Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa bluetooth 5v sendo alimentada por fonte 12v 20a


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou montando uma caixa de som bluetooth e pretendo alimentar o amplificador automotivo com uma fonte 12v 20a.

 

O módulo de aúdio bluetooth (XS3868) deve ser alimentado com 5V e a corrente não sei.

 

1ª dúvida: Posso utilizar apenas um CI 7805, reduzindo a tensão de 12v pra 5v pra alimentar o bluetooth, sem me preocupar com a corrente?

 

2ª dúvida: Caso a resposta da 1ª dúvida seja não, posso utilizar a placa de um carregador comum 5v 1A para alimentar o bluetooth, sendo a placa do carregador alimentada pela fonte 12v 20A?

 

Agradeço desde já a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dúvida 01) Pode alimentar sim com apenas um CI 7805 do ponto de vista segurança de que ele não se danificará, mas pode que ele não opere a contente por múltiplas razões:

a ) A corrente demandada nos 5 Volts ser maior do que aquela que ele aguenta (1A) e nesse caso para se proteger ele, o 7805 se bloqueia e suprime a tensão de 5 Volts de saída..

 

b ) Pode ser que ele se aqueça em demasia, por exemplo se não colocares o mesmo em um bom dissipador e se bloqueie;

 

Dúvida 02) Pode sim alimentar com a placa de um carregador qualquer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, faller disse:

Dúvida 01) Pode alimentar sim com apenas um CI 7805 do ponto de vista segurança de que ele não se danificará, mas pode que ele não opere a contente por múltiplas razões:

a ) A corrente demandada nos 5 Volts ser maior do que aquela que ele aguenta (1A) e nesse caso para se proteger ele, o 7805 se bloqueia e suprime a tensão de 5 Volts de saída..

 

b ) Pode ser que ele se aqueça em demasia, por exemplo se não colocares o mesmo em um bom dissipador e se bloqueie;

 

Dúvida 02) Pode sim alimentar com a placa de um carregador qualquer

 

faller,

 

Tem como eu reduzir a corrente da fonte de 20A pra 1A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2016 às 16:38, Silvio Roger disse:

 

faller,

 

Tem como eu reduzir a corrente da fonte de 20A pra 1A?

 

Sim, poderia usar resistores em série com o 7805. Mas faça o que o amigo disse acima, melhor usar um carregador automotivo pois esse já foi projetado para receber a corrente alta e entregar corrente mais baixa na saída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A carga é quem demanda determinada corrente, não é necessário que limites...

20 Amperes significa a máxima corrente que a fonte é capaz de entregar..  Se a carga pedir somente 0,01 Ampere, como exemplo, a fonte fornecerá essa corrente seja ela capaz de oferecer 20A, 100A ou 150.000 Amperes como máximo..

 

Será que eu entendi direito seu questionamento???? Porque queres reduzir de 20A para 1A a capacidade máxima de oferta de corrente de sua fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, faller disse:

A carga é quem demanda determinada corrente, não é necessário que limites...

20 Amperes significa a máxima corrente que a fonte é capaz de entregar..  Se a carga pedir somente 0,01 Ampere, como exemplo, a fonte fornecerá essa corrente seja ela capaz de oferecer 20A, 100A ou 150.000 Amperes como máximo..

 

Será que eu entendi direito seu questionamento???? Porque queres reduzir de 20A para 1A a capacidade máxima de oferta de corrente de sua fonte???

 

É porque o módulo bluetooth consome 5v e 1A, sendo que a fonte entrega 12V e 20A. Pra reduzir a tensão, eu coloco um 7805 e beleza, temos os 5V, mas tenho medo da alta corrente fornecida pela fonte danificar o módulo bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqueles 20 Amperes é a capacidade máxima que a fonte pode oferecer...  Quem limita a corrente é a carga, a carga é que pede, não é necessário limitar... Se a fonte for capaz de entregar 10.000 Amperes ótimo, não será necessário tanto e se a carga pedir somente 0,01 Ampere essa imensa fonte só irá oferecer e entregar esses 0,01 Amperes, o resto não é usado e nem necessita limitar não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Aqueles 20 Amperes é a capacidade máxima que a fonte pode oferecer...  Quem limita a corrente é a carga, a carga é que pede, não é necessário limitar... Se a fonte for capaz de entregar 10.000 Amperes ótimo, não será necessário tanto e se a carga pedir somente 0,01 Ampere essa imensa fonte só irá oferecer e entregar esses 0,01 Amperes, o resto não é usado e nem necessita limitar não..

 

Entendi. Show de bola as dicas, obrigado.

48 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Até porque o 7805 é limitado em 1A.

 

Bacana, consegui suprir as minhas dúvidas. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoas ... Eu estou desenterrando o tópico do colega e também  para não ter que criar um novo já que o assunto é bem parecido...

 

Eu  estou montando um bluetooth para colocar no carro.. No meu caso  eu vou montar dentro do Toca CD mesmo..

 

Já montei um algum tempo atrás, mas para alimentar o bluetooth eu usei os 5v vindos do USB do CD player, eu  liguei diretamente na placa do cd player, no pino que vai para o usb frontal do rádio , mas acabou ficando meio ruim o resultado porque o bluetooth  fica o tempo todo ligado e as vezes ele entra em standby me obrigando a remover a frente do rádio para desligar e ligar ele( quando eu removo a frente do rádio, a energia da USB é desligada) ..

 

Em fim  eu quero remover o bluetooth que tinha ligado nos 5v da USB e gostaria de usam um regulador de tensão 7805 para ligar a plaquinha na saída de energia 12v que é usado para ligar o amplificador, assim quando eu desligar rádio, o bluetooth vai desligar junto...  O consumo de energia desse modulo bluetooth é risório, não consome nem 0.01A ( pelo menos o meu testador usb não registra nenhum consumo acima de 0.01A) ...Eu também pretendo fazer essa adaptação em um outro rádio, mas esse não tem USB...

 

A minha duvida é a seguinte, preciso usar algum dissipador de calor para ligar o regulador de tensão 7805 mesmo com consumo super baixo? Outra coisa, eu posso usar somente o regulador de tensão ou eu tenho que colocar mais algum outro componente como algum resistor ou coisa do tipo?

 

O bluetooth que eu estou usando é desse modelo ... Ele possui um conector micro USB para usar com 5v e possui ao lado os furos para soldar os fios da alimentação e é lá que eu pretendo colocar o regulador 7805,  é onde tem o +-  e está escrito bat.. Ali da para ligar 5V sem problema já que o pino + da micro USB está ligado diretamente com o + do bat..

 

MP3-4.1-circuit.jpg

 

Edit  : O post do colega " Mor"  Respondeu a minha duvida.. Uma pena que eu achei depois que eu fiz a postagem, mas serve de dica para o pessoal que for fazer o mesmo tipo de adaptação com Bluetooth dentro do CD Player .. Abaixo segue o link do post ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Saber o quê e como buscar, ... quando isso não for suficiente, eis que surge mais uma vez em menos de um dia o amigo @MOR. Moris,você tá ficando bom nisso... desta vez sua participação foi ... 'fantasmagórica' kk

 

@zex a informação que obteve do Moris + a sua de

13 horas atrás, zex disse:

não consome nem 0.01A

.. já lhe dá praticamente 100% de chance de sucesso. Mas se achar que deve, coloque o dedo no 7805 e confirme que ele menos que morna.

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2019 às 10:39, Renato.88 disse:

@zex Em todo caso eu iria prender o 7805 na carcaça do rádio, além de servir de dissipador ele não vai ficar solto lá dentro. 

Peça solta em automóveis sempre pode bater em alguma coisa, causar curto ou mal contato. 

Eu pretendo soldar o 7805 diretamente na plaquinha do bluetooth , inclusive na plaquinha tem até o lugar para soldar de forma que ele fique firme. Na época que eu coloquei a plaquinha no rádio eu colei ela com fita dupla face em cima da placa do radio, eu tenho uma aqui da 3M que é grossinha e serve como isolante, além dela ter a cola bem forte..  Essa semana eu vou tirar o rádio do carro, já aproveito para tirar algumas fotos de como vai ficar depois que estiver montado... Vou aproveitar pra ver se a plaquinha ainda está colada lá..kkk

 

 

Edit: 18/11/2019

 

 

Eu fiz a instalação do bluetooth com o 7805 nesse hoje, e o resultado ficou bom,  agora o bluetooth desliga quando o rádio é desligado e o 7805 não esquentou praticamente nada e se esquentou, esquentou pouca coisa acima da temperatura ambiente..

 

Eu aproveitei e mudei o bluetooth de lugar dentro rádio.. Onde estava , estava deixando o sinal bem fraco a ponto de perder o sinal caso desse uma volta fora do carro, então eu coloquei ele mais na lateral e isso melhorou bastante o sinal...  Continua fraco por estar dentro do rádio, mas ficou bem melhor.. A carcaça metálica do rádio atrapalha o sinal.. Para obter o sinal 100% teria que montar o bluetooth do lado de fora do rádio ou teria que  adaptar uma antena externa pra ele, mas eu não vou fazer isso porque para o que eu quero que é tocar dentro do carro, já está perfeito, sem contar que a qualidade do som está 100% ..

 

Sobre a fita dupla face que eu usei, ela colou bem até de mais, deu bastante trabalho para soltar a plaquinha ...

 

A primeira imagem foi quando eu montei a primeira vez, usando a USB como fonte de energia para o bluetooth, e a segunda já é com o 7805 montado  e ligado na conexão remote que é usada para ligar o modulo de potência ...   Som é um Sony cdx-gt480us.

 

Eu fiz dessa forma com a plaquinha do bluetooth colada na placa principal porque seria mais fácil para desmontar o aparelho no futuro caso precise fazer alguma manutenção..

 

Essa plaquinha não fala quando conecta/desconecta bluetooth, em vez disso ela emite um som  simples e discreto...

 

 

Antes....

IMG-20191118-140535.jpg

 

 

Depois....

 

IMG-20191118-165330.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...