Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9500 gt em pci-e x1 para physx + r9 280x


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Aí vai um desafio que não ficou claro, mesmo tendo lido a respeito por aí.

 

Tenho um computador com uma placa-mãe Asus M5A78L-M/USB3 (https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LMUSB3/), uma placa de vídeo Radeon R9 280x Vapor-X, e fonte 750W. Meu objetivo é colocar uma GeForce GT9500 para rodar exclusivamente o PhysX. Esta placa-mãe só possui um slot Pci-e x16 (e outro Pci-e x1), não possui SLI nem Crossfire, e teoricamente não seria possível conectar outra placa de vídeo, MAS eu estava pensando em por um Adaptador Pci-e x1 para x16 para poder ligá-la. Minha dúvida é: Isso daria certo? E se desse certo, li a respeito de que uma placa muito fraca dedicada para PhysX pode causar bottleneck em uma placa mais forte. Isso também é verídico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso citei o adaptador. Estou avaliando as possibilidades que tenho... Serrar o Pci, embora nesse caso também não seja possível, é outra opção (arriscada) de se fazer isso.

5 minutos atrás, Morderisk disse:

Considerando uma mais forte então, tipo uma GT 650, daria certo? Minha maior dúvida é se é possível ligar no Pci x1 (embora já tenha desistido da ideia devido à perda que o x1 vai ocasionar) e funcionar, mesmo não tendo a certificação para SLI ou Crossfire.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PhysX sempre foi feito no processador. Em 2000 e tanto uma empresa (que não lembro o nome e não vou pesquisar) inventou isso em placa separada (nem tinha conexão pra monitor), aí a nVidia veio, papou e criou o CUDA.

Em AMD o programa (PhysX) comuta para OpenCL e vai tudo pro CPU.

 

Pesquisei, AGEIA... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Morderisk disse:

Na ausência de uma GPU da Nvidia é o processador quem roda o PhysX, mas passa longe do desempenho de se fazer isso com a GPU

É o que faz mais sentido, tanto para NVIDIA como para AMD. No caso da AMD, a placa também consegue rodar OpenCL pelo menos umas 4x mais rápido que o processador, então ao meu ver não tem sentido em distribuir a carga para o processador.

 

Já comecei a baixar o Mirrors.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr Leia o que escrevi acima. OpenCL na verdade a nVidia começou isso aí antes da ATI (AMD era só processor), mas aí ela comprou a AGEIA e mandou um pau no uc do OpenCL.

E não, o processo do PhsyX é feito todo no GPU, no OpenCL somente partes são feitas no GPU, o restante continua no CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Eu jogo Mirror's Edge com absolutamente tudo no máximo entre 40~50 fps (isso porquê eu não otimizei nada do computador). Se eu ligo o PhysX vai pra 15~10 fps. Essa diferença que to falando. Não é driver, é o PhysX que roda mal com o processador mesmo, por isso minha tentativa de colocar uma GPU Nvidia dedicada ao PhysX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Morderisk Pois é, mas pra mim é diferente então, porque eu já desativei o PhysX e removi todas as DLL's que dá pra remover, e o jogo ainda roda a 8 FPS :( Tentei falar com a EA para que devolvessem meu dinheiro, isso que faz 2 anos que comprei o jogo hehehe, mas não conseguimos achar o numero da ordem de compra. Que M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim. Hoje a compatibilidade do PhysX é nativamente para GPUs da Nvidia (Não é a toa que o slogan é Nvidia: The way it's meant to be played), e fica quase impossível rodar ele sem uma. TODOS os jogos que tem PhysX têm um drop muito alto de FPS se eu deixar ligado.

O PhysX é um "fardo" assim como o TressFX, a qualidade da textura, o antialising ou qualquer outra opção gráfica ou física dos jogos/programas, que carregam o jogo e puxam mais da GPU, do Processador e das memórias. Se o seu computador consegue e tem poder e compatibilidade pra rodar, elas deixam de ser um fardo. Meu amigo roda Borderlands 2 à 200 FPS com PhysX ligado com uma GTX 970 em um i7 da série 6900, enquanto que eu rodo a uns 80 sem PhysX. Então isso não é um fardo, você só tem que saber o quanto seu PC aguenta.

O PhysX é uma engine de física que deixa o movimento, partículas e etc mais realistas, então para os entusiastas de jogos com qualidade gráfica é algo a ser levado em consideração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não compensa. Melhor trocar AMD por Nvidia, qualquer placa de entrada da Nvidia já aguenta rodar o PhysX. (O efeito, não configurações gráficas...)

 

 

E essa gambiarra não funciona atualmente, você consegue com drivers lá de 2010/2011 e provavelmente esses drivers reduzirão o desempenho de jogos atuais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...