Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NeroBroflovisk

Aumentar tensão 12v

Recommended Posts

Bom dia,

Fiz um painel de LEDs recente, usando uma fonte chaveada 12V. Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências. Acreditava que os leds funcionando apenas 0,1v a menos não iria fazer diferença considerável.

Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4.

Agora para corrigir este problema fica complicado, pois já completei as instalações de lentes e acabamentos, e fica impossível remover tudo para refazer as ligações. E como possuo mais leds com diversas resistências diferentes na mesma fonte, fica inviável alterar a fonte.

Minha duvida é, eu possuo acesso fácil as fios que estão ligados nos leds, existe algum componente que posso ligar a esses leds que aumente a tensão apenas desta ligação em serie? Pois preciso que aumente apenas 0,5v para ficar com 12,5 ou amentar a mais e usar resistências para limitar a tensão dos mesmo.

Grato pela atenção. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NeroBroflovisk disse:

Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências

Se estivesse no túmulo estaria me revirando ao ler isso! (toc toc toc na madeira!!)

A alternativa é você colocar uma fonte step up (google imagens) pra subir os 12 e colocar resistências por gentileza.

De fato alterar uma fonte de 12 pra 12.5 é relativamente fácil desde que se conheça seu circuito. (ainda que esta não seja uma solução 'limpa')

Agora só fal você dizer que usou led verde!!

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, NeroBroflovisk disse:

Bom dia,

Fiz um painel de LEDs recente, usando uma fonte chaveada 12V. Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências. Acreditava que os leds funcionando apenas 0,1v a menos não iria fazer diferença considerável.

Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4.

Agora para corrigir este problema fica complicado, pois já completei as instalações de lentes e acabamentos, e fica impossível remover tudo para refazer as ligações. E como possuo mais leds com diversas resistências diferentes na mesma fonte, fica inviável alterar a fonte.

Minha duvida é, eu possuo acesso fácil as fios que estão ligados nos leds, existe algum componente que posso ligar a esses leds que aumente a tensão apenas desta ligação em serie? Pois preciso que aumente apenas 0,5v para ficar com 12,5 ou amentar a mais e usar resistências para limitar a tensão dos mesmo.

Grato pela atenção. 

Agora penso que deu para aprenderes como se deve fazer.. Aprendeu que para acender leds o importante é a corrente e não a tensão. Saber com que corrente um led opera é fundamental.

Tirado de teu comentário:

1) "Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4."

Eu diria que não é surpresa mas sim resultado de falta de conhecimento... Eu lhe pergunto, com que corrente estás driveando o led que achastes mais forte???  Não sabes né??? Pois sem resistor série a corrente fica insabida, desconhecida. Com resistor série e um led a menos nessa série fica fácil determinar a corrente pois será igual a tensão sobre o resistor dividida pelo valor desse resistor. Fica fácil de descobrir a corrente, fica fácil alterar a corrente, ou seja, fica fácil estabelecer, só no valor do resistor, o brilho daquela série de leds.  Ligar led sem resistor é fria total...

Tens condições de acessar aonde fisicamente está um dos leds??? Dê um curto nas duas perninhas dele e coloque, por fora um resistor série em um dos fios e acabe com essas ideias de jerico de ligar led direto, sem limitador de corrente...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

valeu galera, isso que dá não prestar atenção no que leio... Me proucupei com a tensão e não sei da onde tirei isso... Mas tive sorte que não queimei nada.. Então faller são 6 séries de 5, alguns estão inacessível,  mas eu fiz uma caixinha para os resistores e tenho acesso a todas as ligação lá... acho q vou comprar a fonte step up como a isadora falou e colocar nessas ligações a 13,5v e colocar resistência... Mas agora me surgiu uma dúvida... Na descrição do anúncio da fonte tem uma amperagen máxima de entrada q é 7a, então se eu ligar na saída de 12v da minha fonte chaveada q é 30a terei algum problema?  E também ela irá usar uma amperagen maior nessa ligação em série além das do led, reduzindo o total disponível da minha fonte ?  Como essa step up que Achei no ML é 3a terei q comprar duas, para usar 3 série em cada uma, cada série tem a corrente do led, sendo 800ma é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Tá muito complicado essa sua descrição. Tá certo que está na sua cabeça mas não na nossa..

Quem sabe tu esboça o que tens e o que desejas fazer e a gente ajuda.. Pode até mesmo ser no paint..

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ligar três series de 5 led conforme a imagem em cada fonte step up ( se eu não estiver enganado cada serie usa 800MA x 3 = 2,4A para uma fonte step up de 3A), total de tudo são 17 series de leds, mas só ***** nas 6 series de leds vermelhos que tinha 2,5v, as demais estão com a resistência correta para a tensão de 12v, que medi através de um aplicativo no celular de cálculos elétricos.

A imagem abaixo é o que pretendo fazer. A atual esta ligado +12v  direto na serie de leds e sem resistência.

Sem título.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais