Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dinossauro Baiano

Solução - como criar boot pro windows ja instalado

Recommended Posts

Spoiler

Pessoal, vou tentar ser breve

Fui colocar um HD pra poder mexer nele, mas tinha um Windows 7 instalado

Como meu PC é windows 10, eu tive que desativar o outro HD.

Fui iniciar e não deu, pediu recuperação, coloquei lá pra automatic e ele mexeu nas minhas configurações de boot, e não iniciou o w7

Tirei o HD do windows 7 e coloquei o meu de volta

O windows não quis mais iniciar

Usei o Paragon Rescue, fiz todas as 5 opções de Boot Corrector, não deu, tentei várias vezes, com configurações diferentes, e necas, o boot já era

Baixei o Cd do windows todo de novo (com outro computador), instalei, fui tentar entrar no modo de recuperação e ele não apareceu (acontece isso quando nenhuma instalação do windows é encontrada). Com isso, instalei o windows 10 normalmente no meu pc em outro HD

Problema: Então, eu tenho este HD com o windows 10 instalado que não quer dar boot, porque o boot sumiu, tentei pelo EasyBCD mas ele não reconhece o HD como boot

Baixei o EasyRE mas não sei como mexe, só aparece linha de comando

O que eu posso fazer pra habilitar o boot pra esse windows novamente?

Solução: O problema foi que ao iniciar a restauração do sistema pelo windows 7, ele mexeu nas configurações do boot e desativou meu HD do windows. O Paragon Rescue Kit não foi capaz de corrigir pois ele não conseguia mudar a letra de volta pra C:\

Estilo tutorial:

Eu fiz: Instalei o windows 10 em outra partição (de 20gb que eu uso pra baixar arquivos e não fragmentar, perdi algumas séries, mas faz parte)

Com isso, criou-se uma nova configuração de boot, agora o C:\ está acessível

Usando o Paragon Rescue Kit Free, bootando pelo pendrive,

Vá em boot corrector;

A primeira opção de Fix Windows instalation (algo do tipo);

Tem duas opções, o Windows 10 que não quer bootar, e o novo windows 10 que eu acabei de instalar;

Identifique o novo que possui a letra C:\, mude o parametro de Letra da unidade para L:\ por exemplo (qualquer uma serve, só não escolha uma que conflita com o windows antigo, por exemplo outra partição que já possui a letra D:\);

Nesta mesma etapa, é possível desmarcar a caixa "Active" pra ele deixar de ser bootável (opcional);

Agora no HD com o windows antigo, cheque se o parâmetro está como C:\, e marque a caixa "active" se estiver desativada;

Dê next, confirme a ação, e Next de novo;

Só reiniciar e foi.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobri que o HD estava configurado como Logical

Utilizando o EaseUS Partition Master, eu converti pra primary

Depois no EasyBCD, eu consegui criar o boot

Fui ver se funcionou, ele liga, aparece a logo do windows, dá uma piscada, fica tudo preto e trava ai

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn Já está :D

Como eu disse, o windows inicia aparecendo o logo, a tela pisca e fica preta

Vou tentar fazer algumas configurações, se der certo, eu posto aqui, outras pessoas podem ter o mesmo problema.

Não encontrei nada na internet que me ajudasse nesse problema específico, consegui apenas por expêriencia com estes dois programas

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio de dual boot antes era tudo na base de programas de terceiros como o famoso Boot Mágic (da PowerQuest criador do Partition Mágic) entre outros, os programas de instalação do windows começaram a criar esses menus de boot.

Esse programa, EasyBCD é ótimo para quem não tem driver de cd/dvd, boot por pen drive, ou seja um meio de instalar o windows, mas necessita ter a imagem ou arquivos de instalação em outro disco/partição para criar um menu convencional nunca usei.

Sobre mostrar o logo do Windows é relativo, não indica que está tudo bem...informática é "soda", outro dia nem precisei mais clicar em qualquer tecla para iniciar do cd/dvd, iniciava direto...vai saber:D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o EasyBCD dá pra usar pelo windows sem precisar bootar, é só instalar ele. Tem mais opções avançadas do que o padrão do windows, mas no final é o mesmo.

Ah, e eu CONSEGUI!!! Já estava sem esperança

O problema foi que ao iniciar a restauração do sistema pelo windows 7, ele mexeu nas configurações do boot e desativou meu HD do windows. O Paragon Rescue Kit não foi capaz de corrigir pois ele não conseguia mudar a letra de volta pra C:\

Estilo tutorial:

Eu fiz: Instalei o windows 10 em outra partição (de 20gb que eu uso pra baixar arquivos e não fragmentar, perdi algumas séries, mas faz parte)

Com isso, criou-se uma nova configuração de boot, agora o C:\ está acessível

Usando o Paragon Rescue Kit Free, bootando pelo pendrive,

Vá em boot corrector;

A primeira opção de Fix Windows instalation (algo do tipo);

Tem duas opções, o Windows 10 que não quer bootar, e o novo windows 10 que eu acabei de instalar;

Identifique o novo que possui a letra C:\, mude o parametro de Letra da unidade para L:\ por exemplo (qualquer uma serve, só não escolha uma que conflita com o windows antigo, por exemplo outra partição que já possui a letra D:\);

Nesta mesma etapa, é possível desmarcar a caixa "Active" pra ele deixar de ser bootável (opcional);

Agora no HD com o windows antigo, cheque se o parâmetro está como C:\, e marque a caixa "active" se estiver desativada;

Dê next, confirme a ação, e Next de novo;

Só reiniciar e foi.:wiggle:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

"O problema foi que ao iniciar a restauração do sistema pelo windows 7, ele mexeu nas configurações do boot e desativou meu HD do windows. O Paragon Rescue Kit não foi capaz de corrigir pois ele não conseguia mudar a letra de volta pra C:\"

Por essa tua frase me lembrei da dificuldade que era esse negócio de alterar letra de driver, não lembro se era o PartitionMagic ou o NortonSystemWorks, cuja função era alterar os vínculos e chaves criadas pela instalação do windows, cada vez que algum driver mudava de letra tinha que fazer isso, demorava uma eternidade o processo, mas não tinha jeito, tinha que remapear tudo a cada mudança de letra.....tempos dificeis:D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn Hahaha, nunca passei por isso. Quando comecei a mexer com computadores já era a facilidade do XP

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais