Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu fan error - i7 4790k chegando a 88° com h100i gtx


Posts recomendados

Galera, não esperava criar esse tópico.
Acordei ainda pouco e fui ligar o PC. Ouvi os 3 apitos da mobo e apareceu a seguinte mensagem

CPU Fan error

Press F1 to run Setup

Quando aperto F1 no SETUP mostra a temperatura subindo, chegou a 88, o indicador Corsair do meu WC ficou vermelho, pois foi essa temperatura que eu tinha configurado previamente pra ele sinalizar.
Só posso entender que o h100i gtx parou de funcionar..
Abri o pc e verifiquei que as fans estão rodando normal, to usando os Akasa Viper.

Alguém pode me ajudar?
PC com 4 meses de uso.

 

Processador: i7 4790k + h100i gtx
Mobo: Asus Maximus VII Hero
Gabinete: NZXT H440
VGA: GTX 970 g1 gaming gigabyte
RAM: 16gb Kingston HYperX
Fonte:  Pc Yes! 600w real pfc ativo bronze
HD: WD 1tb blue
SSD: Samsung EVO 250gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema semelhante com o meu WC Corsair H60, ele subia demais e tentei de tudo que você imaginar. Todas as direções de cooler, 3 coolers diferentes, tentei colocar dois fazendo maior pressão, pasta térmica com nitrato de prata, pasta branca, muita pasta, pouca pasta (recomendado), remover ele e ligar em pé para remover bolhas no radiador, enfim, uma bateria completa de testes e nada.

Você pode tentar essas baterias de teste, principalmente rever a questão da pasta térmica e encaixe mas se nada resolver, o que eu te sugiro é:

 

1- Teste com um cooler stock comum pra ver se não é o processador com defeito, pode ser também, embora mais raro.

2- Trocar watercooler ;(

 

No meu caso, a bomba estava ruim, o núcleo que é acoplado em cima do proc mesmo e infelizmente esse daí não dá manutenção/compensa. Acabei comprando outro...

 

Abraços :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fundamental é abrir o pc e ver o funcionamento não só da ventoinha do wc como a do processador, depois as checagens básicas que parece que já foi feita, mas parece que faltou uma, seria tocar nas mangueiras do wc para verificar se estão quentes, ou com algum sinal de líquido circulando.

Tem um tópico sobre fonte bomba, não estou dizendo que a sua é, mas essa marca Pc Yes é tida como uma ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, misterjohn disse:

O fundamental é abrir o pc e ver o funcionamento não só da ventoinha do wc como a do processador, depois as checagens básicas que parece que já foi feita, mas parece que faltou uma, seria tocar nas mangueiras do wc para verificar se estão quentes, ou com algum sinal de líquido circulando.

Tem um tópico sobre fonte bomba, não estou dizendo que a sua é, mas essa marca Pc Yes é tida como uma ou não?

Já abri o pc. Não entendi a questão de verificar a ventoinha do WC, você diz as fans que estão abaixo do radiador?

No processador diretamente não tem fan.

Eu acredito que não, pois dei uma pesquisada antes de comprar essa fonte, mas me desculpe a ignorância, porém o que a fonte teria com esse problema?

Estou há 4 meses com essa config, temperatura em load do processador 60 graus. Do nada parece que estou sem WC.

Obrigado pela resposta.

 

1 hora atrás, P4ndi0n disse:

Eu tive um problema semelhante com o meu WC Corsair H60, ele subia demais e tentei de tudo que você imaginar. Todas as direções de cooler, 3 coolers diferentes, tentei colocar dois fazendo maior pressão, pasta térmica com nitrato de prata, pasta branca, muita pasta, pouca pasta (recomendado), remover ele e ligar em pé para remover bolhas no radiador, enfim, uma bateria completa de testes e nada.

Você pode tentar essas baterias de teste, principalmente rever a questão da pasta térmica e encaixe mas se nada resolver, o que eu te sugiro é:

 

1- Teste com um cooler stock comum pra ver se não é o processador com defeito, pode ser também, embora mais raro.

2- Trocar watercooler ;(

 

No meu caso, a bomba estava ruim, o núcleo que é acoplado em cima do proc mesmo e infelizmente esse daí não dá manutenção/compensa. Acabei comprando outro...

 

Abraços :)

Vou ver se consigo fazer essa troca, vou procurar aqui meu cooler stock mas não sei fazer a troca, é só tirar o WC e colocar direto?
Acha que é um procedimento difícil ou vendo youtube eu mesmo posso fazer isso?
Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, shamandalie disse:

Já abri o pc. Não entendi a questão de verificar a ventoinha do WC, você diz as fans que estão abaixo do radiador?

No processador diretamente não tem fan.

Eu acredito que não, pois dei uma pesquisada antes de comprar essa fonte, mas me desculpe a ignorância, porém o que a fonte teria com esse problema?

Estou há 4 meses com essa config, temperatura em load do processador 60 graus. Do nada parece que estou sem WC.

Obrigado pela resposta.

 

Vou ver se consigo fazer essa troca, vou procurar aqui meu cooler stock mas não sei fazer a troca, é só tirar o WC e colocar direto?
Acha que é um procedimento difícil ou vendo youtube eu mesmo posso fazer isso?
Obrigado pela resposta.

Foi mal, errei ao citar em "verificar a ventoinha do processador", viajei legal, tenho um wc, montei há menos de uma semana, ainda não me acostumei..., mas não é difícil instalar, o problema é quando não cabe no gabinete, mas no seu caso já está instalado, é só tirar o antigo e colocar o novo, se for o caso.

Quanto a fonte, precisa ver se ela entrega realmente a potência informada e se é compatível com a carga instalada...e mais uma vez desculpe minha falha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

@misterjohn A PCYes! é uma excelente fabricante de fontes de alimentação. O problema não é a fonte.

 

http://www.tecmundo.com.br/fonte/74899-pcyes-fabricante-brasileira-fontes-supera-evga-corsair-testes.htm

Eu posso falar a vontade já que não sou pesquisador..:D brincadeira, mas não afirmei que a fonte em questão não prestasse mesmo porque não tenho nenhum argumento para isso...a semana passada comprei duas Corsair uma CX-500 e outra CX-600 na próxima vez vou levar em conta essa avaliação feita pela tecmundo e cotar essa marca também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de deixar meu gabinete de lado, com o processador apontado pro teto, e sem querer o pc ligou normal. Fiquei monitorando a temperatura na BIOS e ficou 32 ~ 34.
Coloquei a mão nas mangueiras e agora dá pra sentir o líquido, ainda não 100% como já senti antes mas pode ser impressão minha.

Vou deixar um pouco assim nessa posição, vou deixar ele passar a noite de cabeça pra baixo conforme já me falaram...

mas isso não é normal.


Existe alguma posição específica pro radiador dentro do gabinete? o meu está na parte de cima e tem duas fans embaixo tirando ar de dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance de virar o radiador é apenas pra tirar bolhas de WC que estão há muito tempo em uso, em casos bem específicos onde dê ruido sabe, acho que não é teu problema não!

Sobre posição, meus WCs sempre ficaram na parte traseira do gabinete, nunca usei um em cima, então sinceramente não sei te dizer sobre, o comum é instalar atrás!

O que você pode testar é, colocar ele na posição comum e com a CPU em pé, fixar as mãos em cima da base do watercooler (onde fica o processador) fazendo uma leve pressão, pra ver se não é mal encaixe da base com a MoBo, já peguei casos de coolers stock que só funcionavam deitados porque quando erguia, ele ficava um micro vão e fazia fritar rsrsrs

Sobre o cooler stock, basta trocar a pasta térmica, encaixar e rodar a chave na posição correta da trava, são 4, tem vários videos no youtube ensinando passo a passo.

No mais, nos mantenha informados dos testes!

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...