Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
barbaric10

Partida estrela-triângulo

Recommended Posts

Pessoal, estou no 2ª período do curso técnico de Eletroeletrônica, e fiz uma prova de estágio semana passada e estou com dúvida na pergunta abaixo, pois acho q posso entrar com recurso, por todas as alternativas estarem corretas. Se puderem me ajudar, agradeço.

Responder a alternativa incorreta.

A) Com o objetivo de diminuir o efeito elevado da corrente de partida dos motores é utilizado a partida estrela triangulo.

B ) Este tipo de partida é adequado para motores trifásicos de tipo indução com disponibilidade para 6 bornes para ligação.

C) As chaves estrela triangulo são fabricadas para a operação manual ou automática. No primeiro caso o operador definirá o tempo da mudança de conexão, enquanto no segundo caso toda operação é comandada por um relé de tempo.

D) Na partida estrela triangulo inicialmente se energizará as bobinas k1 e k3, e posteriormente, seja por ação do operador ou de um relé de tempo, será desenergizado k3 e energizado k2. Em nenhum momento se energizará k2 e k3 ao mesmo tempo.

fechamento-triangulo.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio estão todas corretas, porém, se levasse ao pé da letra eu consideraria a alternativa B como incorreta, pois além dos motores de 6 polos também pode-se usar em motores com maior número de polos, como por exemplo um motor com 12 polos.

Mas a alternativa B não afirma que esse tipo de partida é exclusivo para motores de 6 polos, então, vai da cabeça de quem formulou a questão

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A ação proposta baseia-se no esquema descrito, então não vai da cabeça de quem propôs pois a tensão do circuito é determinada, logo, independentemente de quantos polos o motor possua, as alternativas estão corretas. A tensão proposta é 3~220V. Mesmo que o motor tenha 12 polos, a ligação deverá ser em 3~220V. Há de descobrir o que o autor concebeu como erro. Eu vejo erro na alternativa D.

EDIT:

Corrigindo,não há erro na D. Misturei desenhos de esquemas. Agora que me dei conta com a observação do colega @Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde

Estou com o mesmo problema que nossa amigo, estou fazendo o curso a 4 meses, estou com dificuldade de dimensionar esse motor.

Dimensionar chaves de partida estrela triângulo e partida direta para os seguintes motores. Todos os motores são W22 Plus, IV pólos e 60 Hz e Tp=4s 10cv 440v

alguém pode me ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
2 horas atrás, Givaldo bispo dos santos disse:

Boa Tarde

Estou com o mesmo problema que nossa amigo, estou fazendo o curso a 4 meses, estou com dificuldade de dimensionar esse motor.

Dimensionar chaves de partida estrela triângulo e partida direta para os seguintes motores. Todos os motores são W22 Plus, IV pólos e 60 Hz e Tp=4s 10cv 440v

alguém pode me ajuda?

MOTOR 10 CV/7,5 KW - 440 V:

Partida direta:

Fusíveis tipo NH de 35 A - Contatora 18 A - Relé térmico com faixa de ajuste entre 10/15 A

Obs 1.: Pode substituir os fusíveis por um Disjuntor-motor de 16 A.

Partida estrela/triângulo:

Fúsiveis tipo NH de 16 A - contatoras K1, k2 e K3 9 A - Relé térmico com faixa de ajuste entre 7/10 A

Obs 2.: Pode substituir os fusíveis por Disjuntor-motor de 16 A.

Obs 3.: Para as contatoras K1, K2 e K3 levam em consideração a tensão de comando. Também há que se referir os devidos contatos NA e NF para o chaveamento do comando. O relé de tempo não precisa ser maior que 10 s para economizar. Dá para referir os códigos comerciais, bastando escolher a marca que desejas usar.

Foto abaixo é meramente ilustrativa.

Partida direta.png

DIAGRAMA ESTRELA- TRIANGULO.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não vi erro nenhum nessas 4 alternativas aí, e a "D" condiz com o desenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais