Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Silvio Roger

Placa bluetooth 5v sendo alimentada por fonte 12v 20a

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou montando uma caixa de som bluetooth e pretendo alimentar o amplificador automotivo com uma fonte 12v 20a.

O módulo de aúdio bluetooth (XS3868) deve ser alimentado com 5V e a corrente não sei.

1ª dúvida: Posso utilizar apenas um CI 7805, reduzindo a tensão de 12v pra 5v pra alimentar o bluetooth, sem me preocupar com a corrente?

2ª dúvida: Caso a resposta da 1ª dúvida seja não, posso utilizar a placa de um carregador comum 5v 1A para alimentar o bluetooth, sendo a placa do carregador alimentada pela fonte 12v 20A?

Agradeço desde já a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvida 01) Pode alimentar sim com apenas um CI 7805 do ponto de vista segurança de que ele não se danificará, mas pode que ele não opere a contente por múltiplas razões:

a ) A corrente demandada nos 5 Volts ser maior do que aquela que ele aguenta (1A) e nesse caso para se proteger ele, o 7805 se bloqueia e suprime a tensão de 5 Volts de saída..

b ) Pode ser que ele se aqueça em demasia, por exemplo se não colocares o mesmo em um bom dissipador e se bloqueie;

Dúvida 02) Pode sim alimentar com a placa de um carregador qualquer

Compartilhar este post

Link para o post
39 minutos atrás, faller disse:

Dúvida 01) Pode alimentar sim com apenas um CI 7805 do ponto de vista segurança de que ele não se danificará, mas pode que ele não opere a contente por múltiplas razões:

a ) A corrente demandada nos 5 Volts ser maior do que aquela que ele aguenta (1A) e nesse caso para se proteger ele, o 7805 se bloqueia e suprime a tensão de 5 Volts de saída..

b ) Pode ser que ele se aqueça em demasia, por exemplo se não colocares o mesmo em um bom dissipador e se bloqueie;

Dúvida 02) Pode sim alimentar com a placa de um carregador qualquer

faller,

Tem como eu reduzir a corrente da fonte de 20A pra 1A?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/06/2016 às 16:38, Silvio Roger disse:

faller,

Tem como eu reduzir a corrente da fonte de 20A pra 1A?

Sim, poderia usar resistores em série com o 7805. Mas faça o que o amigo disse acima, melhor usar um carregador automotivo pois esse já foi projetado para receber a corrente alta e entregar corrente mais baixa na saída.

Compartilhar este post

Link para o post

A carga é quem demanda determinada corrente, não é necessário que limites...

20 Amperes significa a máxima corrente que a fonte é capaz de entregar..  Se a carga pedir somente 0,01 Ampere, como exemplo, a fonte fornecerá essa corrente seja ela capaz de oferecer 20A, 100A ou 150.000 Amperes como máximo..

Será que eu entendi direito seu questionamento???? Porque queres reduzir de 20A para 1A a capacidade máxima de oferta de corrente de sua fonte???

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, faller disse:

A carga é quem demanda determinada corrente, não é necessário que limites...

20 Amperes significa a máxima corrente que a fonte é capaz de entregar..  Se a carga pedir somente 0,01 Ampere, como exemplo, a fonte fornecerá essa corrente seja ela capaz de oferecer 20A, 100A ou 150.000 Amperes como máximo..

Será que eu entendi direito seu questionamento???? Porque queres reduzir de 20A para 1A a capacidade máxima de oferta de corrente de sua fonte???

É porque o módulo bluetooth consome 5v e 1A, sendo que a fonte entrega 12V e 20A. Pra reduzir a tensão, eu coloco um 7805 e beleza, temos os 5V, mas tenho medo da alta corrente fornecida pela fonte danificar o módulo bluetooth.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles 20 Amperes é a capacidade máxima que a fonte pode oferecer...  Quem limita a corrente é a carga, a carga é que pede, não é necessário limitar... Se a fonte for capaz de entregar 10.000 Amperes ótimo, não será necessário tanto e se a carga pedir somente 0,01 Ampere essa imensa fonte só irá oferecer e entregar esses 0,01 Amperes, o resto não é usado e nem necessita limitar não..

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, faller disse:

Aqueles 20 Amperes é a capacidade máxima que a fonte pode oferecer...  Quem limita a corrente é a carga, a carga é que pede, não é necessário limitar... Se a fonte for capaz de entregar 10.000 Amperes ótimo, não será necessário tanto e se a carga pedir somente 0,01 Ampere essa imensa fonte só irá oferecer e entregar esses 0,01 Amperes, o resto não é usado e nem necessita limitar não..

Entendi. Show de bola as dicas, obrigado.

48 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Até porque o 7805 é limitado em 1A.

Bacana, consegui suprir as minhas dúvidas. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais