Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial De Pintura De Cases !


dkyrk

Posts recomendados

Ola amigo,

Otimo topico.

Comprei um cabinete que tem a frente (baias) e laterais em preto, porém meu gravador de cd e meu drive 1.44 sao bejes, aquela cor padrão, gostaria de pinta-los de preto para combinar no gabinete, qual tinta devo pintar, não quero que fiquem brilhantes e sim foscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por deeplink@26 de fevereiro de 2005, 23:49

Ola amigo,

Otimo topico.

Comprei um cabinete que tem a frente (baias) e laterais em preto, porém meu gravador de cd e meu drive 1.44 sao bejes, aquela cor padrão, gostaria de pinta-los de preto para combinar no gabinete, qual tinta devo pintar, não quero que fiquem brilhantes e sim foscos.

se você quer uma cor fosca pra combinar com o preto de seu case use preto fosco uai. mas na hora de fazer a pintura faça todos os "estagios" recomendados, tipo lixar, depois selador, a cor, e verniz, num pule nenhum, pro bem de sua pintura.

boa sorte,

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Caro amigo gostei do tutorial, na elaboração do meu case já pintei varias vezes, pois estou tendo dificuldades no polimento... Alguem pode me ajudar ou elaborar um tutorial detalhado sobre polimento de pintura automotiva metalica, pois não localizei nenhum... e já não aguento mais pintar o case a pintura fica boa mais na hora de polir... é um problema já tentei com verniz em ecesso pouco verniz esperei até uma semana pra começar polir, lixei com lixa 1200 e nada... ve se me ajudem...grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Agent Smith@20 de agosto de 2005, 16:18

Geraldo, é melhor você dar detalhes do que ocorre.

Pessoal, ainda estou com dúvidas... no tutorial diz que não precisa passar o primer e no finalzinho ele fala sobre o primer... então tenho que usar ou não? Nunca sei isso... na parte interna vou ter que usar o primer ou posso lixar e meter o fundo branco etc...

Como relação à pintura... tem muita gente reclamando que a pintura fica grudenta (e fica mesmo), porque isso ocorre?

Usarei tinta automotiva para pintar a parte externa (inclusive o plástico) usarei selador no plástico. Mas o problema é que eu quero um efeito fosco e não brilhante, eu consigo isso com alguma tinta automotiva???

VALEU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Atento@18 de outubro de 2005, 15:37

Pessoal, ainda estou com dúvidas... no tutorial diz que não precisa passar o primer e no finalzinho ele fala sobre o primer... então tenho que usar ou não? Nunca sei isso... na parte interna vou ter que usar o primer ou posso lixar e meter o fundo branco etc...

Como relação à pintura... tem muita gente reclamando que a pintura fica grudenta (e fica mesmo), porque isso ocorre?

Usarei tinta automotiva para pintar a parte externa (inclusive o plástico) usarei selador no plástico. Mas o problema é que eu quero um efeito fosco e não brilhante, eu consigo isso com alguma tinta automotiva???

VALEU

olha ... vocês não estão entendendo direito o tutorial (vou dar uma revisada pra ver se esta confuso)

é simples, você só usa o primer se a chapa metalica estiver sem nenhuma tinta, se estiver com algum tipo de tinta, não é preciso passar primer porque ele já faz o papel do mesmo .... FUNDO e PRIMER é a mesma coisa, o FUNDO PARA LUMINOSAS também pode ser chamado de PRIMER PARA LUMINOSAS ...

axistem tintas que ano necessitam de fundo, porque elas sao ESPECIALMENTE feitas assim, e geralmente ressaltam essa caracteristica.

a pintura não fica grudenta não, isso significa que foi realizada da forma errada ....

é preciso seguir rigorosamente as especificaçoes de SECAGEM, INTERVALO DE DEMAOS e etc, até deixando esceder o tempo que foi sugerido pelo fabricante (se ele falou 15 min, deixo quase uns 25 min, so por segurança)...

so conheço casos de tintas que ficam grudentas que o intervalo entre demaos sao pequenos, muita tinta aplicada de uma só vez,tintas com prazos de validade vencidos, e também alguns apressados que não esperam a secagem total da tinta, e reclamam que ficaram grudando, fazer uma pintura é algo demorado e cuidadoso, para vs terem ideia se sua mao estiver muito engordurada e se você encostar na parte pintada antes da tinta estar seca, aquela parte onde você encostou, não seca corretamente, apresenta marcas e é a primeira parte a sair com o tempo(porque fica meio mole) ....

para dar o efeito fosco é simples ....compre tintas foscas ué !!!! você não consegue efeito fosco apenas com algum tipo especial de aplicaçao, isso é caracteristica da tinta...

SIGAM CORRETAMENTE AS INSTRUÇOES DOS FABRICANTES, esse é meu aviso, pois se vocês cometerem algum erro estarão jogando dinheiro fora ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

e aí dkyrk

Fiz um pintura no meu case seguindo os seus passos

Meu esquema foi o seguinte:

Comprei o fundo para luminosas Colorgin

Azul luminoso Colorgin

e o verniz para luminosas Colorgin

queria pintar a parte de dentro, ela tem uma certa tinta então não precisei do primer

dei uma lavada em tudo e passei a lixa 600

coloquei o fundo branco, 3 demaos de tinta com intervalo de 25 min cada e depois passei o azul 3 demaos entre 35 min cada demao a ultima deixei secar por uns 50 min, depois o verniz dei 2 demaos para um melhor resultado 25min cada demao e boa.

Ficou uma maravilha esse azul, muito brilhante no neon ficou um show bem do do jeito que eu esperava valeu pelo tutorial sem ele.. vixe acho que não teria esse resultado

Pro pessoal novato ai, se seguir esse esquema certinho e com os itens da pintura da mesma marca não tem erro.. e não vale passar o spray devagar c escorrer ai .... já era!!

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por Renato1234@16 de novembro de 2005, 19:56

e aí dkyrk

Fiz um pintura no meu case seguindo os seus passos

Meu esquema foi o seguinte:

Comprei o fundo para luminosas Colorgin

Azul luminoso Colorgin

e o verniz para luminosas Colorgin

queria pintar  a parte de dentro, ela tem uma certa tinta então não precisei do primer

dei uma lavada em tudo e passei a lixa 600

coloquei o fundo branco, 3 demaos de tinta com intervalo de 25 min cada e depois passei o azul 3 demaos entre 35 min cada demao a ultima deixei secar por uns 50 min, depois o verniz dei 2 demaos para um melhor resultado 25min cada demao e boa.

Ficou uma maravilha esse azul, muito brilhante no neon ficou um show bem do  do jeito que eu esperava valeu pelo tutorial sem ele.. vixe acho que não teria esse resultado

Pro pessoal novato ai, se seguir esse esquema certinho e com os itens da pintura da mesma marca não tem erro.. e não vale passar o spray devagar c escorrer ai .... já era!!

Abraços!!

quanto pagastes nas tintas?

aguardo

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

ta aí uma pergunta complicada ...

pintar o HD não é estão simples assim, você teria que retirar a placa logica, proteger os filtros de entrada de ar que tem nele, arrnacar os adesivos para que a tinta pegasse diretamente no metal ...

bem, alem de tudo isso, usar uma tinta especial para aluminio....

na minha opiniao não é viavel pintar o HD, alem de ser perigoso iria ficar caro o processo ....

alem do mais, o HD nem aparece tanto mesmo com uma janela lateral ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta aí uma pergunta complicada ...

pintar o HD não é estão simples assim, você teria que retirar a placa logica, proteger os filtros de entrada de ar que tem nele, arrnacar os adesivos para que a tinta pegasse diretamente no metal ...

bem, alem de tudo isso, usar uma tinta especial para aluminio....

na minha opiniao não é viavel pintar o HD, alem de ser perigoso iria ficar caro o processo ....

alem do mais, o HD nem aparece tanto mesmo com uma janela lateral ...

Ola a todos!

Com relação a pintar o hd concordo com o amigo acima pois e muito trabalho para pouco retorno mas o que o amigo pode fazer e encontrar em papelaria em papel contact que você poderá encontrar em varias cores e inclusive imitando aço escovado, talves seja uma solução menos trabalhosa, espero ter ajudado.

Ps. Vou adcionar alguns links de como ficou a pintura do meu case, ainda não esta acabado.

http://img96.imageshack.us/my.php?image=ca...4000ampl5tu.gif

http://img105.imageshack.us/my.php?image=10013238lp.jpg

http://img105.imageshack.us/my.php?image=10013225hf.jpg

http://img105.imageshack.us/my.php?image=10013174yz.jpg

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

primeiro é bom dizer que o tutorial rápido tá show de bola.

segundo vem a situação. bem, eu tenho um gabinete 4 baias todo em cinza, dois leds azuis na frente, um faz na janela lateral de acrílico tambem azul. a questao é q eu estou de saco cheio da cor e como a garantia do pc acabou semana passada resolvi entrar nas modificacoes.

a primeira delas é a da pintura. pretendo trocar o cinza da parte externa por preto metalico (aqueles de carros esportivos, o mais proximo possivel do que se consegue em carros). eu aplicaria essa cor em toda a parte externa q for de metal e tambem em algumas partes da frente de plastico, mas buscando o mesmo efeito das partes metalicas.

uns detalhes eu queria q fossem em metal, quem sabe um efeito cromado, mas só nas partes plasticas da frente. por fim, eu estava querendo pintar todo o interior de vermelho reagente, mas tambem com umas aplicações em preto pra não ficar muito forte e tirar a atencao de outras partes de cor diferente.

a duvida é:

1) como eu consigo o efeito preto metalico perfeito tanto na parte em metal do gabinete como na parte plastica, de forma que elas não mostrem diferença?

2) como eu coloco o efeito de aparencia de metal em partes plasticas?

eu até agradeceria se me indicassem marcas de produto e o nome... eheheheh ajudava muito.

valeu e parabens a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) como eu consigo o efeito preto metalico perfeito tanto na parte em metal do gabinete como na parte plastica, de forma que elas não mostrem diferença?

2) como eu coloco o efeito de aparencia de metal em partes plasticas?

eu até agradeceria se me indicassem marcas de produto e o nome... eheheheh ajudava muito.

valeu e parabens a todos

bem, para obter um melhor acabamento em pinturas, é necessario que logo após que toda a pintura for realizada seja realizado um outro lixamento e polimento ...

a diferença entre pintura no metal e pintura no plastico so revelam diferenças quando sao mal feitas ....

no caso 1 , lixe com lixa 1200 (lixada de leve, somente para quebrar o brilho da pintura e torna-la uniforme) e use massa de polir nº2, o efeito é muito melhor ...

no caso 2, existem tintas que imitam o efeito cromado, so que elas não sao aconselhaveis a serem usadas em locais que se tenha muito manuseio ... você pode usar a linha METALLIK da Colorgin, tem a tinta cromada lá, mas vou logo avisando, so pinte locais que não seja necessario manusear constantemente..

e não se esqueça de usar o fundo para plasticos antes de realizar a pintura nas partes plasticas ...

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí dkyrk, vamos ver se você me dá uma luz...

Estou querendo pintar a estrutura metálica do gabinete - ou o interior do gabinete - de branco...

Segundo eu penso, só o fato de ser branco vai fazer que ele reaja e brilhe quando a luz negra estiver acesa...

Será, que mesmo sendo branco, eu preciso usar um tinta especial, tipo uma tinta luminosa, branca???

Eu acredito que não mas vamos ver o que você acha...

Tipo, quando você vai numa balada que tem luz negra com uma camiseta branca, ela brilha, seu olho brilha, até os dentes brilham, e eles não tem tinta especial... Hehehe...

Abração,

Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz é uma boa pergunta, já reparei mesmo que qualquer objeto branco que não seja fosco tem um bom brilho sobre a luz UV ....

por isso as tintas luminosas necessitam de um fundo branco antes de serem aplicadas, senao elas não apresentam brilho ....

na verdade o que realmente "reage" a luz UV é o fundo luminoso e a tinta que "dá" a cor a luz quando ela é refletida de volta ....

se você colocar somente o fundo luminoso ele irá apresentam sim o brilho caracteristico reagente, mas não será estão intenso como numa festa porque a lampada UV fica num ambiente muito pequeno (gabinete) ....e mesmo ela apresentam um pouco de luminosidade, o que irá atrapalhar o brilho ...

vi num outro topico sua pergunta, e o cara disse que baloes não presentam brilho e nem guardanapos ....simples, o balao branco não reflete toda a luz que é direcionada a ele porque é um pouco translucido e o guardanapo é fosco e apresentam baixo brilho ...

faça o seguinte, aplique o PRIMER normal de cor branca. Ele deverá apresentar algum brilho, mas não muito pelo fato de ser um pouco fosco ....se por acaso o efeito for ruim você compra o fundo luminoso e se não gostar do efeito ainda assim aplique a tinta luminosa ...

é algo que você pode fazer e não arriscar a perder todo o trabalho, já que você irá aproveita-lo mesmo se não atender suas espectativas...

creio que eu que um esmalte sintetico brilhante na cor branca apresentará brilho muito bom, mas como não é certeza, e se por acaso ficar ruim, você terá que retira-lo para realizar outra pintura e assim gastar tempo e dinheiro...somente por isso não recomendo ....na duvida, pegue a luz UV e coloque em uma ambinete onde tenha alguma coisa pintada de branco com uma tinta da categoria esmalte sintetico ....como geladeiras, fogoes, aquele vasilha de metal pintada de branco da sua mae (hehehhehehhe)

falou !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

bem, dependendo do risco a soluçaoé massa plastica ....

se você lixar d+, a diferença causada pelo lixamento será visivel mesmo apos a pintura...

lixar até o risco sumir, acho inviavel, porque dependendo da profundidade você vai ter que ter bastante folego...

faça o seguinte, lixe até achar que está suficiente e repare se da pra reparar diferença grande, se estiver bom, pinte ...se não ficar use massa plastica e pinte depois ...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poutz.. eu pintei meu case..

fico uma maravilha..

mas eu fui polir com cera de polir carro..

fico um nojo.. grande parte da tinta saiu

=/ ficou manchado.. mas também eu nunca mais vou polir com essa ceras de carro asidaeihdiaeuid

é nescessario mesmo polir depois que já estiver pintado?

e aonde eu posso achar Kaol?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que tipo de tinta você usou ?? certos tipos de tintas não podem ser polidas ...

as de base metálicas por exemplo ...

kaol eu nem sei se existe mais, o que eu tenho aqui é muito velho, mas você pode utilizar liquidos especiais para polimento profissional de carros ... em qualquer loja de tinta você encontra...

você usou força pra polir ?? as vezes foi isso, também pode ter sido que você deixou secar por pouco tempo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

corrigindo meu português mal escrito..

a tinta que eu usei era da colorgin pra artesanato..eu achei estranho.. mas ele é de base metálica..

eu deixei as chapas secarem por 24 Hs

e eu só decidi polir elas porque as mesmas estavam asperas, e antes de pintar as chapas eram lisinhas..

o que eu devo fazer agora.. lixar e pintar tudo de novo, ou tem alguma outra solução p/ o problema, caso eu deva refazer a pintura, usar qual tinta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

corrigindo meu português mal escrito..

a tinta que eu usei era da colorgin pra artesanato..eu achei estranho.. mas ele é de base metálica..

eu deixei as chapas secarem por 24 Hs

e eu só decidi polir elas porque as mesmas estavam asperas, e antes de pintar as chapas eram lisinhas..

o que eu devo fazer agora.. lixar e pintar tudo de novo, ou tem alguma outra solução p/ o problema, caso eu deva refazer a pintura, usar qual tinta?

Amigo pinturas metálicas em sua grande maioria necessitam de acabamento por verniz isto é tem que ser envernizada para ter resistência e acabamento "liso", por isso que saiu na hora que você tentou fazer o polimento.

Se você for refazer todo o serviço você vai encontrar um problemão na repintura por causa da cera que você passou. A cera é isolante e se você não tirar toda ela por completo quando for e se for repintar a tinta nova vai separar toda.

Para fazer uma pintura caprichada é necessário bons produtos e principalmente um ótimo acabamento no preparo da peça, no seu caso como você comentou que tinha riscos, o correto seria você fazer um desbaste com lixa 220/320 e um taco deixando a peça toda uniforme, secar bem e passar fundo, lixar o fundo com lixa fina 400 secar... ai sim depois pintar e envernizar. A tinta melhor recomendada é a automobilística + o verniz próprio (no caso de metálica) e para aplicar esse tipo de material, necessita de equipamentos que geralmente em casa nós não temos, o mais sensato então seria levar para alguem que o faça mas, vai gastar dimdim...hehe

No seu caso eu só vejo duas saidas 1º ver em alguma oficina de pintura quanto o pessoal cobraria para pintar, se compensar beleza. 2º você mesmo com a prática um pouco mais aprimorada, lixaria tudo novamente com lixa 400 (bem lixado e com agua) pegaria um produto de limpeza domestico que contenha AMÓNIA ( amónia produto perigoso cuidado), lavaria toda a peça para retirar a cera com esse produto e repintava novamente, pode ser a mesma tinta mas, usar o verniz como pintura final caso contrário vai dar na mesma, com verniz pode polir tranquilo. Você pode pensar em usar o verniz sobre o que já esta feito somente retocando o que ficou feio esquesa, a cera que você passou tem que sair. Procure o verniz que seja compativel com a tinta que você for usar, em spray tem ok. O colega dkyrk pode ajudar melhor. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...