Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler se puder, instale no seu pc


Posts recomendados

São 16:09:00 min, estou com o pc ligado desde 10:00 hs da manhã de hoje, domingo, 19/06/2016 se puder, instale um water cooler, ele é bom para qualquer um que use um computador, depois de 07:00 hs de uso, a temperatura está mais baixa do que a temperatura ambiente no momento que é de 19,2 ºC vai por mim:

 

PztjfT0.jpg

 

UdhswXQ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Sempre que alguém pede pra recomendar um Cooler para o processador eu falo pra pegar um Watercooler que vai ser melhor. Ai vem uns e falam que o Watercooler só serve pra quem vai fazer Overclock e que não vai adiantar. O Meu processador fica abaixo dos 20º sem está em jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei... mais um tópico sobre temperaturas abaixo do ambinete :D

 

Citação

No. As nice as Corsair is, they as a company still need to obey the laws of thermodynamics. There are only a few ways to cool a heat generating component below ambient temperature:

1. Peltier Effect. This is used in thermoelectric cooling. It is quite electrically inefficient as a significant amount of energy is used to cool the heat generating component, and all of it must be removed.

2. Refrigeration. There are a number of different refrigeration techniques, but the most popular for PCs is phase change cooling. Phase change cooling takes advantage of the enthalpy of vaporization to rapidly change the temperature of the coolant by compressing it into a liquid (releases energy into the environment in the form of heat), cooling the hot liquid, and then allowing it to expand into a gas (absorbing energy from the environment in the form of heat). Phase change coolers are extremely expensive, but require little maintenance or upkeep once installed.

3. Cryogenic cooling. A precooled extremely low temperature liquid such as liquid nitrogen or liquid helium is used in combination with a large pot style heat sink. The liquid absorbs energy from the environment and evaporates over time. The liquid must be replaced periodically so cryogenic cooling is not suitable for regular use.

4. Geothermal cooling. This is essentially just good old fashioned liquid cooling with the radiator located in a cooler environment, or with liquid piped in from elsewhere. It's theoretically possible but incredibly stupid as it can cause condensation.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Contiusa disse:

Sei... mais um tópico sobre temperaturas abaixo do ambinete :D

 

 

Não. Tão agradável como Corsair é, como uma empresa ainda precisa obedecer às leis da termodinâmica. Existem apenas algumas maneiras de refrigerar um componente gerador de calor abaixo da temperatura ambiente:

1. Peltier Effect. Isto é usado na refrigeração termoelétrica. É muito ineficiente electricamente como uma quantidade significativa da energia é utilizada para arrefecer o componente gerador de calor, e tudo isso deve ser removido.

2. Refrigeração. Há um número de diferentes técnicas de refrigeração, mas o mais popular para PCs é o resfriamento de mudança de fase. arrefecimento mudança de fase aproveitou a entalpia de vaporização a mudar rapidamente a temperatura do líquido de arrefecimento ao comprimi-lo em um líquido (energia libertados para o ambiente, sob a forma de calor), arrefecendo o líquido quente, e, em seguida, permitindo que ele expandir-se para uma gás (absorção de energia a partir do ambiente sob a forma de calor). mudança coolers fase são extremamente caros, mas requerem pouca manutenção ou manutenção uma vez instalado.

3. refrigeração criogênica. Um pré-arrefecido extremamente baixa temperatura do líquido, tal como azoto líquido ou hélio líquido é utilizado em combinação com um dissipador de calor grande estilo pote. O líquido absorve a energia do meio ambiente e evapora-se ao longo do tempo. O líquido tem de ser substituído periodicamente para arrefecimento criogénico não é adequado para uso regular.

4. resfriamento geotérmico. Esta é, essencialmente, apenas boa refrigeração líquida antiquado com o radiador localizado em um ambiente mais frio, ou com um líquido através de canos de outros lugares. É teoricamente possível, mas incrivelmente estúpida, pois pode causar condensação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Foxwalt disse:

@misterjohn Tente outro programa. É fisicamente impossível que seu processador esteja com temperatura inferior à do ambiente.

 

Ou o erro de leitura é desse seu aparelho ao medir a temperatura ambiente ou é do seu computador.

Claro, para afirmar isso com certeza teria que aferir os instrumentos de medição, mas são os métodos que tenho utilizado e postado aqui quando tinha um air cooler in box, tanto é que coprei um AC Hyper 212X e usando os  mesmos meios, não gostei dos resultados que foram altos tanto com o cooler original quanto o CoolerMaster Hyper 212X, nesse caso eu posso concluir também que estas medidas podem não ter correspondido a realidade do momento.

Ainda que a materia acima diga que praticamente isso não seja possível, apenas relatei o que as ferramentas utilizadas me indicaram, como eu disse quando os valores foram a maior eu acreditei também, claro que não sou cientista nem expert em termodinâmica.

Hoje ao acessar essa mensagem eu reiniciei o pc e fiz uma medição de temperatura pela bios e pelo mesmo programa:

 

Print de hoje, 06/20/2016 Temp. proc.: 24ºC e placa 20ºC; Como não dá para ver claramente a temperatura de 24ºC, segue outro print:

 

QKxQ7oI.jpg

 

 

Aqui dá para ver claramente a temp. de 24ºC e a temp. ambiente subiu um pouco creio que por ter pego o termômetro na mão:

YoiXhwB.jpg

 

Abaixo a medição do programa usado largamente, indicando valor diferente

Obs: Eu havia usado a versão Prime 95v28,9b2 ai no decorrer dos debates alguém sugeriu usar a versão Prime 95v26.6.1.0 mas antiga, porém mais digamos confiável

 

aHZEsFX.jpg

 

Esse outro programa "empata" como o Real Temp:

DzFhB7o.jpg

 

Esse, que é mal visto por muitos, acompanha a medição da bios:

hKvdtN5.jpg

 

E AGORA, EM QUEM VAMOS CONFIAR?????????????

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A temperatura da BIOS aparente ser bem precisa, é normal que o processador fique com a temperatura entre 5 a 10°C acima do ambiente assim que o computador é iniciado e quando permanece em iddle. Eu sempre uso e recomendo o HWiNFO64, se quiser seria interessante baixar ele e ver qual a temperatura que ele mostra.

http://www.hwinfo.com/download.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@misterjohn Qualquer coisa que aponte temperatura abaixo da ambiente está errada, já que isso violaria a Lei Zero da Termodinâmica. Por aí dá para julgar por onde é mais confiável ler...

 

Pode ter erro no seu termômetro também.

 

Edit: tente o Core Temp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Zucchini disse:

A temperatura da BIOS aparente ser bem precisa, é normal que o processador fique com a temperatura entre 5 a 10°C acima do ambiente assim que o computador é iniciado e quando permanece em iddle. Eu sempre uso e recomendo o HWiNFO64, se quiser seria interessante baixar ele e ver qual a temperatura que ele mostra.

http://www.hwinfo.com/download.php

Quando eu criei esse post, fiz a medição antes de desligar, após ficar por volta de 7 horas não em stand by, em uso diversos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, misterjohn disse:

Quando eu criei esse post, fiz a medição antes de desligar, após ficar por volta de 7 horas não em stand by, em uso diversos.

A temperatura de um processador assim que deixa de estar em stress baixa muito rapidamente, eu mesmo iniciei agora um teste de stress no Prime95 e vou deixar rodando por uns 40 minutos para ver se a medição temperatura do CoreTemp bate com a do HWiNFO64 que é o meu preferido, vou gravar um vídeo mostrando quão rápido a temperatura baixará após encerrar o teste, é coisa de segundos.

 

Na primeira imagem o Load (que é o uso da CPU) está em 0.1%, isso é iddle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Zucchini disse:

A temperatura da BIOS aparente ser bem precisa, é normal que o processador fique com a temperatura entre 5 a 10°C acima do ambiente assim que o computador é iniciado e quando permanece em iddle. Eu sempre uso e recomendo o HWiNFO64, se quiser seria interessante baixar ele e ver qual a temperatura que ele mostra.

http://www.hwinfo.com/download.php

 

1MiWdZh.jpg

Quis me referir que estava usando normalmente quando fiz o teste, tem gente que deixa o pc ligado, e também já notei que a temperatura cai muito rápido ao cessar a atividade que exige poder de processamento seja teste de stress ou qualquer outra atividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, fiz até um pouco mais do que 40 min de teste, vamos lá. A primeira imagem mostra as temperaturas antes de começar o teste, no fundo a pagina do fórum para provar que foi feito hoje.

 

PRINT 1.png

 

Agora dois vídeos, o primeiro é uma gravação feita com meu celular que mostra o teste em andamento e o nível de ruido com o gabinete aberto, vocês devem notar que o celular está bem próximo dos fans e não há muito ruido, percebam que na gravação é possível ouvir um passarinho cantando na rua (e minha vó roncando haha) e os fans fazem menos ruido do que o canto do pássaro e da minha vó. Já o segundo vídeo são os segundos finais do teste e a demonstração de como a temperatura baixa rapidamente, também vemos que tanto o HWiNFO como o CoreTemp pegaram as mesmas temperaturas máximas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra coisa, vendo seu print infelizmente admito que se a temperatura ambiente está em 20ºC o HWiNFO também está mostrando valores incorretos. Gostaria de pedir que você pudesse usar o Prime95 para fazer um teste de estresse e nos retornar qual foi a sua temperatura máxima, se possível use além do programa que você está habituado o HWiNFO e o CoreTemp que o fox recomendou.

 

O teste do Prime que eu rodei foi o primeiro, ele diz maximum heat e eu acho isso muito interessante, afinal eu quero saber de temperatura máxima do processador, não me importo com testes feitos na memoria RAM.

Sem títuloasfdsdfsadfsdf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta muito fazer teste de estresse com as temperaturas todas bugadas. A diferença chega a ser de quase 7ºC para a temperatura ambiente. Levando em conta que em idle ele vai rodar acima da temperatura ambiente, temos aí uma diferença / erro que pode chegar a 15ºC.

 

Deve ser BIOS antiga ou simplesmente bug dos sensores no próprio processador, porque Intel, do que eu tenho visto, não tem essas inconsistências em baixas temperaturas. Muitos sites de reviews ainda fazem testes com valores em idle. Não é confiável, mas esses valores errados costumam ser casos específicos de bugs, não da arquitetura do chip.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que este assunto é tão controverso quanto o que se refere a testes de velocidade de conexão na internet, já que um afere 8 outro 80, isso no mesmo instante, é sair de um e iniciar outro.

O que podemos fazer para ter esse dado real ou mais próximo disso possível?

Se eu troquei meu sistema baseado em dados não confiáveis, pode ter sido até desnecessário, não me refiro a utilização do pc, se faz OC ou não, já que muitas atividades geram tanta caloria quanto, me refiro que talvez o sistema anterior atenderia perfeitamente, lembrando que para tirar a dúvida de que seria jogar grana fora comprar um WC, comprei um AC talvez não o "the best" mas o mais indicado e com bom conceito entre usuários, no entanto este não reduziu a temperatura a um patamar aceitável, com o Hyper 212X a temperatura passou dos 80ºC na edição de vídeo, isso seria realidade? Confesso que  estou na dúvida porque fiz os testes com a tampa do gabinete aberta e o dissipador estava totalmente frio.

Eu postei aqui e ninguém colocou em jogo a integridade dos programas, medição, enfim nada, considerando que os programas envolvidos são os mesmos porque aqui a redução de valores é brutal, falha do software ou eficiência do WC mesmo????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Estou vendo que este assunto é tão controverso quanto o que se refere a testes de velocidade

 

Não tem muita controvérsia, é física (?). Em nenhum fórum do mundo as pessoas vão aceitar essas leituras porque elas estão simplesmente erradas. Partindo do princípio que não há controvérsia, de que ninguém aqui quer desmerecer a inteligência de Einstein (ou do cientista que inventou a termodinâmica), até para podermos ter um tópico produtivo, você tem que determinar onde esta o bug.

 

Em relação aos programas, use os mais conhecidos - Real Temp / HWmonitor / AIDA64 / HWinfo64 (esse último é ótimo para tirar a média). Se todos eles estiverem mostrando mais ou menos a mesma temperatura, o problema está ou no BIOS (desatualizado / bugado) ou nos próprios sensores do processador que estão oferecendo valores errados. No caso do BIOS, às vezes uma atualização de BIOS resolve. No último caso não há solução.

 

Pode ser que em temperaturas baixas a sua leitura esteja instável, pois temperaturas em repouso não são precisas, mas acho estranho que todos os núcleos estão dando valores máximos abaixo da temperatura ambiente - bug visível, totalmente fora do padrão. Então a tendência é que a leitura esteja errada no geral. Em repouso, em minha opinião, a CPU é para estar com valores variando entre 2 a 10ºC acima da temperatura ambiente com um bom cooler / water cooler. Por isso que eu disse que as suas leituras estão por volta de 10 a 15ºC erradas.

 

Você já estava tendo problemas de temperaturas altas com o Hyper 212X em dias frios, acho que você estava com temperaturas ambiente na casa dos 18ºC, isso com uma CPU stock. O que também pode indicar que algo não anda bem nessas leituras.


Também podia confirmar as temperaturas desse termômetro. Arrange outro termômetro para comparar. Ou já que você parece gostar de investir no micro, compre um bom termômetro. Recomendo o Minipa MT-240. Compre com a calibração que eles mandam um documento com os testes. O meu tem 0.2ºC de diferença para a temperatura real com o sensor interno e 0.42ºC de diferença para a temperatura real com o sensor externo. Ou seja, considero excelente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Significado de Controvérsia

s.f. Opiniões distintas acerca de uma ação; discussão polêmica (de alguma coisa) sobre a qual muitas pessoas divergem.
P.ext. Ação de contestar; contestação.
P.ext. Discussão de ideias; divergência de opiniões; polêmica.

 

Bem se quem se propõe a fazer algo, no caso esses programas de diagnóse, tem que no mínimo ter um funcionamento perto da realidade, ou então não fazer, então a controvérsia está entre os programas envolvidos.

Agradeço a sugestão do termômetro, mas antes da aquisição do mesmo, farei algumas verificações com meu termômetro, que sempre me atendeu perfeitamente.

Não estou tendo problemas com temperaturas altas pelo que parece, mas sim com os meios de aferição a qual estão sendo condenados, aqui no meu "quartinho" a temperatura ambiente no verão chega a 33ºC, quando eu morava em um sobrado, o termômetro encostado na lage dentro do quarto beirava 36ºC.

Segue um teste sugerido, feito agora, dentro do que foi solicitado e com "varias opiniões" agregadas a ele, veja:

 

Obs: Vou ter que sair agora, à noite retorno para ver o que vocês acham e tem a dizer

 

9iVXxxY.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você podia fazer esse teste de novo com o CPU-Z aberto, porque está um pouco alto. Como você já estava tendo problemas com o Hyper 212X, pode ser o Vcore. Estranho que em repouso as temperaturas ficam abaixo da temperatura ambiente, e em load elas estão altas.

 

Como comparativo, o meu Noctua NH-U14S com temperatura ambiente de 23,4ºC (4ºC acima da sua temperatura ambiente, então subtraia 4ºC desses valores para comparar).

 

Eu só rodei alguns minutos, mas, por experiência própria, meu cooler é muito estável e só costuma aumentar 1-2ºC após vários minutos de teste. Obs: as mínimas estão altas porque eu abri no meio do teste.

Prime95.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn pode fazer só com o CPU-Z e o Real Temp aberto. Mas não precisa ir até o final. Pode tirar o print depois de dois, três minutos. 

 

Assim a gente pode ver como está o clock e o Vcore do processador. Os Haswell tem tido problemas de Vcore alto em alguns chips. Se for o caso, é só ajustar no BIOS. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai o que pediste, durante esses poucos minutos não fiz nada no pc, apenas assisti o jornal nacional no P.I.P. ma acredito que isso não interfere com o funcionamento do pc...pode pedir quantos testes quiser, o pc é todo novo, processador, placa, memoria, até o gabinete...

Obs: Comprei a placa Z170-E da Asus, ia comprar a Z170-DeLuxe, o dobro do preço, já achei a minha o set up ultra complicado, imagine a DeLuxe então.

 

iByI2S3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Ah, mas era para refazer com o Prime :) Por isso que eu falei que podia tirar o print depois de dois, três minutos (para não ficar esperando até o final).

 

Rode o prime do jeito que você tinha feito por dois, três minutos e tire o print com o CPU-Z e o Real Temp abertos.

 

Valores em repouso são irrelevantes em 99% dos casos. Com o tempo você pega a manha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...