Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento e fps caindo!


Posts recomendados

@ChocolateBis Eu já peguei gabinetes de clientes que a placa-mãe encostava no chassi, ou que um fio encostava em outro, etc. Em idle não fazia muita diferença, mas em Load a energia não conseguia chegar 100% aos componentes.

 

Mas pensando bem agora, acho que seu problema não é nem queda de energia nem aquecimento do processador, mas sim da placa-mãe. Pode ser que os VRM (modulos controladores de tensão) dela esquentem ou não consigam entregar a potência, ou pode ser que o chipset esteja esquentando demais. Meu chipset antigo chegava a 100ºC enquanto eu jogava, e isso fazia com que o FPS caisse muito, as vezes reiniciando a máquina. A soluçaõ foi colocar um fanzinho na frente do chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Eu já peguei gabinetes de clientes que a placa-mãe encostava no chassi, ou que um fio encostava em outro, etc. Em idle não fazia muita diferença, mas em Load a energia não conseguia chegar 100% aos componentes.

 

Mas pensando bem agora, acho que seu problema não é nem queda de energia nem aquecimento do processador, mas sim da placa-mãe. Pode ser que os VRM (modulos controladores de tensão) dela esquentem ou não consigam entregar a potência, ou pode ser que o chipset esteja esquentando demais. Meu chipset antigo chegava a 100ºC enquanto eu jogava, e isso fazia com que o FPS caisse muito, as vezes reiniciando a máquina. A soluçaõ foi colocar um fanzinho na frente do chipset.

Sim, eu já cheguei a pensar muitas vezes que pode ser a placa-mãe esquentando, mas eu nunca soube de algum programa bom pra fazer as medições e como solucionar. Você vai ter que me explicar passo a passo, se for possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChocolateBis Acho que no seu caso, só com o teste do dedo: tire todos os fans, mas deixe o do processador lá, o watercooler. Afinal, você disse que mesmo com o watercooler o FPS cai com a tampa aberta.

 

Então jogue, e coloque o dedo no dissipador do chipset. Você deve aguentar pelo menos de 15 a 30 segundos com o dedo encostado, se não conseguir é porque ele esquenta demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Acho que no seu caso, só com o teste do dedo: tire todos os fans, mas deixe o do processador lá, o watercooler. Afinal, você disse que mesmo com o watercooler o FPS cai com a tampa aberta.

 

Então jogue, e coloque o dedo no dissipador do chipset. Você deve aguentar pelo menos de 15 a 30 segundos com o dedo encostado, se não conseguir é porque ele esquenta demais.

você acha que os VRMs podem estar "torrando"?

Mas essa mobo é para 140W, o processador é 125, só se o dissipador do chipset estiver solto ou com mau contato.

Mas daí nem pondo o dedo ele vai descobrir, porque o chipset pode estar esquentando mas o dissipador não.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

você acha que os VRMs podem estar "torrando"?

Acho que vale a pena tentar ver se estão :D Mas antes o chipset.

 

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Mas daí nem pondo o dedo ele vai descobrir, porque o chipset pode estar esquentando mas o dissipador não.

Sim, mas calma, vamos por partes hehehe. Como essa placa-mãe não é velha, acredito que as chances da pasta estar seca são bem pequenas, por isso a primeira coisa que eu faria é botar o dedo lá e sentir a temperatura. E mesmo se a pasta estiver seca, da pra sentir que o chip esquenta o ar em volta, e parte do calor do chip ainda consegue passar pela pasta seca.

 

Outra medida seria tirar a tampa da esquerda do gabinete, secar bem o dedo e garantir que não há eletricidade estática no corpo, e encostar na parte de trás da placa-mãe onde fica o chipset.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Acho que no seu caso, só com o teste do dedo: tire todos os fans, mas deixe o do processador lá, o watercooler. Afinal, você disse que mesmo com o watercooler o FPS cai com a tampa aberta.

 

Então jogue, e coloque o dedo no dissipador do chipset. Você deve aguentar pelo menos de 15 a 30 segundos com o dedo encostado, se não conseguir é porque ele esquenta demais.

Fiz o processo. Entrei no jogo e esperei o pc esquentar até que a queda de fps começasse. Coloquei o dedo no dissipador mas eu só consegui manter por 8 segundos. Eu vi que essa placa tem 2 chipsets e que um fica bem embaixo da placa de vídeo. Por isso eu só consegui fazer o teste no chipset da esquerda da foto.

IMG_20160621_201012659.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Foram 8 bem sofridos, eu suponho hehehehe.

 

Baixe o AIDA64 e veja se ele consegue detectar a temperatura do chipset. Pela foto do HWINFO eu não vi nada sobre o chipset, então não é garantido que o aida detecte.

Cara, eu acho que foi por que o HWMonitor atualizou, mas antes ali na parte da placa-mãe aparecia a temperatura de alguma coisa, eu nao me lembro o que estava escrito, so lembro que marcava 128ºC. Eu lembro que na época todo mundo me falou que era normal essa temperatura. Vou tentar baixar o AIDA64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ChocolateBis disse:

Cara, eu acho que foi por que o HWMonitor atualizou, mas antes ali na parte da placa-mãe aparecia a temperatura de alguma coisa, eu nao me lembro o que estava escrito, so lembro que marcava 128ºC. Eu lembro que na época todo mundo me falou que era normal essa temperatura. Vou tentar baixar o AIDA64

Então hehehehe. Eu tenho quase certeza que esse é seu problema! :D Baixe e tenha certeza. O AIDA é pago, mas a versão trial tem os sensores de temperatura.

 

Se for, o mínimo que você pode fazer é trocar a pasta térmica e botar um fan diretamente em cima do chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Então hehehehe. Eu tenho quase certeza que esse é seu problema! :D Baixe e tenha certeza. O AIDA é pago, mas a versão trial tem os sensores de temperatura.

 

Se for, o mínimo que você pode fazer é trocar a pasta térmica e botar um fan diretamente em cima do chipset.

Não consegui ver a temperatura. No AIDA também não está aparecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChocolateBis Foi o que eu imaginei.

 

Você tem um fanzinho que pode colocar em cima do chipset? Eu, por exemplo, peguei um fan de 120mm e coloquei ele com cadarços mesmo hehehe, deixo a tampa aberta e amarro o fan com cadarço, assim ele joga ar em toda a placa-mãe. Ela não precisa, pois fica bem fria (acho que o chipset não passa de 34ºC quando eu jogo, isso só com o dissipador e sem fan em cima), mas eu tenho medo dos VRM's fritarem mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Foi o que eu imaginei.

 

Você tem um fanzinho que pode colocar em cima do chipset? Eu, por exemplo, peguei um fan de 120mm e coloquei ele com cadarços mesmo hehehe, deixo a tampa aberta e amarro o fan com cadarço, assim ele joga ar em toda a placa-mãe. Ela não precisa, pois fica bem fria (acho que o chipset não passa de 34ºC quando eu jogo, isso só com o dissipador e sem fan em cima), mas eu tenho medo dos VRM's fritarem mesmo.

Mas é normal esquentar assim ou é por que a pasta termica está velha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChocolateBis No meu chipset antigo não tinha o que fazer, trocando a pasta ou não ele ficava em uns 80 graus em Idle, e em Load ele provavelmente ia esquentar pra 100 graus ou mais e isso fazia com que o desempenho caisse muito.

 

Eu comprei um fanzinho de memória, tipo uns 5 cm de tamanho, e coloquei ele em cima do chipset. Por sorte ele tinha lugar para parafusos, então consegui parafusar ele entre as laminas do chipset.

 

Mantendo o chipset abaixo de 85 graus você deve ter um computador estável. Porém, temperatura degrada o equipamento, então recomendo fazer algo para que não passe dos 60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis No meu chipset antigo não tinha o que fazer, trocando a pasta ou não ele ficava em uns 80 graus em Idle, e em Load ele provavelmente ia esquentar pra 100 graus ou mais e isso fazia com que o desempenho caisse muito.

 

Eu comprei um fanzinho de memória, tipo uns 5 cm de tamanho, e coloquei ele em cima do chipset. Por sorte ele tinha lugar para parafusos, então consegui parafusar ele entre as laminas do chipset.

 

Mantendo o chipset abaixo de 85 graus você deve ter um computador estável. Porém, temperatura degrada o equipamento, então recomendo fazer algo para que não passe dos 60 graus.

Então quer dizer que esse é um fator a se observar quando vai comprar uma placa-mãe? todas as placas-mãe do mesmo modelo que a minha sofrem com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChocolateBis Não sei. Acho que deve ser feita uma pesquisa antes da compra, pois o fato de algumas pessoas terem problema não significa que todas tem.

 

A minha placa-mãe atual, a GA-76LMT-USB3,  diz "Ultra Cool" na caixa. E ela cumpre o que promete.

 

Já minha antiga que esquentava, a ASRock N68-VS3 UCC, não dizia nada sobre temperaturas. Aliás, nem tem porque esperar que diga ou que tenha temperaturas baixas, afinal é uma placa bem ruinzinha, paguei só 130 reais (e com frete) em 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, AmarildoJr disse:

@ChocolateBis Não sei. Acho que deve ser feita uma pesquisa antes da compra, pois o fato de algumas pessoas terem problema não significa que todas tem.

 

A minha placa-mãe atual, a GA-76LMT-USB3,  diz "Ultra Cool" na caixa :P E ela cumpre o que promete.

 

Já minha antiga que esquentava, a ASRock N68-VS3 UCC, não dizia nada sobre temperaturas. Aliás, nem tem porque esperar que diga ou que tenha temperaturas baixas, afinal é uma placa bem ruinzinha, paguei só 130 reais (e com frete) em 2012.

Entendi. Depois que eu adquiri o water cooler eu parei de sofrer com esse problema, já que ele consegue manter a temperatura do processador baixa, não aquecendo muito o gabinete nem o chipset. Mas eu queria achar um programa que mostre a temperatura só pra ter uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChocolateBis

 

Na teoria, um VRM super-aquecido iria fazer a mesma coisa que uma CPU na mesma condição: reduzir tensão, pra se resfriar.. Isso afetaria diretamente a CPU.. Menos tensão, menor frequência..

 

Sua MOBO não tem dissipação no VRM, o que não ajuda na situação..

 

20 minutos atrás, ChocolateBis disse:

Sim acabei de fazer o teste. De 140W ele cai pra 70W

isso não ajudou nada.. Enfim..

 

Duas opções:

 

1 - Colocar uma fan voltada pro VRM.. / 2 - Manualmente, definir uma tensão de Vcore

 

A 2, eu não lembro se é o Vcore ou outro parâmetro.. Tinha um usuário com o mesmo problema, numa placa-mãe semelhante a sua.. Ele resolveu reduzindo a tensão, mas não lembro qual exatamente.. Tensão menor, menos calor, sem throttle..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

1 hora atrás, RS Faria disse:

isso não ajudou nada.. Enfim..

Eu fiz errado?

1 hora atrás, RS Faria disse:

@ChocolateBis

 

Na teoria, um VRM super-aquecido iria fazer a mesma coisa que uma CPU na mesma condição: reduzir tensão, pra se resfriar.. Isso afetaria diretamente a CPU.. Menos tensão, menor frequência..

 

Sua MOBO não tem dissipação no VRM, o que não ajuda na situação..

 

isso não ajudou nada.. Enfim..

 

Duas opções:

 

1 - Colocar uma fan voltada pro VRM.. / 2 - Manualmente, definir uma tensão de Vcore

 

A 2, eu não lembro se é o Vcore ou outro parâmetro.. Tinha um usuário com o mesmo problema, numa placa-mãe semelhante a sua.. Ele resolveu reduzindo a tensão, mas não lembro qual exatamente.. Tensão menor, menos calor, sem throttle..

Mas essas opções que voce me passou são para resfriar o VRM ou o chipset? Pelo que eu entendi voce acha que é o VRM que está aquecendo. Mas voce descartou a possibilidade de ser o chipset?

 

E eu não sei fazer esses processos do Vcore :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...