Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulo1307rap

Continuo na amd ou troco para intel ?

Recommended Posts

Recentemente comprei uma plaquinha da AsRock para o meu Athlon X2. Essa placa suporta até um FX 4300. Como eu uso para jogar no pc, o athlon não da dando mais conta do recado e então minha pergunta.

Investe no FX4300 ? ou troca placa-mãe e processador por um Core i3 ou i5 ?

Qual vou gastar menos ? Qual fica melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@paulo1307rap Qual seria esse modelo de placa-mãe? Ou melhor, você poderia informar toda a configuração do seu pc, incluindo a resolução do seu monitor e que tipos de jogos você pretende jogar? Parece exagero, mas essa informações são fundamentais pra determinar qual a melhor relação entre investimento e resultado esperado.

Editado por Armando Kina
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O FX-4300 é mais barato, mas qual o modelo exato da placa-mãe e o resto da configuração?

Compartilhar este post

Link para o post

O FX 4300 é um bom processador para jogos, afinal é raríssimo ver um jogo que use mais do que 4 núcleos. Se não me engano, ele tem desempenho quase igual ao FX 6300 (tenho um) e eu jogo CSGO a 250-300 FPS, BF3 no Ultra a 90 FPS com 64 jogadores, etc.

Então, como o @Armando Kina falou, vai depender um pouco da sua placa-mãe. Se for aquelas N68-FX, você vai ter que ir na sorte, pois aquela placa é bem ruinzinha e é literalmente uma aberração hehehehehe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, paulo1307rap disse:

hahaha pse ...bem essa

Você está disposto a comprar uma placa-mãe de uns 350 reais caso a sua não der conta?

Compartilhar este post

Link para o post
agora, paulo1307rap disse:

Disposto eu não estou não hahaha...por isso perguntei...vale a pena pegar o FX ? ou troca tudo por intel ?

As chances são de que não dê problema, afinal a ASRock não iria lançar uma placa-mãe que não suportasse os processadores FX.

Então você compra o FX 4300 e instala, essa é a opção mais barata.

Pois se tiver que comprar placa-mãe, então nem vale a pena. É mais vantajoso no momento comprar um i5 usado (4ª geração, pelo menos) com placa-mãe usada.

Ou esperar mais uns meses e ver como a linha Zen da AMD se sai.

Compartilhar este post

Link para o post

@paulo1307rap Paulo, não quero lhe influenciar a gastar mais do que você precisa, por isso minha opinião é apenas para você se basear e tomar a melhor decisão a partir de um resumo de tudo que você ouvir de outras fontes também!

Vamos lá: Esse modelo de placa tem um chipset bem antigo e ainda por cima tem um chip de vídeo integrado. Você vai gastar uns 420,00 pra compra um fx 4300 novo (que é um bom processador), mas a minha sugestão se você pretende fazer um upgrade e ficar na AMD é investir em uma placa-mãe com um chipset melhor como o 970 que funciona perfeitamente com um fx 6100/6300 de seis núcleos, ou mesmo com o FX4300 (4 núcleos). Se pretende utilizar um processador mais forte como o fx8350/8370 de oito núcleos, eu aconselho utilizar uma placa-mãe com chipset 990/990FX. A intel é uma boa opção tb. Um Core i3-6100 Skylake seria um senhor upgrade e você estaria modernizando toda a base do hardware, já que necessitaria de uma placa-mãe com o novíssimo soquete 1151, nesse caso é preciso se atentar ao chipset da placa-mãe pois tem versões mais baratas (H110) que trabalham com memórias DDR3, assim você pode aproveitar as que já possui. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Armando Kina disse:

@paulo1307rap Paulo, não quero lhe influenciar a gastar mais do que você precisa, por isso minha opinião é apenas para você se basear e tomar a melhor decisão a partir de um resumo de tudo que você ouvir de outras fontes também!

Vamos lá: Esse modelo de placa tem um chipset bem antigo e ainda por cima tem um chip de vídeo integrado. Você vai gastar uns 420,00 pra compra um fx 4300 novo (que é um bom processador), mas a minha sugestão se você pretende fazer um upgrade e ficar na AMD é investir em uma placa-mãe com um chipset melhor como o 970 que funciona perfeitamente com um fx 6100/6300 de seis núcleos, ou mesmo com o FX4300 (4 núcleos). Se pretende utilizar um processador mais forte como o fx8350/8370 de oito núcleos, eu aconselho utilizar uma placa-mãe com chipset 990/990FX. A intel é uma boa opção tb. Um Core i3-6100 Skylake seria um senhor upgrade e você estaria modernizando toda a base do hardware, já que necessitaria de uma placa-mãe com o novíssimo soquete 1151, nesse caso é preciso se atentar ao chipset da placa-mãe pois tem versões mais baratas (H110) que trabalham com memórias DDR3, assim você pode aproveitar as que já possui. 

A própria Intel não recomenda o uso de memórias DDR3 com o Skylake, não acho uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

@paulo1307rap Já tentou desbloqueio de núcleos neste X2? Manda print do CPU-Z pra gente dar uma olhada, aí dependendo nem precisa trocar de CPU por enquanto pra levar esta 560TI.

Compartilhar este post

Link para o post

@NASCARBR @NASCARBR @NASCARBR @paulo1307rap Paulo, não quero lhe influenciar a gastar mais do que você precisa, por isso minha opinião é apenas para você se basear e tomar a melhor decisão a partir de um resumo de tudo que você ouvir de outras fontes também!

23 horas atrás, NASCARBR disse:

A própria Intel não recomenda o uso de memórias DDR3 com o Skylake, não acho uma boa ideia.

Claro! O fabricante sempre irá sugerir um upgrade, mas você já viu os reviews sobre a diferença de performance entre ddr3 e ddr4 no skylake? 

Editado por Armando Kina

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Armando Kina disse:

@NASCARBR @NASCARBR @NASCARBR @paulo1307rap Paulo, não quero lhe influenciar a gastar mais do que você precisa, por isso minha opinião é apenas para você se basear e tomar a melhor decisão a partir de um resumo de tudo que você ouvir de outras fontes também!

Claro! O fabricante sempre irá sugerir um upgrade, mas você já viu os reviews sobre a diferença de performance entre ddr3 e ddr4 no skylake? 

A questão não é o desempenho, mas sim a tensão. Por isso existe a opção da DDR3L. Continuo com a ideia de que Skylake é para DDR4. 

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, NASCARBR disse:

A questão não é o desempenho, mas sim a tensão. Por isso existe a opção da DDR3L. Continuo com a ideia de que Skylake é para DDR4. 

Tensão da memória RAM pode ser mudada na BIOS tanto pra cima quanto pra baixo, mas é claro, se você tem bala na agulha, troca tudo, mouse, teclado, monitor e gabinete hehe, mas vai de cada um...

Compartilhar este post

Link para o post

@paulo1307rap Acho que um FX 4300 só valeria a pena se fosse usado e por um bom preço. Considero um processador já meio defasado.

Se for para comprar novo, melhor pegar um I3 e uma placa-mãe.

Editado por rodrigops

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito da AMD, apesar de ter um processador da Intel. O problema hoje com os processadores da AMD na minha humilde opinião é que eles estão consumindo muita energia. Não só os processadores como as GPUs. Por exemplo a R9 390. Se você montar um computador full AMD terá que investir em uma fonte de no mínimo 750W. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/06/2016 às 15:39, Phoenyx disse:

@paulo1307rap Já tentou desbloqueio de núcleos neste X2? Manda print do CPU-Z pra gente dar uma olhada, aí dependendo nem precisa trocar de CPU por enquanto pra levar esta 560TI.

Não sei se a placa aguenta overclock...toda vez q mexo na BIOS o pc nem abre o Windows....talvez esteja fazendo do jeito errado...sla

Screenshot_7.png

3 horas atrás, rodrigops disse:

@paulo1307rap Acho que um FX 4300 só valeria a pena se fosse usado e por um bom preço. Considero um processador já meio defasado.

Se for para comprar novo, melhor pegar um I3 e uma placa-mãe.

A questão toda é dilmas ahaha ...pegar algo que rode jogos atuais sem gastar muito

Compartilhar este post

Link para o post

@paulo1307rap Ele é um Regor, só tem 2 núcleos mesmo, sem chance.   =/

Dá pra fazer over nesta sua placa sim, tenho uma igual, mas fica difícil te explicar se você não manja nada de over.

Eu não colocaria um FX nesta placa, ela é bem ruim com os FX. Se for pra trocar, troca placa-mãe e processador.

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Phoenyx disse:

@paulo1307rap Ele é um Regor, só tem 2 núcleos mesmo, sem chance.   =/

Dá pra fazer over nesta sua placa sim, tenho uma igual, mas fica difícil te explicar se você não manja nada de over.

Eu não colocaria um FX nesta placa, ela é bem ruim com os FX. Se for pra trocar, troca placa-mãe e processador.

Diz...custa nada tentar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais