Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não aceita qualquer fonte.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Recebi PC com ECS H55H-M + Core i3-530 + GT 220 que parou de funcionar (Não liga) depois que cliente trocou bateria CMOS. A fonte que estava usando é uma genérica bem fuleirinha.

Bom! Testei com uma EVGA 400W que também não ligou. Com uma Corsair 600W que tenho para testes foi tranquilo.

Decidi testar a genérica e a EVGA em outro PC e funcionaram normalmente. Medi as tensões e estavam dentro do esperado.

Como o cliente não quer gastar com uma fonte boa testei com outras genérica novas e só na terceira é que o danado funcionou. 

Já atualizei o BIOS no início dos testes.

Testei com e sem a GT 220.

Testes de memória e HD deram OK.

 

Alguém tem alguma ideia do que está acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que estranho...

Fazendo a inspeção visual existe algum capacitor estufado na placa? Lembrando que eles podem estufar para baixo também. Isso costuma ser componente danificado na placa-mãe, afinal todo o resto você já fez. Se tiver um multímetro e a manha, pode medir as tensões dos reguladores de tensão!

 

Abraços :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu @P4ndi0n e @Foxwalt

É isso mesmo, tem um capacitor levemente estufado ao lado do Slot PCI-E. A ventoinha da VGA oculta ele e passou batido. Vou fazer a substituição.

Um detalhe importante que esqueci no 1° post é o fato, independente da fonte usada, o PC desliga mas as ventoinhas fonte e VGA continuam ativas.  Ao desligar observei um pequeno ruído tic-tac contínuo na ponte sul com ou sem a VGA. Parece bem baixinho como HD batendo agulha mas testei com HD desligado e ruído persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pêdro Bonzinho Tive esse problema com um computador antigo sendo "seletivo" em questão de fonte e, no final das contas, vi um capacitor estufado (bastante estufado) na área central da placa-mãe. Sei lá se posso estar falando besteira, mas meu palpite é que alguma característica/proteção de certos modelos de fonte poderia estar provocando isso em conjunto com o capacitor estufado.

 

Você efetuou o reparo e a máquina ainda continua com o ruído e o problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Foxwalt Sim, fiz a troca do capacitor. O tic-tac parou mas para minha surpresa não ligou com a mesma fonte. Coloquei outra da mesma marca e modelo e foi. Poderia ser o botão de ligar mas estou ligando direto na MoBo.

As ventoinhas continuam ativas quando desliga e agora a resolução de tela muda aleatoriamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Foxwalt disse:

E sobre a placa de vídeo, há algum capacitor estufado?

Aparentemente está OK. Já tem alguns anos de uso com fonte genérica, pode estar morrendo.

Busquei no histórico que guardo de cada cliente e vi que esse PC, dois anos atrás, desligou depois de um raio e som frontal parou de funcionar e memória queimou, mais nada anotei. 

Pena que tenho de entregar hoje... de certo logo volta e ai comunico neste tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...