Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurações de valores do processador no set up


misterjohn

Posts recomendados

Minha configuração consta na assinatura, e segundo um usuário, em outro post, os valores obtidos por testes específicos demonstram inconformidades, eu até poderia expôr a questão aqui, mas como tem várias participações, vou linkar o tópico em questão para que possa avaliar a questão como um todo ao invés de pegar apenas um trecho do problema:

 

Post inicial: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1171547-water-cooler-se-puder-instale-no-seu-pc/?page=1

 

Post sugerindo tópico aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1171547-water-cooler-se-puder-instale-no-seu-pc/?page=2#comment-6449668  Tópico #27

 

Anexos que se o tópico #27 se refere estão no tópico #26

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Então, eu demorei um pouco pois a ASUS tem um BIOS diferente e o Skylake é outra arquitetura. Para configurar a tensão em 1.200v, não é muito difícil.

 

Entre no BIOS e escolha o modo "Advanced mode", depois vá em "Ai Tweaker" (no menu em cima).

 

Depois, na coluna vertical, desça até "CPU Core-Cache Voltage" e coloque em "Manual Mode". Um pouco abaixo, em "CPU Core Voltage Override" coloque o valor da tensão que você quer, neste caso "1.200".

 

Para mudar os valores do CPU Core Voltage Override, provavelmente é só teclar os números quando a opção estiver selecionada. Se não der assim, vá ao menu "Hot Keys" que vai ter a função das teclas do teclado.

 

Dê o "save and exit".

 

Com isso você colocou a tensão (voltage) mais ou menos no padrão do i7 Skylake. Mas você precisa testar depois para ver se a tensão é suficiente para o seu chip. Mas se você fizer isso, eu pediria que antes de testar você rode o Prime95 daquele jeito, com o CPU-Z e o Real Temp abertos. Tire um print após dez minutos mais ou menos (durante o teste). assim podemos ver o clock e o Vcore que ele está funcionando e se a temperatura baixou. Se puder postar o print aqui, ótimo, pois podemos ver se está tudo correto.

 

Depois, para fazer o teste de estabilidade definitivo, rode o Prime95 por uma hora. Eu também rodaria o OCCT. Coloque do jeito que está na imagem abaixo.

 

Se passar pelos dois sem erros, eu rodaria o OCCT da noite para o dia, durante umas 8h direto. Se passar, acho que dá para considerar estável, até porque você não está fazendo overclock, apenas ajustando a tensão.

 

Observações:

 

não pode usar o micro durante os testes. Ele tem que ficar rodando o teste sozinho.

 

a tensão de 1.200v não é muito baixa, então o seu micro deve dar o boot sem problemas depois que sair do BIOS. Se não der o boot, aí você tem que resetar o CMOS (tirar a bateria por dez minutos ou fazer o esquema do jumper). Quando ligar de novo, entre no BIOS, carregue o "Load Optimized Defaults", reinicie e comece tudo de novo.

 

Se der algum erro no Prime ou no OCCT, volte no BIOS e suba a tensão de 1.200 para 1.205. E assim por diante até estabilizar nos testes de uma hora e posteriormente nos testes da noite para o dia. Ou, se você não tiver muita paciência, porque esses testes são demorados, pode subir de 010 em 010.

 

Se estabilizar em 1.200 e você tiver paciência, pode descer de 005 em 005 até chegar à tensão mínima para o seu chip. Mas acho que 1.200v está bem legal. Dependendo do quanto a temperatura baixar.

 

Enfim, vê aí. Depois, já que você já vai ter ganho alguma experiência com overclock (nesse caso um undervolt), você pode estudar para fazer um overclock de verdade.

 

Qualquer coisa eu estou por aqui.

 

Se mais alguém quiser opinar, fique à vontade. Skylake é meio novidade para mim.

 

(abaixo a maneira ideal de rodar o OCCT - nesse caso está setado para 1h de teste)

 

OCCT.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei varia um pouco de arquitetura, mas não vejo ninguém recomendando mais do que 1.4v. A maioria recomenda não passar de 1.35v. O ideal é manter entre 1.3v e 1.35v com overclock acima de 4.6Ghz. Mas tem chip que não chega a 4.5Ghz com menos de 1.30v. 

 

Ou seja, varia de chip para chip, mas eu não usaria mais do que 1.35v. Até porque o LLC alto costuma puxar a tensão um pouco acima.

 

EDIT: esqueci de mencionar - do que eu tinha visto, parece que a Intel diz que o máximo do máximo é 1.52v (Haswell eu acho). Mas o consenso é de que esse valor é mais ou menos como o TJmax do processador (105ºC). Mas quem vai usar a CPU entre 90ºC e 105ºC? Ninguém, correto? 

 

Por isso o pessoal mantém como limite 1.35v / 1.4v no máximo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa, grato pelo passo a passo muito bem explicado, vou imprimir esse texto, apesar de ter o notebook atrás de mim, mas prefiro ler as instruções, prende mais a atenção, vou demorar um pouco, principalmente para fazer o teste de 8 hs porque meu pc fica no quarto de empregada, que por sua vez fica na área de serviço (prédio de 2 andares o meu apto é no segundo), como é aqueles prédios antigos com amplas dimensões, a área de serviço é aberta, embora tenha vidraça, inclusive eu fecho a porta do quarto à chave na hora de dormir e meu quarto fica no outro extremo do imóvel de modo que seria inadequado deixar o pc ligado nessas consições; para levar para o meu quarto é outro inconveniente, o  monitor tem 40" está chapado na parede, o gabinete é bem grandinho, mal consigo abraçar ele ( 54 cm comp. x 56 cm alt e 23,5 cm de largura ) face a essas condições irei fazer no local físico original.

Complicadinho a coisa, overclock também é??? Antigamente pelo pouco que sei os caras mexiam até nos pinos dos processadores ou alteravam na bios simplesmente aumentando os dados como fator de multiplicação, acho que é isso... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, misterjohn disse:

Complicadinho a coisa, overclock também é??? Antigamente pelo pouco que sei os caras mexiam até nos pinos dos processadores ou alteravam na bios simplesmente aumentando os dados como fator de multiplicação, acho que é isso... 

 

É :P antigamente era bem mais complicado. Hoje em dia os BIOS deram uma simplificada. Depois que eu entendi como é, agora eu acho até fácil demais. Eu achei que seria mais complicado. Depois desses testes você vai se sentir mais à vontade.

 

Mas, antes de fazer os testes longos, faça antes os testes de 30 / 60 minutos, porque às vezes dá erro logo nos primeiros minutos, então você já elimina aquela determinada tensão e parte para uma mais alta. Esses testes curtos agilizam bastante o processo. Eu só faria os testes longos, de 8h, depois de chegar a uma tensão que você sente que vai passar pelo teste longo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, mas vou demorar um pouco, mas pode ter certeza de que farei e colocarei aqui o retorno.

voce tem o gigante Noctua, pode até ser bom, mas minha experiência com AC fora do padrão in box, foi com o Hyper 212X da CM e confesso que não gostei da situação, e meu gabinete anterior era um da mesma marca, espaçoso, mas mesmo assim ele ocupava muito espaço, já com o WC isso acabou, tem espaço de sobra.

Pode ser que mais para frente o WC venha a dar problema como dizem, mas até agora está excelente com apenas um pequeno barulho da ventoinha, afinal são 6 rodando direto, 2 no WC, 3 no frontal e 1 na traseira e 1 no "chão" tem que ter um poquinho de som, o meu antigo Vulcano da Thermaltake fazia tanto barulho que eu morava em um sobrado sendo que no pavimento inferior se ouvia ele funcionando no andar superior, claro que à noite, mas silenciosa do que o dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Resolvi tentar o procedimento acima mas ocorreu fato que não estava no script, portanto acho que o bom senso me faz parar com isso pelo menos por enquanto, creio que isso pode queimar alguma coisa, a placa foi R$ 1.000,00 o precessador R$ 1.700,00 o preju pode ficar grande, mas vamos aos fatos, talvez posso estar me precipitando:

-Entrei na bios> advanced mode> ai tweaker e em cpu core cache tensão mesmo em auto já estava com 1.2 V

N22kUxr.jpg

Mudaei para manual mode como indicado, e passei a coluna de baixo  cpu core voltage override

 

NxfQ9nU.jpg

 

e coloquei 1,2 V 

 

3jW2Aap.jpg

 

A imagem borrou mas dá para ver, quando sai do campo o valor de 1,2 passou para 1,7 e em Dram tensão para mais de 2, abortei a missão

 

4RXOTu9.jpg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...