resultado tão diferente.

A tinta a ser usada deve ser a tinta Automotiva, em suas varias categorias, mas principalmente no esmalte sintético, por ser mais barata e mais fácil de trabalhar.

Os fundos são essenciais como descritos mais acima, já que são a base de onde a tinta irá grudar. O fundo mais comum é o Primer Universal, que serve para quase toda a tintas, ao não ser as especiais. Esse mesmo será usado para aplicar a tinta sobre a parte metálica do gabinete se este não estiver com sua pintura original.

As lixas devem ser lixas mais finas, ou seja, de maior granadura (quanto maior o numero mais fina é), já que as partes a serem trabalhadas são sensíveis e podem ficar marcadas para sempre se for usada lixas muitos grossas.As lixas que serão usadas são a partir da 400 para cima, e mesmo a 400 será apenas para começar o lixamento em superfícies muito desgastadas ou grosseiras. O lixamento deve ser feito sem o uso de força, já que o uso dela poderá marcar a superfície mesmo que seja usada uma lixa mais fina, alem de desgastar a lixa desnecessariamente.E o mais importante, o lixamento deve ser realizado na presença de água, ou totalmente submerso em água (costuma apresentar melhores resultados em metais a segunda opção),por isso não é à toa que a lixa se chama lixa d’agua...

A pintura com Spray deve ser realizada cerca de 15 cm de distancia da superfície e em movimento completos e contínuos, na embalagem é explicado com detalhes como deve ser feito.

Preparando a superfície para pintura:

Partes metálicas:

Se o gabinete estiver com sua pintura original, não será necessária o uso de primer (fundo),já que a tinta pode servir como fundo.Apenas é necessário o lixamento dessa tinta, que com o tempo se desgasta, se engordura devido ao manuseio e também porque a pintura não tem a superfície 100% lisa dando assim um aspecto feio se a pintura for realizada por cima.

Deve se lixar a pintura com lixa 600, mas nada de lixar muito ok ?? Apenas lixem para retirar a parte superior da tinta e tornar a superfície mais lisa para a pintura.deve se lavar a parte lixada para retirar “poeira” da tinta lixada e usem também detergente para acabar com vestígios de gordura, que pode atrapalhar a pintura.

Se o gabinete estiver sem pintura alguma, também se deve lixar essa parte para retirar possíveis vestígios de ferrugem que fará com que a tinta descasque após a pintura.Esse mesmo metodo deve ser usado para pintura interna do case.

O Primer Universal deve ser aplicada da seguinte forma: após lixada e bem seca a superfície, aplique a 1ª demão menos concentrada, sendo necessária apenas uma leve camada do mesmo. Espere secar (cerca de 30min) e aplique a 2ª demão, esta deve ser mais concentrada, devendo cobrir toda a superfície. Se por acaso escorrer (é normal nas primeiras pinturas realizadas), não se preocupe.Espere secar totalmente (conforme indicado na embalagem, secagem total) e lixe com lixa 600 para retirar a rugosidade e escorrimentos, após o lixamento lave e espere secar bem.

Partes plasticas

O selador para plásticos deve ser aplicado da mesma maneira, lixe o plástico com lixa 600, e aplique a primeira demão, espere secar conforme especificado na embalagem e de uma lixada para apenas “quebrar o brilho”.Depois deve ser aplicada a segunda e ultima demão normalmente e espere secar.

Aplicando a tinta:

Depois dos específicos fundos aplicados, vamos a aplicação da tinta...

Estou preferindo atualmente aplicar cerca de 3 demaos de tinta, a primeira bem ralinha mesmo, como se fosse uma "poeira de tinta", a segunda você tenta cobrir a maior parte da superficie e a terceira você cobre totalmente a superficie. Quanto menos quantidade de tinta você "jogar" sobre a superficie de uma vezada só, menos chances de escorrer tem, coisa que acontece frequentemente com novatos.

Outra coisa também, muitos aplicam a tinta de forma vagarosa, como o spray solta muita tinta de uma vez, ocorrer o escorrimento, o spray deve ser manuseado com certa velocidade, algo como quando sua mao começa a apresentar um "rastro por causa da velocidade".

As tres demaos devem ser aplicadas em direções iguais, mas não é regra, uma na vertical e uma na horizontal para que não haja marcas que as vezes ficam demonstrando para qual direção foi aplicada a tinta.

Faça movimentos laterais, amplos e regulares, até que a chapa esteja bem coberta pela tinta, mas não exagere, evitando que a tinta escorra e se acumule nas bordas da chapa. Deixe a chapa deitada no chão ou pendurada num arame. Comece a pintar pelo lado de dentro. Neste lado não é necessária muita tinta, apenas o suficiente para cobrir a pintura original. Aplique a tinta escolhida, com a primeira demão bem fininha. Deixe secar por uns dez minutos e aplique a segunda demão, mais concentrada.

Pode também ser aplicado o verniz, mas não é extremamente necessário, já que este serve para proteger a tinta contra riscos e dar mais brilho a pintura, não sendo recomendado a pinturas foscas.

Pintura Interna

Segue o mesmo padrão da pintura normal em relaçao a tempo entre demaos, secagem total, preparaçao da superficie, aplicaçao, mas o certo mesmo é sempre dar uma olhadinha atras da lata de tinta, pois cada tinta tem "tempos" diferentes

porém como normalmente a pintura interna é feita com tintas reagente (luminosas, é assim que sao tituladas pelos fabricantes) ela necessita de uma categoria especial de fundo e verniz.

Use o FUNDO PARA LUMINOSAS, sem ele a tinta poderá apresentar menor capacidade luminosa ou até nenhuma.

Mesmo esquema de demaos, intervalos e secagem dos fundos normais (duvidas, vide atras da lata da tinta)

TINTA LUMINOSA da cor da sua escolha, mesmo esquema de demaos, intervalos e secagem das tintas normais (duvidas, vide atras da lata da tinta)

VERNIZ PARA LUMINOSA, com a aplicaçao deste sua tinta apresentará maior durabilidade, e alto teor de brilho (aumenta bastante a qualidade do brilho da tinta). Mesmo esquema de demaos, intervalos e secagem dos vernizes normais (duvidas, vide atras da lata da tinta)

coloque isso devido a grande quantidade de duvidas sobre esse tipo de pintura

Conclusão:

O resultado obtido deve ser uniforme e sem escorrimentos, se por acaso houver algum escorrimento, pode se lixar a pintura com lixa 1200 e depois fazer o polimento com Kaol ou massa de polir numero 2, assim se concerta o erro ocorrido durante a pintura.O polimento deve ser feito com um pano macio, de preferência de algodão, ou então utilize estopas, já que a pintura e muito sensível e risca facilmente...

Espero ter ajudado, e esclarecido a duvida de muitos no fórum ...

falou !! :D:D:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa! :bandeira:

Obrigado aí senhor moderador Phoenyx! B)

Parabéns aí dkyrk!

bom, complementando (se é que precisa complementar) a casemodbr tem um artigo sobre pintura também, então vou deixar o link aqui ok?!

http://www.casemodbr.com/index.php?artigos&pintura

acho que vai esclarecer muita gente!

falou a todos! :joia:

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Diogo, beleza, fera seu tutorial!!! eu não tinha lido ainda porque não seria eu q ia pintar me Case, como já te falei no MSN o namorado de minha prima é q vai fazer o serviço, mas acho q ele não manja muito de luminosas e também notei q no Tutorial faltou um destakizinho p pinturas internas coisa e tal, então aqui vai minha pergunta OK:

para pintar por dentro a tintas usadas são as luminosas(reagentes) né, mas antes tem q pintar de fundo branco p luminosas é isso mesmo? então esse branco é qualquer branco mesmo, quelquer branco serve de fundo p luminosos, pois o branco normal já reage c luz negra né!! ou tem q ser um branco apropriado para luminosas!!!

acho q minha ergunta ficou meio confusa mas se não entender me fala q eu tento reformular falou!!!

Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí Marcus, beleza ??

Olha não tinha certeza quanto a necessidade de usar fundo especial para reagentes não... porque nunca ouvi falar sobre isso não, já me perguntaram sobre isso, mas também não soube responder (foi até o jib junior)...

mas andei dando uma pesquisada e realmente é necessario o uso do fundo branco especial para luminosas, podendo também ser o fundo branco normal...

mas a aplicaçao também é a mesma utilizada para chapas de metal sem pintura, lixar com lixa 600 de leve, aplicar o fundo(primer) branco para luminosas (pelo que vi custa a mesma coisa do que o fundo normal branco), aplicar a tinta normalmente como descrito acima no tutorial, e ainda aplicar o verniz para luminosas ou verniz convencional ...

tanto o fundo (primer) quanto o verniz podem ser subistituídos pelos normais, mas claro que deve ter alguma diferença de leve mas deve ter, geralmente essa diferença se reflete na durabilidade da pintura, mas creio que eu que não seja tanto assim não ..Mas mesmo assim, ainda recomendo o uso de fundo e verniz especial para luminosas..

valeu aehh pelo toque Nightwish, não tinha dado a devida atençao sobre essse caso...

falou!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxe q isso Diogão!!!, não precisa se desculpar de nada não cara! isso acontece, é muita informaçõa p gente lembrar né mesmo! seu tutorial tá massa, se faltou algo, é p isso q agente tá aqui, Um Forum bom é assim velho, um ajudando o outro :joia:

Sobre a resposta q c deu ao Junior, eu não vi qual foi não mas se você não tiver o MSN dele me fala q eu te passo OK, tenho certeza q ele não vai se importar!!!

falou e abração cara! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por PedroFP@01 set 2004, 22:37

Parabens Diogo(dkyrk)!!!! :palmas:

O seu topico muito bom!!! :D

Tira qualquer duvida a respeito do assunto!! :D

Muito bom mesmo!!

Parabens mais uma vez!! :-BEER

é assim q se ajuda num forum!!! :P

Teh mais!

putz ....valeu cara !!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma lata de 225 ml deve dar sim ...depende do jeito que você usar,tem gente que gasta mais, tem gente que gasta menos ...

não tenho certeza não, mas a lata de 900ml de um removedor bom ( os porcarias não retiram a tinta totalmente) estava quase 17 reais aqui na minha cidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns ao autor do tópico que está muito bem detalhado. :palmas:

Bem, eu gostaria de aproveitar este tópico para perguntar a opnião de vocês sobre uma pintura mal-feita que eu fiz no meu gabinete antigo. É o seguinte:

Eu tenho aqui um PC antigo (Pentium MMX 166Mhz) que estava em um gabinete AT horrível bege. Então eu ganhei um gabinete AT usado bege também, porém muito mais bunitinho e eu simplesmente iria trocar o PC de gabinete. Mas, eu tive a maravilhosa ideia de pintá-lo de preto com detalhes em prata antes de fazer a troca, só que eu acho que fiz tudo errado:

Eu peguei o gabinete e o limpei para tirar a poeira; depois eu o desmontei completamente e simplesmente comecei a pintar com spray Colorgin Decor Spray Preto Fosco e os detalhes com spray Colorgin Automotiva Alumínio (vencida à um ano); e deixei secar ao sol por algumas horas.

Feito isso, quando a tinta secou, eu remontei todo o gabinete e fiz a troca, ou seja, tirei tudo que havia no gabinete velho e passei pro novo, e o fechei e estou com ele até agora.

Problemas: 1-) A superfície pintada de preto (da parte metálica), ficou grudenta, ou seja, se você encostar a mão, ela fica meio grudada no gabinete.

2-) A superficie preta (da parte metálica e da plástica) ficou muito sensível à riscos e qualquer movimento de atrito mais forte arranca um pedacinho da tinta.

3-) A parte alumínio, ficou com a cor meio desigual e com algumas manchinhas cinzas somente na parte plástica dos detalhes laterais do gabinete. :stupid:

Apesar de tudo isso, a aparência geral do gabinete ficou bem legal e estes detalhes negativos só são notados quando se olha de perto.

---

Talvez esta minha postagem não tenha utilidade, mas eu acho que ele serve para você que quer economizar na hora de fazer um casemod, mesmo que seja um simplérrimo como este que eu fiz. Pense bem antes de economizar nisso!!!

Falou! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aprendi muito lendo esse topico mas ainda não tenho confianca para resolver meu problema meu gabinete ganhou arranhoes o mais feio na frente na parte de plastico preto arranhou a tinta cinza um arranhaozao decima para baixo na parte esquerda pensei ate em botar um adesivo mas não tem o que botar la ele tem quase um palmo de arranhao poxa o vacilo e q o gabinete e novo ficou feiao e eu não sei como reparar isso você pode me ajudar caio ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shinobi@16 set 2004, 07:34

aprendi muito lendo esse topico mas ainda não tenho confianca para resolver meu problema meu gabinete ganhou arranhoes o mais feio na frente na parte de plastico preto arranhou a tinta cinza um arranhaozao decima para baixo na parte esquerda pensei ate em botar um adesivo mas não tem o que botar la ele tem quase um palmo de arranhao poxa o vacilo e q o gabinete e novo ficou feiao e eu não sei como reparar isso você pode me ajudar caio ..

complicado mesmo você resolver isso sem fazer a pintura total do case novamente...

como o arranhao deve ter ficado fundo, não tem jeito da tinta cobrir ele totalmente, não e à toa que em arranhoes em carros, tem que pintar toda a parte do chassi novamente...

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí velhinho... beleza?

é o seguinte dkyrk, eu tava levando meu gabinete para casa de um amigo e uma p@#$ duma mulher num fusquinha me deu uma fechada e meu gabinete "voou" para cima do freio de mao. Aí ficou a parte de cima do gabinete amassada, não foi muito feio, mas para gente que ta olhando pro pc todo dia, fica parecendo cada vez maior... você sabe se tem como desamassar? Eu tava imaginando me dar umas "porradas" pelo lado de dentro, mas eu acho que vai ficar é pior.... tem alguma técnica para desamassar chapas de asso como no caso da parte de cima do gabinete?

Se souber de alguma coisa me ajuda aí porque eu tava querendo pintar, mas para ficar pintadinho e amassado é fød@. :tantan:

Falou!!!!

Obs.: Muito bom seu tutorial. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tira a tampa e leva numa dessas oficinas de desamassam carro mesmo, acho q os caras devem ter as ferramentas adequadas p por a tanp adenvo no lugar sakou, a minha tampa lateral tb empenou muito quando cortei c a tico-tico, mas eu dei uma parrada nela c o martelo por dentro e resolveu, mas acho q meu caso foi menos grave q o seu falou

Tenta isso aí e posta os resultados beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é o seguinte, cortei uma janela na lateral do meu gabi pra colocar uma chapa de acrilico (que ja comprei também), fiz um buraco na parte de cima pra colocar um cooler onde tava amassado.

é o seguinte dkyrk, eu tava levando meu gabinete para casa de um amigo e uma p@#$ duma mulher num fusquinha me deu uma fechada e meu gabinete "voou" para cima do freio de mao. Aí ficou a parte de cima do gabinete amassada, não foi muito feio, mas para gente que ta olhando pro pc todo dia, fica parecendo cada vez maior... você sabe se tem como desamassar? Eu tava imaginando me dar umas "porradas" pelo lado de dentro, mas eu acho que vai ficar é pior.... tem alguma técnica para desamassar chapas de asso como no caso da parte de cima do gabinete?

Se souber de alguma coisa me ajuda aí porque eu tava querendo pintar, mas para ficar pintadinho e amassado é fød@. :tantan: 

Cara, tava lendo o tutorial para colocar o acrilico na parte lateral e tive uma ideia, vou colocar na parte de cima... é bom que eu aproveito e pinto o resto... mesmo assim valeu pelo toque... brigadão!!!!!!  :-BEER

Só que agora que comecei a mexer (o meu gabi era todo original), acho que me empolguei com esse negocio de casemod eheheheheh :P .

Comprei umas latinhas de tinta em spray pra pintar o gabinete inteiro mas só achei o tal fundo (primer) em latinha normal, não tinha em spray, ai o vendedor disse que tem que diluir e aplicar com uma pistola de ar, mas eu não tenho esse tipo de coisa. Será que ele não ta me enrolando querendo vender o fundo dele (no bom sentido é claro.. hahahhahah) ou é isso mesmo? Comprei só as tintas e as lixas por via das duvidas.... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...