Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partção /home bugado sem espaço


Douglas_S

Posts recomendados

Galera, I need a help. Estou com um problema onde não consigo solucionar com o meu básico conhecimento de Linux. 
A questão é a seguinte, uso o Ubuntu 16.04, na instalação deixei duas partição para o Ubuntu, uma "/home" e a "/" . Até aí tudo ótimo usei bastante instalei vários programas e etc. Mas nessa semana resolvi aproveitar a outra parte do HD que estava parada apenas com aquivos pessoais e beckups, para pegar um pedaço dela e instalar o windows 10.Após instalar o windows, perdi o grub do Ubuntu, pesquisei, até achar uma solução que recuperasse o grub do ubuntu pra ficar com dual boot, na segunda solução que encontrei consegui, utilizando os comandos no terminal pelo boot com DVD com Ubuntu:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)
Nesse processo, pelo que entendi ele apaga e reinstala o grub do ubuntu, terminando o processo consegui, ficando com o dual boot sempre ao iniciar o pc. porém nesse processo no ultimo passo ele pergunta onde quer instalar o grub, e diz pra em caso de duvidas instalar em todas as opções, então acabei seguindo esse conselho e instalando na /dev/sda e em uma outra que me apareceu acho que /dev/sda1, algo do tipo. De inicio não vi nenhum problema, mas logo depois eu percebi que minha partição do /home passou apossuir duas pastas, o "boot_tm"(onde se encontra a pasta grub), e a pasta do meu usuário(só tem 1 usuário). O problema é que o /home com 63GB, está lotado, mas com arquivos fantasmas, pois a minha pasta de usuário possui nesse momento (14 itens, totalizando 450,3 kB) e a boot_tm com (288 itens, totalizando 5,2 MB). E toda hora fica me aparecendo mensagem de erro, pedindo pra esvaziar a lixeira dizendo que possuo apenas 900 kb, ou 3GB ... etc (fica variando) de espaço livre.

Tentei usar o comando:
sudo dd if=/dev/null of=/dev/sdX bs=446 count=1
Onde X é a partição do Ubuntu.

E aparece algo do tipo:
0+0 registros de entrada
0+0 registros de saída
0 byte (0 B) copiado, 1,1803e-05 s, 0,0 kB/s
ilg@ubuntu:~$

Não sei mais o que fazer, já tentei tudo que eu sei até o momento e nada resolveu, não sei da onde vem esse bug, é um palpite que seja por causa do grub. Eu nem estou ligando de perde as pastas, pois tenho uma partição fora do ubuntu onde gaurdo os arquivos pessoas, eu não queria é ter que instalar o ubuntu de novo e todo meus programas que já instalei nele. 
Alguém sabe como saio dessa? 
Desculpem pela história longa, apenas queria da mais minução para vocês, estou no aguardo, valeu.
 

Captura de tela de 2016-06-19 18-13-29.png

Captura de tela de 2016-06-19 18-14-48.png

Captura de tela de 2016-06-19 05-52-20.png

Captura de tela de 2016-06-19 16-25-52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Douglas_S disse:

eu não queria é ter que instalar o ubuntu de novo e todo meus programas que já instalei nele. 

 

 há um grande "problema" - suas partições estão fora de ordem....

 O correto é instalar o Windows --- nesse caso poderias criar duas partições Ntfs ( uma para abrigar o sistema em si) e outra para backups ( essa poderia ser acessada até pelo Linux) -- partições criadas ( instalarias e configurarias o Windows)

depois criaria as partições  / ( raíz - formato ext4) partição swap ( sem formato) e a partição /home ( ext4 )  para a instalação do Linux

 

Obs. claro que há casos e casos., mas em certos casos o melhor é recomeçar.....

 

Mas, aguardemos  se algum participante apresenta uma solução alternativa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2016 às 15:15, Douglas_S disse:

Resolvi formatei logo os dois sistemas operacional.

 

  Parabéns.... teve atitude., teve coragem de recomeçar do zero.... ( não ficou dando murro em ponta de faca) não ficou perdendo tempo tentando " reinventar a roda"....   Agora tens tudo melhor organizado e sem sofrimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...