Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liguei uma fonte a 115 numa tomada 230: estourou


Posts recomendados

Bom dia pessoas.

Tenho uma fonte da xigmatek calibre 600w, e liguei ela a 115 na tomada de 230. Funcionou tranquilo mas quando fui desligar o pc ela estourou e desligou, não subiu cheiro de queimado nem fumaça então acho que não foi muito grave, mas queria saber se ainda vale a pena trocar algum componente porque essa fonte é boazinha... o que eu deveria trocar primeiro dado as características do estouro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sara Rodrigues disse:

Bom dia pessoas.

Tenho uma fonte da xigmatek calibre 600w, e liguei ela a 115 na tomada de 230. Funcionou tranquilo mas quando fui desligar o pc ela estourou e desligou, não subiu cheiro de queimado nem fumaça então acho que não foi muito grave, mas queria saber se ainda vale a pena trocar algum componente porque essa fonte é boazinha... o que eu deveria trocar primeiro dado as características do estouro? 

Todas as fontes da Xigmatek que ja vi análises provam que de "boazinha" essa fonte não tem nada. Veja este exemplo:

 

www.hardwareinsights.com/wp/xigmatek-x-calibre-400w-xcp-a400-review/

 

Único ponto positivo: boa aparência (claro que gosto não se discute).

 

O fato desta fonte ter chave de seleção já é um grande indício de ser um produto de baixa qualidade. Aqui você pode ler mais sobre como descobrir se a fonte é porcaria:

 

Informe sua configuração completa para que eu possa indicar uma fonte de qualidade e bem dimensionada para ela.

:thumbsup:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius puutz.. parece que a fonte não é la essas coisas mesmo. Mas pro meu pc acho que ela é até demais. Meu pc é muito antigo, e no caso ganhei essa fonte de presente pois o pc não dava video e pensamos que o problema era a fonte. Atualmente to sem pc mas ja providenciei outra placa-mãe que será uma ASUS p5kpl-vm, Core 2 duo 7500, e placa de video off board bem fraquinha, não tem como eu ver agora qual é... 

Pensei que valeria mais a pena trocar alguma peça, ja q meu pc não precisa de uma fonte "boa" com esses 600w :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Sara Rodrigues disse:

@braconius puutz.. parece que a fonte não é la essas coisas mesmo. Mas pro meu pc acho que ela é até demais. Meu pc é muito antigo, e no caso ganhei essa fonte de presente pois o pc não dava video e pensamos que o problema era a fonte. Atualmente to sem pc mas ja providenciei outra placa-mãe que será uma ASUS p5kpl-vm, Core 2 duo 7500, e placa de video off board bem fraquinha, não tem como eu ver agora qual é... 

Pensei que valeria mais a pena trocar alguma peça, ja q meu pc não precisa de uma fonte "boa" com esses 600w :(

Recomendo uma XFX XT 400. Seu PC com certeza não precisa de 600w, mas uma fonte de qualidade é altamente recomendado. Mas fica a seu critério.

 

Boa sorte! =)

 

PS: não utilize estabilizadores/módulos isoladores ou nobreaks baratos (entenda como "barato" qualquer valor abaixo dos 1000 reais).

 

11 minutos atrás, alissomrex disse:

fonte genérica nunca é a potencia que vem rotulada. 

Tenha certeza de que esta Xigmatek, devia fornecer no máximo do máximo uns 300W.

O problema nem é esse. Se a Xigmatek entregar esses 300w com alguma qualidade, ela não precisa trocar de fonte. Difícil é confiar numa fonte dessas. :thumbsup:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte que tem seletor de tensão (110/220V), de cara já não é uma boa opção e dificilmente entrega a potência rotulada.

Prefira uma fonte certificada de 400W do que uma fonte genérica de 800W, pelo menos você vai levar o que comprou e não uma promessa de uma empresa xing-ling de fundo de quintal.

A fonte recomendada pelo @braconius está com um custo/benefício muito bom, caso tenha um cupom do Submarino melhora ainda mais:

http://www.submarino.com.br/produto/125436861/fonte-gamer-400w-xfx-xt-bronze-full-wired-80-bronze-p1-400b-xtfr

http://www.terabyteshop.com.br/produto/6058/fonte-xfx-400w-p1-400b-xtfr-xt-series-atxeps-pfc-ativo

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a mesma coisa que você num Dell Optiplex!

 

Deixei a fonte em 110V e liguei em 220V, o estouro foi instantâneo!

Essa fonte pesava umas 400 gramas, substitui ela temporariamente por uma genérica que não sei como pesava 150 gramas (porcaria claro). O computador funcionou, mas depois levei a fonte para assistência técnica de SP centro e o valor não compensava arrumar, uma fonte original Dell usava eu paguei R$ 60,00, nova era R$ 100,00.

 

Acho que o problema nesse caso não é nem o valor do componente eletrônico, é a mão de obra de "achar" o defeito, substituir o componente e ainda o risco dela funcionar adequadamente.

 

Partiria pra uma fonte nova mesmo... mas isso é minha opinião de fórum, não vi o produto, não tenho como analisar nem sou técnico em eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal essa fonte do ponto de vista operacional pode não prestar, mas se foi feito mesmo o que ela disse e ainda assim funcionou de fraca não tem nada; acho isso estranho porque em casos como esse, o estouro é imediato ainda mas que não tem aqueles transformadores que poderiam aguentar um pouco mas não até um desligamento.

Os preços das fontes baixaram ou pararam de aumentar porque mesmo quando era mais cara além de não conseguir quem recuperasse uma, o custo da m.o. mais o resultado final não seria compensador, que dirá hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, misterjohn disse:

Pessoal essa fonte do ponto de vista operacional pode não prestar, mas se foi feito mesmo o que ela disse e ainda assim funcionou de fraca não tem nada; acho isso estranho porque em casos como esse, o estouro é imediato ainda mas que não tem aqueles transformadores que poderiam aguentar um pouco mas não até um desligamento.

Os preços das fontes baixaram ou pararam de aumentar porque mesmo quando era mais cara além de não conseguir quem recuperasse uma, o custo da m.o. mais o resultado final não seria compensador, que dirá hoje.

Esse detalhe de usar o PC e só "estourar" na hora de desligar acho que "passou batido" para todo mundo, pois ninguém comentou. De qualquer forma, consertar fonte nunca compensou e, genérica então, é jogar dinheiro pelo ralo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...