Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler se puder, instale no seu pc


Posts recomendados

@misterjohn é, então, o Vcore está bem alto. Como se você estivesse fazendo um overclock de 4.6Ghz.

 

Você não mexeu em nada, correto? Está rodando o BIOS no padrão de fábrica?

 

Daria para baixar esse Vcore para pelo menos 1.2v (ao invés dos 1.35v que está agora). Talvez até 1.15v se o chip for bom. Eu dei uma lida e parece que está por volta de 1.2v o padrão, mas tem chips rodando até a 1.1v. Você provavelmente baixaria de 5 a 10ºC desse valor máximo, talvez mais. Mas tem que saber mexer no BIOS para baixar o Vcore e entender um pouco de overclock para saber o que você está fazendo.

 

Abra um tópico na seção de processadores ou overclock e peça instrução para baixar o Vcore. Mostre esse print e diga que em stock ele está chegando a 1.35v em load. Vão te ensinar a reduzir o Vcore e fazer alguns testes de estresse para se certificar que o novo Vcore está estável. De repente eu passo lá para ajudar.

 

Ou pode deixar assim por enquanto, mas quando chegar o verão você vai voltar a ter temperaturas acima dos 70ºC como antes.

 

OBS: esses chips da Intel tem vindo cada vez mais instáveis para controle de tensão e overclock. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini eu acho que é uma mistura dos dois, pois os fabricantes de placa-mãe colocam um Vcore elástico já sabendo que os chips piores podem dar problema (mas precisa ser 1.35v?!). Eu não li quase nada sobre os Skylate, mas parece que a Intel liberou o stock voltage para os fabricantes (será que ela empurrou o abacaxi?). Não sei, eu não tenho pesquisado muito sobre os Skylake.

 

Mas eu tenho estudado overclock para fazer no meu i7-3770K e a impressão que eu tenho é que só tem piorado tanto no Haswell como no Skylake. O equilíbrio de tensão e clock está cada vez mais difícil. Mas pode ser impressão minha, mas uma coisa é certa, os tempos de Sandy Bridge a 5Ghz acabaram :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa

Como toda placa da Asus que eu monto, sempre dá um certo trabalho colocar ela para funcionar, esta última, andei mexendo porque não reconhecia alguns componentes, resetei ela e não resolveu porque não demorei muito para colocar a bateria, na segunda vez deixei mas tempo, ai escolhi para carregar as configurações básicas ai normalizou, mas mexer nessas configurações mais complexas como as do processador e memória nem pensar, não detenho now how para isso, vou fazer isso que tu falou, abrir um tópico específico sobre esse assunto.

Zuchini

A placa está configurada para carregar valores básicos então se existe alguma alteração é por parte da Asus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema de energia, tive que resetar o pc e reiniciei acessando a bios, sei que a temperatura cai de um segundo para outro quando cessa a temperatura estressante, estou informando aqui uma situação referente a valores onde foi aventado a hipótese dos programas estarem bugados...

A temperatura aqui no ambiente, nesse momento, dia 26/06/2016 às 13:42 min é 19,7ºC e ao reiniciar o pc na bios estava marcado os seguintes valores:

-Processador 26ºC;

-placa-mãe 20ºC

Claro que irá subir mas mesmo assim fiquei um pequeno periodo ajustando uns valores e não mudou, até abaixou, pelo RealTemp marca 17ºC; pelo CPUID está 16; 18; 17 e 16ºC e pelo SpeedFan marca 25ºC...

Em quem acreditar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já outras pessoas aqui mesmo condenaram o SpeedFan, mas ele empatou com a bios; também vi situações onde foi usado o RealTemp nas experiências e muita gente também viu, no entanto já está mais do que provado que esse programa por algum motivo faz medições equivocadas.

 

Acho que a mais confiável ou próxima da real é que era obtida pelo cooler da Thermaltake, onde era inserido entre o processador e o dissipador um sensor para essa medição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn o SpeedFan deve estar lendo a temperatura do soquete / package, que é a mesma temperatura lida pelo BIOS. Pode variar de algumas placas, mas acho que o padrão é o BIOS ler o package, até porque é só um valor, não os valores individuais de cada núcleo. Por isso que os dois estão parecidos. Se for esse o caso, reforça a ideia de que o SpeedFan é pré-histórico. Esse software foi popular nos idos de 2000, depois desapareceu dos sites, fóruns relevantes, ou seja...

 

A leitura correta sempre foi a dos núcleos individuais. Engenheiros dos dois lados do mercado, AMD, Intel, dizem que a leitura do soquete é irrelevante em termos de temperatura da CPU. Pelo lado da Intel, Real Temp é o software mais popular, visto em quase todos os testes de CPU pelos sites reconhecidos. Tem também o HWmonitor e o AIDA64, esse último sendo pago e popular, então eles também não fariam besteira.

 

Mas tem muita gente que ainda usa o SpeedFan, geralmente gamers que não sacam de micro e que buscam um app simples para genenciar os fans. Pode até funcionar, mas eu não recomendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa O SpeedFan não apenas consegue ler todas as temperaturas, inclusive de cada núcleo individualmente, como também continua sendo largamente utilizado para testes.

 

h4wYaQG.png?1

 

O Clube do Hardware mesmo usa o programa diversas vezes em muitos testes:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-e-a-melhor-posicao-para-instalar-um-cooler-tipo-torre/2891/2

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-blizzard-t2-da-cooler-master/2946/5

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-thermaltake-water-30-ultimate/3108/5

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-corsair-h100i-gtx/3123/5

 

E eu garanto que o pessoal daqui entende de computador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim ele caiu no esquecimento. Já vi vários veteranos de sites internacionais, que são em sua maioria engenheiros, ex-engenheiros ou técnicos especializados, dizerem que esse app é ultrapassado. Realmente, raramente se fala dele, geralmente o pessoal gamer que busca um app simples para gerenciar os fans. 

 

Honestamente, nunca vi nenhum site usar o SpeedFan. Talvez antigamente, mas nos últimos anos ele é simplesmente um app esquecido / morto. Nem sabia que o CDH usava.

 

Mas eles costumam mostrar sempre as mesmas temperaturas, porque esses algorítimos são padrão. Ele está tendo a mesma leitura do BIOS porque ele deve estar vendo a leitura do soquete no SpeedFan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...