Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Giovanna Cóppola

Sistema operacional não inicia (cmos settings wrong) depois de update de bios

Recommended Posts

Pessoal,

Estou há mais de um mês com um problema em meu PC e não sei mais o que fazer para resolver.

Vou resumir a história para vocês entenderem. Eu comprei esse PC em maio. Ele veio com Ubuntu, então formatei para instalar o Windows e o áudio apresentou um problema que relatei nesse tópico. Depois de diversos testes para tentar fazer o áudio funcionar, resolvi atualizar a BIOS fazendo o download diretamente do site da fabricante da placa-mãe nesse link. Foi aí que o maior problema começou.

Depois que fiz o update da BIOS, a máquina deixou de carregar o sistema operacional e agora só fica parada em uma tela inicial da American Megatrends com a mensagem "CMOS Settings Wrong". Vejam na imagem em anexo.

Minha primeira tentativa foi entrar na BIOS e atualizar data e hora que estavam realmente errados, mas quando eu dou um "Save and Exit", a tela pisca como se fosse sair da BIOS, mas continua na BIOS e as informações não são salvas.

Minha segunda tentativa foi dar um clear CMOS diretamente no jumper da placa, mas também não resolveu. O PC continua travando na mesma tela e apresentando a mesma mensagem.

Minha terceira tentativa foi remover a bateria por alguns minutos e colocar novamente, o que pensei que seria inútil já que a tentativa do jumper não tinha surtido efeito, e infelizmente eu estava certa: não serviu para nada.

Por um instante eu pensei que poderia ser problema com a bateria, mas seria coincidência demais ela deixar de funcionar logo depois de eu fazer o update da BIOS.

Um detalhe importante: antes de eu fazer o update, quando o PC ligava não aparecia a tela da American Megatrends e sim uma tela com o logo CENTRIUM.

Agora ficam as minhas dúvidas:

1. Será que fiz update de BIOS errada, mesmo seguindo o link da fabricante da placa-mãe?
  2. Se isso aconteceu, como eu posso resolver? Existe alguma forma de reverter esse update, se foi ele que causou o problema?

Algumas observações:

1. A máquina não tem driver óptico, então qualquer procedimento deve ser feito via USB.
  2. Acho que eu não "matei" a placa-mãe porque está dando vídeo e as luzes do gabinete acendem e piscam normalmente.

Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Eu trabalho home office com o computador e preciso muito de uma solução o mais rápido possível. Não sei mais o que tentar!

Muito obrigada por enquanto.

Giovanna Cóppola

img1.jpg

img2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Giovanna Cóppola Boa noite

Eu costumo apertar a tecla F10 para salvar qualquer alteração na bios, tente mudar o modo da posta sata para IDE ou AHCI  e ve se resolve.

A bios esta correta porque se fosse errado não ia atualizar.

Abs Edvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais