Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar tensão 12v


Posts recomendados

Bom dia,

 

Fiz um painel de LEDs recente, usando uma fonte chaveada 12V. Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências. Acreditava que os leds funcionando apenas 0,1v a menos não iria fazer diferença considerável.

 

Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4.

 

Agora para corrigir este problema fica complicado, pois já completei as instalações de lentes e acabamentos, e fica impossível remover tudo para refazer as ligações. E como possuo mais leds com diversas resistências diferentes na mesma fonte, fica inviável alterar a fonte.

 

Minha duvida é, eu possuo acesso fácil as fios que estão ligados nos leds, existe algum componente que posso ligar a esses leds que aumente a tensão apenas desta ligação em serie? Pois preciso que aumente apenas 0,5v para ficar com 12,5 ou amentar a mais e usar resistências para limitar a tensão dos mesmo.

 

Grato pela atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, NeroBroflovisk disse:

Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências

Se estivesse no túmulo estaria me revirando ao ler isso! (toc toc toc na madeira!!)

A alternativa é você colocar uma fonte step up (google imagens) pra subir os 12 e colocar resistências por gentileza.

 

De fato alterar uma fonte de 12 pra 12.5 é relativamente fácil desde que se conheça seu circuito. (ainda que esta não seja uma solução 'limpa')

 

Agora só fal você dizer que usou led verde!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, NeroBroflovisk disse:

Bom dia,

 

Fiz um painel de LEDs recente, usando uma fonte chaveada 12V. Em uma das ligações usei leds de 2,5v 800ma em serie de 5 sem resistências. Acreditava que os leds funcionando apenas 0,1v a menos não iria fazer diferença considerável.

 

Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4.

 

Agora para corrigir este problema fica complicado, pois já completei as instalações de lentes e acabamentos, e fica impossível remover tudo para refazer as ligações. E como possuo mais leds com diversas resistências diferentes na mesma fonte, fica inviável alterar a fonte.

 

Minha duvida é, eu possuo acesso fácil as fios que estão ligados nos leds, existe algum componente que posso ligar a esses leds que aumente a tensão apenas desta ligação em serie? Pois preciso que aumente apenas 0,5v para ficar com 12,5 ou amentar a mais e usar resistências para limitar a tensão dos mesmo.

 

Grato pela atenção. 

Agora penso que deu para aprenderes como se deve fazer.. Aprendeu que para acender leds o importante é a corrente e não a tensão. Saber com que corrente um led opera é fundamental.

 

Tirado de teu comentário:

1) "Um pouco depois fiz uma ligação em outro painel mas usei 4 leds destes com resistência, para os mesmo funcionar a 2,5V, para minha surpresa  a quantidade de luz emitida pelo led q funciona a 2,5 e muito maior dos que utiliza 2,4."

Eu diria que não é surpresa mas sim resultado de falta de conhecimento... Eu lhe pergunto, com que corrente estás driveando o led que achastes mais forte???  Não sabes né??? Pois sem resistor série a corrente fica insabida, desconhecida. Com resistor série e um led a menos nessa série fica fácil determinar a corrente pois será igual a tensão sobre o resistor dividida pelo valor desse resistor. Fica fácil de descobrir a corrente, fica fácil alterar a corrente, ou seja, fica fácil estabelecer, só no valor do resistor, o brilho daquela série de leds.  Ligar led sem resistor é fria total...

 

Tens condições de acessar aonde fisicamente está um dos leds??? Dê um curto nas duas perninhas dele e coloque, por fora um resistor série em um dos fios e acabe com essas ideias de jerico de ligar led direto, sem limitador de corrente...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu galera, isso que dá não prestar atenção no que leio... Me proucupei com a tensão e não sei da onde tirei isso... Mas tive sorte que não queimei nada.. Então faller são 6 séries de 5, alguns estão inacessível,  mas eu fiz uma caixinha para os resistores e tenho acesso a todas as ligação lá... acho q vou comprar a fonte step up como a isadora falou e colocar nessas ligações a 13,5v e colocar resistência... Mas agora me surgiu uma dúvida... Na descrição do anúncio da fonte tem uma amperagen máxima de entrada q é 7a, então se eu ligar na saída de 12v da minha fonte chaveada q é 30a terei algum problema?  E também ela irá usar uma amperagen maior nessa ligação em série além das do led, reduzindo o total disponível da minha fonte ?  Como essa step up que Achei no ML é 3a terei q comprar duas, para usar 3 série em cada uma, cada série tem a corrente do led, sendo 800ma é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ligar três series de 5 led conforme a imagem em cada fonte step up ( se eu não estiver enganado cada serie usa 800MA x 3 = 2,4A para uma fonte step up de 3A), total de tudo são 17 series de leds, mas só ***** nas 6 series de leds vermelhos que tinha 2,5v, as demais estão com a resistência correta para a tensão de 12v, que medi através de um aplicativo no celular de cálculos elétricos.

 

 

A imagem abaixo é o que pretendo fazer. A atual esta ligado +12v  direto na serie de leds e sem resistência.

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...